Praticamente todo mundo sabe que palavras podem realmente ferir! “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” (PROVÉBIOS 12:18 NVI)
Sem perceber, NATURALMENTE costumamos usar palavras duras quando estamos com os ânimos alterados e acabamos magoando até mesmo aqueles que não queríamos magoar!
Toda pessoa sábia entende que tipo de palavras deve ou não usar!
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” (PROVÉRBIOS 15:1 NVI)
Aqueles que amamos não ouvirão o nosso coração enquanto dissermos palavras que ferem! O que tinha tudo para ser uma JORNADA FELIZ, acaba se transformando numa CORRIDA DE DEMOLIÇÃO!
Existem 3 ciclos naturais para o casamento :
ENERGÉTICO – O amor dele estimula o respeito dela; o respeito dela estimula o amor dele.
INSANO – Sem amor, ela reage sem respeito; sem respeito dela, ele reage sem amor.
RECOMPENSADOR – O amor dele abençoa independentemente do respeito dela; o respeito dela abençoa independentemente do amor dele.
Temos, por natureza, o costume de ouvir e comunicar SOMENTE AQUILO que queremos! Temos de tirar vantagem disso, ou seja, aprendermos a falar o que edifica – é útil.
Chaves para comunicação eficaz :
Ouça com atitude de compreensão (e não com julgamento).
Guarde seu julgamento sobre as idéias dos outros.
Aceite o outro, mesmo que você não concorde com as idéias dele.
Compartilhe as próprias idéias quando o outro se sentir compreendido.
Lembre-se que as palavras revelam o que há no coração!
“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (EFÉSIOS 4:29 NVI)
“A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (COLOSSENSES 4:6)
Devemos dosar e medir o que falamos. No muito falar vêm as palavras tolas. A nossa palavra deve ser temperada, sempre analisada antes de sair de nossa boca.
A nossa língua revela mais do que pensamos a respeito de nós mesmas.
Quase sempre achamos que estamos com a razão, somos bons o suficiente para dizermos aos outros o que bem queremos, mas isto não é verdade, e mesmo que fosse, não temos o direito de achar que somos mais sábias que os outros!
Nossa língua tem o poder de destruir os sonhos de um amigo, tem o poder de entristecer o coração de alguém a ponto de causar-lhe sérios danos psicológicos e complexos terríveis pelo resto da vida.
“Não permita que a sua boca o faça pecar.” (ECLESIASTES 5:6a NVI)
Nossas palavras devem ser como água fresca na vida das pessoas!
Jesus se dirigia a qualquer um que se aproximasse dele. Ele sempre tinha em sua boca uma palavra de amor e edificação.
Jesus cuidava das pessoas, ministrava amor e cura a todos que vinham até Ele. Jamais diminuiu alguém com algum comentário pessoal, nem apontou esse ou aquele defeito de alguém, como muitas de nós fazemos sem o menor remorso.
O pior é que e mesmo percebendo que magoamos nosso irmão, não pedimos perdão depois, deixamos pra lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário