.

.

.

.

domingo, 16 de outubro de 2011

.: MANTENDO A DISCIPLINA :.

Topo_Mensagem

– Treinando-nos para andar com Deus –

Deus sabe que para andarmos com Ele precisaremos de disciplina – conjunto de regras que regem certas coletividades. A falta dessa disciplina, desse treinamento, CERTAMENTE nos levará ao fracasso. Os planos de Deus SEMPRE são o melhor para nós, porém Deus JAMAIS nos obriga a andar segundo Sua Palavra, Ele apenas nos fornece várias ferramentasa principal delas é a OBEDIÊNCIA INCONDICIONAL À PALAVRApara que possamos nos disciplinar para essa caminhada. Vejamos o texto de Salmos 81:10-12 :

1) O desejo de Deus é nos abençoar (encher a boca) desde que façamos a nossa parte (abrir a boca/obediência) (vs. 10)

2) Porém a questão aqui é que podemospor causa de nosso coração teimoso e relutante simplesmente não aceitar seguir na direção em que Deus está nos mostrando (vs. 11)

3) Ao fazer isso decidimos andar segundo a nossa própria vontade, segundo nossos próprios planos, o que sempre é perigoso e na maioria das vezes destrutivo (vs. 12)

Deus sabe que as inclinações naturais – nossa carne – sempre insistirão até que nos convença a errar. Vejamos um caso bíblico do perigo da falta de disciplina em Juízes 16:15-17a, 28-30.

1) Os apelos naturais – aqui representados por Dalila – na vida de Sansão para interferir na sua caminhada, sua vida, suas decisões com Deus chegaram a um extremo cansativo, tamanha a insistência – como Jesus disse : “Orai e vigiai... o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (vide Mateus 26:41). Ao aceitarmos a Cristo nosso espírito é recriado, porém nossa mente permanece a mesmo, cabendo a nós mantê-la sob a direção da Palavra, renovando-a (Romanos 12:2), a fim de não sermos dirigidos por impulsos naturais (Romanos 8:1). Podemos andar com Deus, mas precisamos aprender a subjugar nossa vontade natural, pois ela tende a enfraquecer nosso discernimento. (vs. 15-17a). É como frequentar uma academia de ginástica : a Palavra é o equipamento que Deus nos fornece; a disciplina fica por nossa conta ao nos submetermos à obediência. Quando não temos disciplina, não temos uma visão clara. Sansão acreditava que sua força estava em seus cabelos, quando na verdade estava em OBEDECER o que a Palavra de Deus lhe pedia – o nazireado. Quando não temos disciplina, cansamos, não suportamos as insistentes investidas de nossos impulsos e inclinações naturais.

2) Temos em Deus tudo o que precisamos. Se orarmos a Ele, CERTAMENTE Ele nos dará o escape, o auxílio, o livramento. Sansão orou pedindo forças e decidiu matar o seu eu junto com os apelos em sua vida. Enquanto não fizermos essa oração sincera e não tomarmos a decisão de tirar tudo o que atrapalha o nosso caminhar pleno com Deus de nossas vidas, não provaremos do que Ele tem de melhor para nós. Nossos sonhos ficarão paralisados, nossa vida atrofiada. (vs. 28-30)

Assinatura

Um comentário: