– O ingrediente que faz toda a diferença –
“Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”. Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?”...” (Lucas 2:48-52 NVI)
Apesar de muitos acreditarem que não, a condição do nosso coração é fundamental e faz toda a diferença! Vale lembrar o que Deus diz em Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (NVI) e “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” (NTLH)
Jesus chamou a atenção de seus pais em função da preocupação que os dominava – que mantinha seus corações sob domínio. Quantas vezes somos dirigidos por preocupações, ansiedades, medos, inseguranças, o que acaba por minar nossa expectativa daquilo que buscamos. Maria além de ser dirigida – prisioneira de seus sentimentos – não conseguia compreender as palavras que Jesus lhe dizia. Em outros episódios Jesus também chamou a atenção por causa da ansiedade, inquietação – com Marta irmã de Lázaro e Maria em Lucas 10:38ss. Ele foi enfático repreendendo a inquietação de Marta.
O coração limpo, uma consciência pura nos dá a visão precisa e realista de Deus a respeito dos Seus planos para nossa vida e para nossa família. Por falta disto, muitas pessoas não conseguem acreditar que é possível o milagre na vida de seus familiares. No Salmo 51:6, Davi declara que ter um coração puro é ter a “verdade no íntimo”, ou seja, quem somos na profundidade do nosso ser. Isso começa por prestarmos atenção aos nossos pensamentos, porque é deles que procedem nossas palavras, emoções, atitudes e motivações. Deus não abençoa atitudes tomadas com motivações erradas ou coração impuro. Essa pureza do coração é algo que precisamos trabalhar como Salomão frisa em Provérbios. Há um preço que pagamos para alcançar essa pureza, mas há também uma recompensa grandiosa.
O pai do filho pródigo só conseguiu manter-se firme e confiante a respeito da volta do filho porque manteve seu coração limpo. Ninguém com mágoa, tristeza, indignação consegue acreditar no milagre, como vemos descrito em Lucas 15:20. A Bíblia fala mais precisamente no versículo 20 a postura do pai : “A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.” O coração deste pai podia estar sofrendo pela atitude do seu filho, porém manteve limpo de rancores, mágoas e qualquer sentimento que o impedisse de lidar com seu filho (vide Salmos 73:26-27a), o que lhe permitiu ter uma postura solidária com a situação de seu filho.
TRANSPARÊNCIA (Cobertura) PURO - Sem mistura; límpido; genuíno. Transparente, nítido, inocente, casto. Verdadeiro; exclusivo; natural; único. Sincero; suave. CorretoCorreto, irrepreensível. Incontestável. Fiel. Jesus nos ensina como em Mateus 5:8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário