AS LEIS DO SUCESSO
“Se você continua fazendo o que sempre fez, continnuará a conseguir o que sempre conseguiu!”
“Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados !” (PROVÉRBIOS 4:26 ACF)
A instrução de Salomão neste texto nos arremete à analise [pondera] e prudência [bem ordenados] na realização de qualquer que seja o projeto que estejamos trabalhando!
Uma ilustração : Winchester House era uma casa particular em San Jose, na Califórnia. Hoje, é uma grande atração turística – não por sua beleza, nem por sua funcionalidade, mas pela total falta delas!
A casa foi construída por Sarah, viúva de William Winchester, um dos proprietários da Winchester Rifles. Ela ficou arrasada com tudo que enfrentou e, nos 20 anos seguintes, manteve operários trabalhando 24 horas por dia, martelando, serrando, medindo, assentando tijolos e ajustando janelas.
Mas afinal de contas, o que torna essa casa tão especial?
A falta total de um plano; para ela “só importava continuar a construção”!
Esta casa mede mais de 2.200 m², tem 160 quartos, 40 escadas, 6 cozinhas e 47 lareiras. Há surpresas por todos os cantos.²Escadas terminam no teto – literalmente. Ao abrir uma porta, a pessoas pode dar de cara com uma parede. Há corredores para lugar nenhum e janelas que dão para paredes.
Essa história [por mais que pareça fantasia, é real e a pura verdade] ilustra a “prosperidade acidental”. Ela mais aleatória do que planejada; em geral carece de filosofia coerente ou imagem clara do que se espera dela no futuro.
Isso não implica ausência de frutos, bons resultados, porém são méritos de acidente.
“Muitos seguem o estilo de Sarah Winchester no que diz respeito a por em ordem sua vida financeira, preocupados apenas em continuar a obra!”
Porém isso não é saudável, nem tampouco sistemático [de forma organizada e constante].
Prosperidade, sucesso saudáveis e duradouros não são frutos do “acaso”, mas resultado de dedicação e empenho constante (JOSUÉ 1:6-8).
Existem 3 pontos que nos ajudam a ter um “crescimento e prosperidade direcionados” (PROVÉRBIOS 22:29).
1) VALORES : Determinando o que é inegociável – Quando devidamente entendidos, definidos e respeitados, eles são ferramentas poderosas para o avanço vitorioso. Eles são a “base” da construção.
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.” (MATEUS 7:24 NVI).
1.1) Valores são princípios de organização – Defina a quais princípios você é fiel. Sem valores não há organização para o crescimento – desenvolvimento sadio do projeto. Somos o que somos devido a nossa conduta organizacional (PROVÉRBIOS 13:16).
1.2) Valores trazem alinhamento e direcionam – Eles funcionam como “bóias” para direcionar navios na travessia de canais (PROVÉRBIOS 13:20).
1.3) Valores descartam determinadas opções – Os valores bem definidos abrem muitas opções e descartam outras, nos auxiliando sempre nas melhores escolhas (SALMOS 144:11).
1.4) Valores são únicos – Os valores bem definidos refletem nossa identidade, ou seja, nos posicionam a buscar o que é nosso por direito, alcançando o que há de melhor para nós, sem a necessidade de imitar outros, ou olhar para o êxito de outrem e nos frustrarmos com isso (SALMOS 73:2-3).
1.5) Valores definem a cultura sob a qual vivemos – Indiferente ao ambiente no qual estamos, os valores nos ajudam a “enxergar” o caminho a seguir sem erro; evitando que sejamos “produtos do meio/situação que vivemos” (ECLESIATES 5:19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário