AS LEIS DO SUCESSO
A palavra “VISÃO” para muitos, conduz a idéias efêmeras, difíceis de especificar e ainda mais difíceis de definir!
Não podemos nos “embriagar” com a aparência de sucesso : “Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.” (MARCOS 11:13 NVI)
Dinheiro, embora útil, não é o mais confiável medidor de sucesso.
Muitas vezes acreditamos que por ter dinheiro no bolso, em mãos as coisas estarão bem, que dinheiro é sinônimo de sucesso, de tranquilidade… ledo engano!
Desmistifiquemos esse tema e vejamos formas simples de esclarecer o que desejamos para o futuro!
A visão diz para onde vamos! “Vencer os obstáculos e intempéries!” (Vide MATEUS 7:25)
Sucesso e fracasso são duas faces da mesma moeda, um retrato dos resultados obtidos até um determinado momento, consequência de um conjunto de escolhas e circunstâncias.
Parafraseando HENRY FORD, “obstáculos são aqueles perigos que você vê quando perde a visão!”
Se a única “visão” que possuímos vem do espelho social – do paradigma social em vigor e das opiniões, imagens e idéias das pessoas à nossa volta – nossa noção de personalidade e sucesso equivale ao que se vê em uma sala de espelhos mágicos de parque de diversões e não chegaremos a lugar algum atentando para ela!
A visão nos permite ter clareza sobre o que desejamos para nossa vida.
Ter uma visão e implementá-la de fato é lançar uma das mais importantes bases do sucesso. Quando definimos o que almejamos, podemos estabelecer prioridades e equacionar nossos esforços.
Quando se caminha com a visão é fácil mudar de direção ao perceber que o caminho está errado!
Não se pode atingir uma meta e cumprir a visão “passeando”!
“Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.” (PROVÉRBIOS 24:3 NVI)
Dito de maneira mais simples, o estabelecimento de eficiente de metas proporciona a oportunidade de trazer o futuro ao presente de forma que se possa lidar com ele hoje!
Atingiremos metas – cumprindo a visão – mais facilmente quando nossos objetivos exteriores se transformarem em compromissos interiores!
VISÃO NÃO TEM A VER COM TAMANHO, NEM COM NÚMEROS – Visão tem a ver com maximizar oportunidades, administrá-las e aproveitá-las ao máximo!
VISÃO GERA UM DOCUMENTO DE “TRABALHO” – É raro um prédio ser construído sem alterações no projeto. A estrutura básica do prédio não muda, mas os detalhes são alterados quando necessários.
Esse “documento” nos permite buscar soluções para qualquer problema que possa surgir e fazer as modificações necessárias.
Descobriremos que o que aprendemos no caminho em direção às metas é na verdade mais valioso do que alcançar as metas propriamente!
Colombo descobriu a América quando procurava o caminho para a Índia.
Fique atento às “américas” no seu caminho!
“Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.” (PROVÉRBIOS 4:26 NVI)
Fomos criados para administrar recursos e situações [circunstâncias]; porém precisamos de visão para não comprometer a expectativa que vem com essa responsabilidade!
“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo [administrar os recursos que vem à sua mão]. E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá. [administrar as circunstâncias]” (GENESIS 2:15-17 NVI)
Se Adão tivesse visão, não teria sucumbido de maneira alguma à proposta que se lhe apresentou.
Atualmente, quantos por falta de visão acabam se rendendo diante das ofertas e perdem assim a direção e o foco! Além de fornecer “energia”, a visão fornece um arcabouço para a tomada de decisões!
Isso nos permite enfocar o que é realmente importante e recusar opções contrárias ao que desejamos!
Tenha sua visão [metas] bem clara; ela nos ajuda a discernir a responsabilidade por trás da expectativa do que se busca (HABACUQUE 2:2-3)
A visão nos ajuda a definir onde e como estaremos em alguns meses ou anos! A visão ou o “futuro desejado”, é como uma identidade que estabelecemos para nossos objetivos e para aquilo que queremos!
É um plano diretor, ou seja, através dele pautamos nosso avanço sistematicamente.
A Bíblia apresenta muitos exemplos do poder da visão. Esdras levou o remanescente dos israelitas do exílio na Pérsia de volta para Jerusalém. Mas, quando chegaram lá, ele ficou sem saber o que fazer em seguida.
Não havia direcionamento claro. Como resultado, as pessoas viveram muitos anos em condições desfavoráveis, incapazes de reconstruir a cidade e de proteger as plantações. Com muitos acontece o mesmo hoje : pagam suas contas hoje e limpam seu nome, mas amanhã estão novamente com problemas, não sabendo como lidar nem para onde ir.
Neemias, ao saber da situação do povo, buscou a solução e com visão e um plano bem específico, dedicou-se sistematicamente a realizar seu projeto!
A clareza sobre o rumo que vamos seguir faz toda a diferença entre os saudáveis, cheios de vida, prósperos e que crescem de verdade e “os outros”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário