– Preparando o território para o sucesso –
“Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.” (Eclesiastes 11:6 NVI)
Uma das atitudes mais destrutivas que existe, é não nutrirmos uma expectativa saudável a respeito daquilo que temos como alvo. A bem da verdade, essa atitude de nossa parte se torna um legítimo adversário das nossas realizações. O próprio Deus nos estimula a SEMPRE mantermos uma atitude proativa : “Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o Senhor. Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.” (Isaías 54:1-2 NVI).
Deus disse que a estéril – aquela que não tinha razão alguma pra se alegrar – que se alegrasse, mantivesse sua expectativa sadia e produtiva. Mesmo sem razões aparentes, precisamos manter uma perspectiva sadia do nosso alvo. Quando mantemos essa atitude, nossos resultados – mesmo que as evidências sejam desfavoráveis – são melhores do que imaginamos.
Além disto, Deus nos orienta a ampliar nossos horizontes, pois ninguém cresce se não ampliar sua visão, seu alcance e sua amplitude. Ninguém consegue ampliar seus horizontes com uma expectativa negativa. Quando nossa expectativa é negativa, impedimos Deus de fazer mais em nosso favor.
EXPECTATIVA - Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.
Como diz um velho ditado irlandês : “Você precisa crescer por você mesmo, não importa o quão alto ou quão baixo era o seu avô!”
O que realmente faz a diferença é planejar nosso avanço e depois “caminhar” mantendo uma expectativa saudável e produtiva deste plano. Devemos nos avaliar : QUAL É A NOSSA EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO ALVO QUE TEMOS? ELA É EMOCIONAL E ILUSÓRIA OU É SAUDÁVEL E PRODUTIVA?
Inclusive nossas atitudes geram resultados impressionantes quando mantemos uma expectativa saudável. Certa vez o General George Patton disse às suas tropas : “Não quero receber nenhuma mensagem dizendo que estamos mantendo nossas posições. Devemos nos manter avançando constantemente.” O lema de Patton era “sempre tome a ofensiva, nunca cave trincheiras”. A falta dessa postura acaba por produzir medos e inseguranças em nosso caminho, o que impossibilita alcançarmos nosso alvo.
Exatamente desta forma que agiram os discípulos de Jesus (vide Marcos 6:30ss). Jesus buscou levar os discípulos a manterem a expectativa sadia a respeito do que buscavam. Ele deu esse exemplo ao tomar nas mãos os cinco pães e, olhando para o céu deu graças – mantendo sempre uma expectativa sadia e produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário