sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
CONFRONTADOS A VIVER O IMPOSSÍVEL
- Criados e capacitados para viver o impossível -
“Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados.” (Deuteronômio 8:1 NVI).
O pedido de Deus feito pela boca de Moisés resume-se a algo muito simples : guardar as instruções da Palavra de Deus em nossos corações a fim de que a pratiquemos, vivendo segundo Ela. Analisando friamente este texto, veremos que é a prática daquilo que a Palavra sugere que fará com que tenhamos vida e a tenhamos com abundância; e cresçamos ao ponto de possuir tudo aquilo que Deus nos prometeu.
“Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.” (Salmos 37:5 NTLH).
Não é o sofrimento que glorifica a Deus, mas sim a atitude certa, baseada em Sua Palavra que agrada a Deus e Lhe traz glória. Se não aprendermos a glorificar a Deus nos tempos difíceis com nossa postura alinhada com a Palavra, não alcançaremos a vitória. Precisamos aprender a sentir horror, abominar, não ter gosto nenhum naquilo que não está de acordo com o que nos diz a Palavra de Deus. Quantas vezes, mesmo sendo de Deus e conhecendo aquilo que nos diz a Sua Palavra, preferimos exaltar, aceitar e tomar posse do problema em nossas vidas. Infelizmente muitos de nós ainda têm uma grande facilidade em se apropriar do problema como algo particular, peculiar seu, pessoal.
“Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos. Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. Jesus disse ao homem da mão atrofiada: "Levante-se e venha para o meio". Depois Jesus lhes perguntou: "O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?" Mas eles permaneceram em silêncio. Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada.” (Marcos 3:1-5 NVI).
Muitas vezes nos achamos exatamente como o homem da mão mirrada – dentro da igreja, como todos os demais, porém sem ser abençoado, sem provar do milagre. Podemos estar junto da multidão, ouvindo a mensagem, porém se não deixarmos o Senhor Jesus falar conosco através de Sua Palavra, nos fazendo um convite bem específico e direto a nós, não conseguiremos alcançar aquilo que temos buscado.
Mesmo com toda incredulidade que rodeava aquele homem e Jesus, o milagre não foi impedido, pois bastou apenas que ele cresse.
Outro detalhe importante a ser destacado é que indiferente o problema que estejamos enfrentando, quando a Palavra fala conosco, temos nEla todo o poder necessário para vencermos o quadro que se propõe diante de nós.
Quando Jesus o confrontou, pedindo que ele fizesse aquilo que a princípio não poderia, ele aborreceu a palavra da mentira em favor da Palavra que Jesus lhe dera e viu o milagre cumprido em sua vida. Quantas vezes a Palavra vem nos confrontando a fazer o que não podemos e simplesmente damos desculpas para Jesus? É importante ressaltar que a mão em questão era atrofiada. Normalmente quando um membro se encontra neste estado, a orientação médica consiste em algumas sessões de fisioterapia; porém quando ouviu a Palavra de Jesus e aborreceu a mentira, o homem viu sua mão ser curada, restituída perfeita como a outra instantaneamente.
Atreva-se a crer! Aí mesmo onde você está! Agora mesmo! Aborreça essa mentira! Deus quer manifestar o milagre em sua vida em Nome de Jesus!
Pastor Alex Marques - ministrando na Sede IIGD Madureira/RJ
Pastor Alex Marques - um dos preletores do evento
Upload feito originalmente por Pastor Alex Marques
domingo, 26 de dezembro de 2010
PROTEJA AS SUAS ESTRUTURAS
- Cercando suas “raízes espirituais” -
“Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha em um outeiro fértil.E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.” (Isaías 5:1-2 ARC)
Deus vê em nós um terreno fértil e tem investido em nós inúmeros recursos , tratando-nos, preparando-nos e inclusive escolhendo as melhores sementes – entendimento da Sua Palavra. Mesmo assim, nós precisamos “escolher” receber a água que o Senhor Deus tem para nós dar, ou seja, submeter nossa vida em obediência ao que nos diz a Sua Palavra. Infelizmente, muitas são as vezes que optamos deixar de lado a água da Fonte Viva para tentar nos dessedentar nos poços do nosso próprio entendimento. Veja como Deus vê isso, narrado pelas Suas próprias Palavras descritas pelo Profeta Jeremias : “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.” (Jeremias 2:13 ARC).
Infelizmente, toda a vez que decidimos deixar de lado a orientação/conselho que o Senhor Deus tem a nos dar por intermédio de Sua Palavra, para andarmos segundo o nosso próprio conceito/princípio, corremos sério perigo. Expomos nossas fragilidades. Nos EUA, mais especificamente na Califórnia, no Parque Nacional Yosemite, existe um intenso cultivo de sequóias, centenárias. Crê-se que algumas delas estão lá desde meados de 1606. Certa vez o Serviço Florestal percebeu que uma dessas titânicas da floresta, após ter passado por inúmeros acontecimentos da história, tombou sobre a terra em um estrondoso colapso. Iniciou-se uma investigação oficial. Não houve tempestade, fogo, enchente, trovão ou terremoto. Nenhuma evidência de ataque de animal ou dano por algum inseto. A conclusão foi surpreendente : “a movimentação humana em torno da base da árvore nos últimos anos tinha danificado as raízes e contribuído para o colapso”.
A partir daí, criou-se a política de cercar as sequóias mais antigas, mais altas e significativas, para impedir que o público visitante comprometessem as raízes destas gigantes que pairam a mais de 70 metros sob o sol da Califórnia.
Temos raízes delicadas - mais frágeis do que podemos imaginar - precisamos protegê-las e nutri-las com a poderosa Palavra de Deus para não tombarmos!
Sob essa visão, Salomão nos dá o remédio : “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23 ARC). Precisamos cercar nossa vida com as pérolas preciosas da Palavra de Deus. Necessitamos aplicar nossas vidas àquilo que nos orientam as Escrituras Sagradas.
Precisamos construir "cercas" em torno das fontes da nossa vida, a zelar pela proteção, nutrindo e instruindo em tudo o que faremos!
Até mesmo as fortes e impressionantes sequóias que existem há centenas de anos, não sobrevivem quando não tem proteção em torno das raízes!
Temos raízes delicadas - mais frágeis do que podemos imaginar - precisamos protegê-las com a poderosa Palavra de Deus!
Podemos achar isso uma grande bobagem, mas proteger e cultivar nossas raízes espirituais é fundamental para que elas não se desgastem e nos levem à queda. Muitos tem oscilado na fé justamente por isso. Os intempéries, as dificuldades e as mais variadas situações têm servido para comprometer a estrutura e a firmeza de muitos cristãos.
Parafraseando a declaração do Profeta Jeremias, só existem duas escolas – dois mentores verdadeiramente efetivos - na vida : a da Sabedoria e a das Conseqüências. Ambos são instrutores de primeira, mas nenhum custa barato. Ao mesmo tempo que ambos são efetivos, ambos exigem algo de nós. Aprendemos muito com esses dois instrutores, mas há uma enorme diferença entre esses dois estilos de ensino. Se não escolhermos nenhuma, a segunda SEMPRE se sobressairá.
Outro fator a se avaliar é que enquanto a Sabedoria nos impressionará e nos alegrará com suas lições, as Conseqüências nos castigará com seu rigor. Sua matrícula e mensalidades são de longe as mais caras. Suas lições sempre são acompanhadas de altos custos; pode custar a vida, o casamento, a família, o emprego. As Conseqüências tem sempre um enorme custo final.
Agora chegamos à uma encruzilhada, ou seja, precisamos optar um caminho a seguir. Façamos a escolha segundo a orientação da Palavra. Por mais experimentado que sejamos, precisamos tomar a decisão, tal e qual Jesus mostrou a Nicodemos (vide João 3:1-5). Muitos não estão vendo as maravilhas do Reino de Deus justamente por não fazerem a escolha certa.
E VOCÊ, CONSTRUIRÁ CERCAS PROTETORAS PARA SUA VIDA? SE CERCARÁ DA PALAVRA DE DEUS?
CERTAMENTE ELAS NÃO SÃO A FÓRMULA MÁGICA, MAS GARANTEM ACESSO LIVRE AO DEUS TODO-PODEROSO, QUE CAMINHARÁ AO NOSSO LADO, PASSO A PASSO, SUPRINDO-NOS E GUARDANDO-NOS COMO FEZ COM DANIEL NA COVA DOS LEÕES, OU COM SADRAQUE, MESAQUE E ABEDNEGO NA FORNALHA!
FAÇA A ESCOLHA CERTA!
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
ACREDITE NOS SEUS SONHOS
– Seu sonho necessita da sua ação para dar certo –
O sonho consegue ser como uma fonte manter a esperança da vida!
“Como águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o tirará para fora.” (Provérbios 20:5 ARC)
O sonho é como o conselho de Deus em nossa vida; é o extrato daquilo que Deus pretende fazer. Mas depende de nossas ações – e como vimos no texto acima, com sabedoria, diligência, inteligência. Podemos citar um sem número de tornaram avanços e maravilhas dos nossos dias que foram primariamente incubados nos sonhos visionários de seus idealizadores.
Nada grandioso ou notável até hoje foi realizado sem ter sido incubado no sonho de alguém.
Civilizações surgiram e se desenvolveram por intermédio da força motriz de alguém que cultivou seu sonho.
Realizações e avanços sociais, econômicos, arquitetônicos. médicos, científicos e políticos devem sua concepção e nascimento ao poder de um sonho.
Obviamente há um grande perigo quando não temos um sonho : “Qualquer pessoa que é apanhada na anomalia do passado, sufocada pelas tradições de experiências passadas e glórias de sucessos do passado, está fadada ao fracasso.”
O sonho liberta das limitações daquilo que os olhos podem ver e permite experimentar a liberdade daquilo que o coração pode sentir.
Outra faceta do sonho é nos capacitar a enfrentar o sofrimento e o desapontamento.
Provê paciência na tribulação. Inspira o depressivo e motiva o desanimado.
Sem sonho a vida nada mais é que frustrações cíclicas dentro de um redemoinho de desespero.
Ele é o fundamento da coragem e o combustível da persistência.
Deus busca visionários e não meros sonhadores; visionário é aquele que faz coisas que, aos olhos dos outros, parecem estúpidas porque no momento em que são feitas não têm vantagens imediatas e óbvias em relação a procedimentos usuais. visionário não é aquele que apenas enxerga o futuro, mas principalmente exerga-o no presente. Ser visionário é imaginar cenários futuros, utilizando-se de imagens mentais. Ter visão é perceber possibilidades dentro do que parece ser impossível.
O poder sonho (visão) – Foi o sonho visionário que produziu a civilização egípcia há mais de quatro mil anos e deu origem às imensas pirâmides que continuam a maravilhar ainda hoje. Foi o sonho de voar que impulsionou Alberto Santos Dumont a inventar o avião. Foi o sonho de luz que empolgou Thomas Édson a inventar a lâmpada. Foi o sonho de um computador do tamanho de uma mesa que motivou Steve Jobs a inventar o “PC” ou o computador de mesa.
Nosso mundo necessita desesperadamente de pessoas com coragem para investir em seus sonhos.
Olhando ao nosso redor, o mundo vive imerso em medo, desesperança, incerteza, traumas emocionais e sociais, depressão, desilusão, desânimo e desespero. À beira de um colapso econômico, de desintegração social, decadência moral, conflito religioso, instabilidade política, epidemias de saúde globais, choques de civilizações.
Tudo por falta de coragem da humanidade de acreditar e investir nos seus sonhos!
Há muitas pessoas que não tem sonhos. Outras têm o sonho, mas estão presas na lama da confusão, sem saber o que fazer. Ainda existem aqueles que tinham um sonho, mas o abandonaram por causa de desânimo, desilusão ou certa medida de fracasso ou frustração.
Em meados do século 20, em Bangkok, na Tailândia, o governo planejava construir uma grande rodovia que deveria passar bem no meio de um vilarejo. No caminho da rodovia planejada, porém, havia um mosteiro. Por isso, tiveram de transferi-la para um local próximo. Dentro do mosteiro, havia uma estátua de barro de quase 4 metros de altura. Usando guindastes e equipamentos apropriados, os operários do governo removeram o mosteiro em partes. Quando chegou a vez da estátua, começaram a baixá-la e o barro começou a se desintegrar e cair. Apesar do esforço dos operários e engenheiros, o barro continuava se soltando, até se desintegrar completamente. De repente todos ficaram pasmos porque, à medida que o barro se soltava, descobriram que por baixo do barro, havia outra estátua de ouro puro. Acreditava-se que a estátua tinha um valor de cerca de cinqüenta mil dólares, porém depois desta descoberta, seu valor ultrapassa a casa dos milhões de dólares.
Muitos vivem como vasos de barro, quando na verdade, são ouro puro por dentro. Um sonho é capaz de abrir os nossos olhos para coisas muito mais valiosas.
Outra história fala de um artista plástico que caminhava nas ruas de uma vila e diante de uma das mais lindas mansões daquele lugar, viu um dos empregados colocando fora um pedaço da árvore que havia sido cortado. O mesmo pediu se poderia levá-lo para casa, ao que os empregados responderam que quem sabe até pagariam a ele para livrá-los daquela velharia. O artista levou o velho pedaço de madeira, pôs-lhe em sua sala de estar e foi descansar. Ao despertar, viu um feixe de luz que entrava pelas frestas de sua janela e iluminava o velho tronco de madeira. Lançando mão de suas ferramentas, começou a lapidar a madeira, conforme a inspiração que lhe surgia, levando-o a confeccionar uma linda obra de arte. Após concluí-la, colocou a peça na varanda de sua casa. Num dia ensolarado, o dono da propriedade de onde foi tirado o referido pedaço de madeira caminhava pela rua e deparou-se com a obra de arte e correndo foi ao artista e ofereceu uma verdadeira fortuna para levar a obra de arte.
Muitos vivem como um pedaço velho de madeira lançada fora, quando na verdade, são uma das obras das mãos de Deus. É preciso um sonho visionário para nos iluminar e nos inspirar.
Estas histórias ilustram que aquilo que podemos ver não é necessariamente, o que realmente é ou pode vir a ser.
“Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.” (Lucas 19:1-3 ARA)
- NÃO PERDEU O FOCO (TORNAR O SONHO REALIDADE)
- TEVE ATITUDES EM RELAÇÃO AO SEU SONHO (TOMOU INICIATIVA)
- ADMINISTROU O TEMPO (ADIANTOU-SE AO EVENTO ESPERADO, OTIMIZANDO SUAS AÇÕES; NÃO PERDEU TEMPO COM COISAS SUPÉRFLUAS)
De que maneira poderemos remover o “barro” e descobrir o ouro puro que está dentro de nós?
Como na história de Bangkok, temos sonhos que ainda não se realizaram; dons e talentos ainda não desenvolvidos, propósitos em nossas vidas ainda não cumpridos, algo que sempre desejamos fazer, mas ainda não fomos capazes de realizar.
Conta-se que quando a Disney World foi inaugurada, havia apenas um aparelho de diversão. Walt Disney estava sentado em um banco olhando fixamente para cima. Um dos trabalhadores perguntou o que ele tanto olhava para o alto, ao que ele respondeu estar vendo sua montanha diante de seus olhos. Disney levou essa idéia aos seus projetistas que prontamente começaram a trabalhar no projeto. Disney morreu antes do término da Space Moutain. No dia da inauguração, além das autoridades presentes, estava também a viúva de Walt Disney. O orador muito espirituoso entoou a seguinte frase : “É uma pena que Walt não esteja presente para ver esta tão suntuosa obra; a sua montanha, mas temos a alegria da presença de sua amada esposa”. Ao subir o palanque e assumir o microfone, a viúva disse: “Tenho que corrigir esse entusiasta e equivocado jovem; o que você está vendo apenas agora, meu Walt viu há muito tempo atrás”.
Como a história acima ilustra, OLHEMOS PARA CIMA! OLHEMOS PARA FRENTE! ACREDITE NAQUILO QUE VOCÊ VÊ!
Um jovem fez um trabalho para sua aula de economia acerca da sua idéia de um correio com a entrega para o dia seguinte. O professor deu-lhe uma nota baixa pelo trabalho e escreveu: “Não sonhe com coisas ue são impossíveis de realizar.” O jovem deixou a escola e fundou a Federal Express (Fedex). Onde está será o professor desse jovem?
SE VOCÊ DECIDIR INVESTIR NO SEU SONHO, NEM OS OPOSITORES DELE PODEM LHE PARAR!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
VOCÊ PODE VIVER OS SEUS SONHOS!
- Até onde você está disposto a perseguir e testar o seu sonho? -
A maioria das pessoas acredita que há um longo caminho entre o sonho e a realidade.
Se nutrimos essa idéia, CERTAMENTE deixamos um velho sonho para trás ou estamos procurando algo novo dentro de nós mesmos.
O sonho não pode ser APENAS uma imagem em nossa mente! É hora de decidirmos entre o fracasso e o sucesso!
“Um sonho é uma imagem inspiradora do futuro que energiza a nossa mente, vontades e emoções, dando forças para fazermos TODO possível a fim de alcançá-lo!”
“Os sonhos devem ser grandes o suficiente para que possamos crescer dentro deles.” – JOSIE BISSET, atriz norte-americana
Os sonhos são como mercadorias valiosíssimas!
Eles são os nossos propulsores. Deixam-nos entusiasmados. A bem da verdade, todo mundo deveria nutrir um sonho! Um sonho legítimo é um mapa do propósito e do potencial para uma pessoa.
“O sonho é a semente da possibilidade plantada na alma do ser humano, que o chama a seguir por um caminho único para realização de seu propósito.”
Muitas pessoas não foram encorajadas a sonhar. Outros sonham, mas perderam a esperança e deixaram seus sonhos de lado. PODEMOS ENCONTRAR E RECAPTURAR NOSSOS SONHOS!!
“Os sonhos trazem saúde para a emoção – muitas vezes debilitada – equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor.”
“Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades!”
“Inevitavelmente, os sonhos são como bússolas, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar.
São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer acima e além das expectativas e em meio às adversidades.”
Lembre-se do que diz Salomão : “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;” (Provérbios 23:7 ARA)
“Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes.”
“Os desejos não resistem às dificuldades da vida; os sonhos são projetos de vida, logo, sobrevivem ao caos!”
“A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença dos sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens os mais terminados e exauridos homens!”
Vejamos agora a história de alguém, que fortalecido pelo seu sonho, prosseguiu e venceu todas as evidências contundentes de derrota que se erguiam contra ele a realização de seu sonho.
“Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.” (Lucas 19:1-3 ARA)
- LIMITAÇÕES EXTERNAS (MULTIDÃO)
- LIMITAÇÕES PESSOAIS (MAIORAL DOS PUBLICANOS, RICO E SER DE BAIXA ESTATURA)
Mesmo diante de várias oposições, Zaqueu manteve-se firme no perseguir e alcançar o seu sonho, pois era nutrido e fortalecido pelo próprio sonho! Mesmo sendo desencorajado por outras pessoas, pela situação e quem sabe por desapontamentos pessoais, ainda assim persistiu!
“Cuidado! O desapontamento é o espaço vazio que existe entre a expectativa e a realidade! Não pare nele de jeito nenhum!”
“A imaginação é o solo do qual o sonho nasce! Prepare bem essa terra!”
Foi exatamente o que fez Zaqueu e outros tantos homens que enfrentaram obstáculos ao perseguirem seus sonhos, porém os venceram. Prepare-se para conhecer a trajetória fantástica de um “sonhador” que extraiu coragem dos seus fracassos, sabedoria das sua frustrações e sensibilidade das suas perdas.
Certo jovem, era filho de lavradores, vivendo sem privilégios sociais. Raramente ganhava presentes e não sabia o que era conforto. Mas ele tinha uma característica de vencedor : reclamava pouco! Reclamar não nos deixa energia para identificar e criar oportunidades!
Perdeu a mãe aos nove anos. O sabor amargo e cruel da solidão invadiu os becos da emoção na vida deste jovem.
Mais tarde tentou abriu um negócio próprio. Qual o resultado? Falência!
Posteriormente candidatou-se a um cargo público. Resultado? Foi derrotado!
Tentou outra vez abrir o negócio próprio. Resultado? Faliu novamente!
Candidatou-se a deputado federal. Resultado? Foi derrotado novamente!
Os sonhos deste homem eram sólidos demais para fazê-lo ficar submerso nos escombros do fracasso.
Tentou novamente a candidatura. Resultado? Perdeu novamente!
Em outra tentativa a um cargo público… Resultado? Perdeu mais uma vez!
Tentou com toda paixão mais uma vez… Resultado? Perdeu novamente!
E após mais duas tentativas… Perdeu estrondosamente!
Porém, como Zaqueu, esse homem era persistente na busca de seus interesses e animava-se diante dos desafios! Talvez você se pergunte, quem é tão destemida figura?
Esse homem se tornou não só o décimo sexto presidente dos EUA, mas emancipou os escravos e foi um dos maiores poetas da democracia moderna e dos direitos humanos!
Seu Nome? ABRAHAM LINCOLN! Um dos maiores ícones americanos de TODOS OS TEMPOS!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
VOCÊ NÃO É A SUA HISTÓRIA!
- Reescreva a sua história -
“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.” (Romanos 8:1 ARC)
COMO ADQUIRIMOS NOSSA HISTÓRIA?
Essa prática de andarmos – reagirmos e vivermos naturalmente – nos acompanha desde o berço. Fomos condicionados a uma determinada “linha de pensamento”, que acaba norteando nossa vida.
Desde cedo somos enquadrados em parâmetros determinados pelas pessoas que nos rodeiam e, a partir daí, passamos a recontar para nós mesmos e para os outros uma história que nem sempre traduz de fato nossos anseios e desejos.
Infelizmente, para muitos de nós, a nossa história é justamente o que não nos deixa fazer aquilo que queremos, alcançar o que desejamos, ser quem almejamos ser.
“Para muitos, a sua história é uma resposta inadequada e derrotista à nossa vida e ao que nos acontece.”
Até que consigamos perceber isso, não conseguiremos ir muito longe. Tudo o que precisamos mudar é a “nossa história”. A nossa história diz mais sobre os medos e mágoas internos de quem a vive do que sobre nosso comportamento. Muitos estão hoje se confundindo com sua história. Lembre-se : Você não é a sua história! Ela é uma invenção que nem sempre retrata a realidade. Embarcamos nesta idéia que não traduz de fato nossos anseios e vontades.
“Sempre os que dançam são julgados por aqueles que não conseguem, ou são incapazes de ouvir a música.”
“Não somos a nossa história; não podemos nos confundir com ela; temos de ser quem Deus nos criou para ser!”
“Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus.” (Lucas 10:1, 9 ARA)
Quando o Senhor Deus nos dá uma determinada ordem, CERTAMENTE não é para nos prejudicar, mas sim para nos abençoar. Quando Ele enviou Moisés ao Egito era para mudar a história de sofrimento e agruras em vitórias e maravilhas. Ao enviar os discípulos, o Senhor Jesus o fazia primeiramente para tirá-los do natural – uma vida comum, medíocre, onde as pessoas estavam acostumadas e conformadas com o sofrimento.
Quantas vezes não vimos alguém que se lamentava por não ter sorte na vida, ou não ter oportunidade, ou por vir de uma família com problemas financeiros, ou determinada enfermidade, que levou antepassados nossos ao óbito. Isso se dá por conta de uma “história” que lhes foi ensinada e até massificada em suas mentes. A história que a família de Davi ensinou para ele é que ele não havia nascido para ser rei de Israel, nem tampouco um guerreiro, mas sim alguém tão pequeno, que lhes provocava tanta vergonha, que deveria ficar escondido atrás das ovelhas. Porém Davi não aceitou essa história que não retratava a verdade e além de vencer o gigante Golias, se tornou o maior rei que Israel já teve. Muitos hoje têm aceitado a história que a medicina conta, que a sociedade conta, que a situação conta, que tudo e que todos contam a seu respeito e assim não se permitem viver a história que Deus lhes preparou, uma história extraordinária repleta de vitórias.
É aqui que Jesus entra em ação para mudar nossa vida e nos ajudar a escrever uma nova história de nossa vida que retrate a verdade.
“Todas as crianças nascem artistas. O desafio é continuarem artistas depois que crescem.” – PABLO PICASSO, um dos maiores artistas do século XX
Ao nascermos, temos tudo o que precisamos e muito mais do que imaginamos, porém, à medida que crescemos, nos deixamos influenciar pela história que nos é passada a nosso respeito e acabamos deixando de fazer uso de tudo que nos foi, às vezes até crendo que nunca tivemos aquilo à nossa disposição.
“Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lucas 10:17-20 ARA).
Os discípulos retornaram impressionados com tudo que viram ao fazer uso do poder que Jesus lhes havia dado. Os milagres são lindos, claro que são, porém não devem causar espanto em nós, sendo que na vida daqueles que andam segundo a Palavra, eles são uma constante.
“Quando conseguirmos enxergar as histórias que inventamos para nós mesmos e poder que elas tem de nos limitar, seremos capazes de reescrevermos a nossa verdadeira história.”
Aceite a proposta de Jesus para você hoje :
ENCARE CADA NOVO DIA COMO UMA PÁGINA EM BRANCO, PRONTA PARA RECEBER O QUE VOCÊ QUISER CONTAR, A PARTIR DAQUILO QUE JESUS IDEALIZOU PARA VOCÊ!
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
O QUE TEM NOS AFETADO? ABANDONANDO AS LIMITAÇÕES…
- Valorizando as sementes poderosas que recebemos -
“Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.” (Josué 1:6-7 NTLH).
Analisando a declaração que Deus fizera a Josué, percebemos que são poucos e simples os ingredientes necessários para sermos bem-sucedidos!
É possível alguém alcançar o sucesso sem ter uma atitude positiva? A resposta é “sim”, mas a atitude determinará quanto essa pessoa aproveitará o sucesso conquistado.
Ainda que não se admita, a atitude nos abre possibilidades. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, que foi saudado como gênio revolucionário, escritor renomado, influenciando terapeutas, artistas e pensadores, era desde a adolescência, pessimista, melancólico, declaradamente infeliz, cético e depressivo, chegando a recorrer ao uso da cocaína para vencer a angústia, pois acreditava que a felicidade era uma experiência muito difícil. Em suma, não aproveitou o sucesso como poderia.
Sem sombra de dúvidas, a atitude de Freud em relação à vida, e não suas conquistas influenciaram a visão que ela tinha da vida.
Erradamente, acreditamos que o sucesso é sinônimo das conquistas que alcançamos. Ainda que seja possível às pessoas com grande talento ou iniciativa alcançar metas apesar de uma atitude negativa, isso não acontece com freqüência, e demanda um esforço inacreditável. Mesmo que elas atinjam algum grau de sucesso, não são felizes – realizadas (e fazem as pessoas a sua volta infelizes, também). Geralmente, pessoas com atitudes negativas não vão muito longe na vida.
“A vantagem dos vencedores não é nascer em berço de ouro, ter um Q.I. altíssimo ou muito talento. Ela está completamente em sua atitude, não em suas aptidões.”
“A atitude é um critério básico do sucesso. Atitude positiva é algo que não se pode comprar; não está à venda nem por todo dinheiro do mundo.”
Quantas vezes ouvimos falar do Seu Fulano de Tal, que saiu do interior do sertão e veio para São Paulo tentar a vida, e ao chegar à Capital Paulista foi trabalhar de auxiliar de cozinha e hoje, 30 anos depois é um dos 10 chefs de cusine mais conceituados de São Paulo?
Ao dar início a qualquer coisa em nossas vidas, nossa atitude afeta muito mais o resultado do qualquer outra coisa no processo.
Tudo está bem quando começa bem.
Observe as pessoas bem-sucedidas e você verá que elas assimilaram essa verdade, seja o médico que entra na sala de cirurgia, o técnico que orienta seu time para um jogo, o pastor que prepara o sermão ou o executivo que negocia antes de fechar uma grande compra ou venda.
A pessoa confiante aumenta suas chances de sucesso e aproveitamento do mesmo. Já a pessoa pessimista atrai os resultados que espera além de contaminar os que estão à sua volta. (Vide Números 13:25-33 e 14:1-2).
E você? Qual é a sua atitude no início de uma nova experiência? Você fica entusiasmado, cauteloso ou pessimista? Há algum tipo de experiência em especial que lhe provoca uma sensação negativa?
Se essas experiências acontecem em áreas determinantes para seu sucesso, então você precisa ajustar urgentemente sua atitude.
Quando encararmos uma tarefa – especialmente uma tarefa importante que não apreciamos muito – devemos nos concentrar nos fatos e não em nossos sentimentos.
Mantenha o foco nas possibilidades, não nos problemas.
Como já vimos anteriormente, o jovem Davi manteve a atitude certa diante da ameaça chamada Golias.
“Quando os israelitas viram Golias, fugiram apavorados. Eles diziam: - Olhem para ele! Escutem o seu desafio! Quem matar esse filisteu receberá uma grande recompensa: o rei lhe dará muitas riquezas, lhe dará sua filha em casamento, e a família do seu pai nunca mais vai ter de pagar nenhum imposto. Então Davi perguntou aos soldados que estavam perto dele: - O que ganhará o homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo? Aí eles lhe contaram o que ganharia quem matasse Golias.” (1 Samuel 17:24-27)
Davi não fez como os demais israelitas que foram levados pelo que sentiam; ele foi motivado pelas possibilidades.
Se chegarmos a um grupo de adolescentes em idade escolar e perguntarmos sobre “ir à escola”, seus argumentos serão imediatos : “não precisamos ir à escola”. De fato eles não estão errados; não precisam mesmo. Se eles analisarem com mais “calma” tais declarações, perceberão que seu futuro não será muito “promissor”, podendo até parar num centro de detenção ou coisas piores. Isso é o que chamamos de conseqüências.
A compreensão disto ajudará muito em cada momento, em cada atitude, em cada decisão.
O mero fato de perceber que cada momento significa uma escolha, altera consideravelmente nossas experiências.
Tente dizer “eu tenho de” em relação a algo em sua vida, como “Tenho de ir para o trabalho”.
Como você se sente?
É grande a probabilidade de que seus sentimentos sejam de desânimo, frustração, ou até mesmo depressão – lembre do gatinho dos desenhos animados chamado Garfield.
Agora, tente dizer : “É minha escolha ir para o trabalho”. E então, como você se sente? Provavelmente, mais animado e otimista.
A atividade é a mesma, mas a adoção do ponto de vista – a atitude – é diferente e muda a sua experiência.
Esse é o maior benefício que se tem ao selecionar a capacidade de escolha em vez da postura de vítima.
Ser pessoalmente responsável é assumir a condição vitoriosa diante das situações que surgem para nós a cada instante.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
NOSSA ATITUDE DETERMINA A NOSSA “ALTITUDE” NA VIDA
- Investindo adequadamente nas sementes que possuímos -
Nenhum segredo do sucesso funcionará se você não investir nele com seu trabalho.
Analisemos uma declaração que nos ajudará no esclarecimento :
“Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.” (Jó 22:28 ARC).
O problema que muitos enfrentam é que quando propõem algo em seus corações, não tem persistência, perseverança e tenacidade (afinco/empenho) não há um investimento – trabalho – para alcançá-lo.
Você não pode cumprir o seu destino com base apenas em teorias... É preciso TRABALHAR. Você foi feito para agir. Para você, é muito mais natural estar em ação do que parado.
Ser bem sucedido significa simplesmente pegar as boas idéias e “trabalhar” em cima delas.
O 747 é uma das grandes realizações da humanidade. Ele é até hoje a aeronave favorita dos viajantes experientes devido a seu espaço, tecnologia e, acima de tudo, sua confiabilidade, chegando a ser considerado o avião mais popular de todos os tempos. Porém tudo isso não adianta de nada sem um piloto! Assim como o piloto de um 747, você também tem à mão os controles que vão permitir sua decolagem e seu vôo em qualquer altitude que desejar!
Entretanto muitas pessoas cruzam os ares mantendo sempre a mesma altitude por anos a fio, infelizes com os solavancos que vão experimentando pelo caminho, acreditando que simplesmente, são obrigadas a tolerá-los.
Ouça ao que diz Shakespeare: “Nada pode resultar de nada”. Uma crença é inútil enquanto não for transformada em ação.
A palavra trabalho não é um conceito bíblico obscuro; ela e mencionada nela mais de quinhentas vezes.
Muitas vezes, a resposta mais direta para a sua oração é: comece a trabalhar.
“Empenhar-se para ser bem sucedido sem trabalhar com afinco é o mesmo que tentar colher onde não se plantou” – David Bly
Aquilo em que acredita não terá muito valor, a menos que faça com que você desperte de seu sonho e comece a trabalhar.
Sonha é bom... realizar é melhor!! Você não pode simplesmente ficar sonhando com o que poderia ser.
Alguns fazem as coisas enquanto outros ficam sentados por aí e se tornam especialistas em como as coisas deveriam ser feitas.
O mundo está dividido entre os que fazem as coisas e os que falam sobre fazer coisas. Junte-se ao primeiro grupo — a competitividade lá é muito menor!
Creio que Deus não nos deu o trabalho como um fardo, mas como uma benção.
"Todo homem é igual quanto às suas promessas. Eles se distinguem apenas por seus feitos" (Molière).
Ficar desejando jamais enriqueceu um pobre.
Robert Half expõe o engano: "A preguiça é o ingrediente secreto misturado ao fracasso; no entanto, o segredo só é mantido para o fracassado".
COMO REAGIMOS QUANDO ENCONTRAMOS OPOSIÇÕES AOS NOSSOS DESEJOS ?
Se essas experiências acontecem em áreas determinantes para seu sucesso, então você precisa ajustar urgentemente sua atitude.
Quando encararmos uma tarefa – especialmente uma tarefa importante que não apreciamos muito – devemos nos concentrar nos fatos e não em nossos sentimentos.
Vejamos o texto bíblico que narra uma história que nos ajudará muitíssimo : “Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” (Mateus 15:21-28 ARA)
Nem sempre receberemos respostas agradáveis quando decidirmos investir naquilo com que sonhamos ou buscamos. A mulher cananéia perseguiu aquilo que povoava sua mente, seu coração. E nós, como estamos agindo?
Repita para si mesmo até isso fazer parte de você:
“Idéias não podem sustentar compromissos prolongados; elas exigem o casamento imediato com a ação” (Brendon Francis).
Se ao menos nos conscientizássemos da verdade, de que a maioria de nossos problemas surge quando optamos pelo ócio em lugar do trabalho, e por falar quando deveríamos ouvir... E agir!!!
“Existem momentos em que precisamos escolher com firmeza o curso que seguiremos, ou os incansáveis ventos das circunstâncias tomarão as decisões em nosso lugar.” (Herbert Prochnow)
COMO ESTAMOS NOS PORTANDO ?
Há um homem no mundo que nunca desanima, mesmo correndo o risco de se perder; Ele é recebido com alegria nas grandes cidades, ou fora onde os fazendeiros se põem a empreender; Saúdam-no com prazer nos desertos de areia, e também nas mais densas florestas; onde quer que vá, sempre uma mão pronta a dar boas-vindas aguarda-o — ele, o entregador — em clima de festas.
“Se você não estiver totalmente comprometido com o que está fazendo, então é melhor começar a pensar em retirar a água do barco tão logo ele comece a fazer água. Já é muito difícil conduzir um barco à praia com todos remando, quanto mais quando alguém se levanta e começa a vestir o seu colete salva-vidas.”
Para refletir!
Pense seriamente nas perguntas que se seguirão :
1) O que eu realmente quero da vida?
2) Quais são asa prioridades na minha vida? O que é mais importante para mim?
3) Como a minha atual situação financeira condiz com essas prioridades? Preciso ser honesto comigo mesmo, ainda que isso seja difícil!
4) O que devo mudar? Preciso ser específico!
5) Quais serão os meus primeiros passos nesta nova jornada?
Para Aplicar!
Tarefas para alcançarmos sabedoria :
1) Faça uma relação dos objetivos específicos (os “quês). Dedique um tempo para anotá-los de modo que possa revisá-los com freqüência.
2) Vislumbre (imagine) como será sua vida se esses objetivos forem alcançados.
3) Depois de se sentir à vontade quanto a esses objetivos, defina um cronograma para alcançar cada um deles. Ajuste o cronograma de acordo com a necessidade. Lembre-se : a vida é flexível.
4) Se houver, escolha uma dívida para liquidar. Depois de ter quitado a dívida, pegue o dinheiro que estava usando para pagá-la e invista-o no pagamento de outra dívida – se ainda houver – e assim sucessivamente até quitar TODAS ELAS. A partir daí, procure economizar.
Revise seus objetivos freqüentemente, pelo menos uma vez por semana.
LEMBRE-SE : VOCÊ, E NINGUÉM MAIS É RESPONSÁVEL PELA ALTURA QUE VOCÊ ALCANÇA NA ESCALADA DA SUA VIDA!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
AJUSTANDO O NOSSO FOCO
- Dando vazão à Fonte de Deus em nós -
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.” (Lucas 10:38-40 ARA)
Infelizmente, temos o ímpeto de achar que podemos “produzir por nós mesmos”. Para produzirmos, inevitavelmente precisamos da vida, da “seiva”de Jesus, a Videira.
Muitos lutam “para ser”, ou “para fazer”, isso devido a pressão sob o qual vivem, a exemplo de Marta. Como ela, muitos tentam “resolver do seu jeito”.
O ramo de uma árvore não se preocupa, nem luta para ser, nem para produzir, pois ele sabe que “a produção depende da vida da videira que flui através dele”.
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:1-5 ARA)
Na época de produção não vemos um galho se sacudindo nervoso, ansioso, ou até mesmo se afligindo no intuito de produzir os frutos. Isso não acontece até porque a responsabilidade pela produção dos frutos é da vida da árvore que flui através dos galhos (ramos). A mesma coisa deve acontecer conosco, ou seja, a vida de Jesus tem de fluir com liberdade através de nós a fim de que produza os “bons frutos”. Muitas vezes buscamos paciência, porém isso é somente o resultado da liberdade que a vida de Jesus encontra para fluir através de nós.
Ao colocar um saquinho de ervas (chá) dentro da água fervente, o que vemos é a força e o sabor da erva sendo liberados da erva, misturando-se com a água anteriormente incolor, inodora e insossa. A água mesmo insossa é o veículo necessário para receber a essência do chá. A água não consegue imitar o chá apenas por olhar para ele. É necessária a mistura, a infusão (por de molho para extrair certas qualidades). De nada adianta “tentarmos imitar o Senhor Jesus” – como muitos pregam constantemente. Necessitamos sim e URGENTEMENTE é dar liberdade para que a vida de Jesus flua em nós e através de nós. Jesus morreu e ressuscitou para ter o direito de viver dentro de nós! Ao usar o exemplo da videira e dos ramos, Jesus não disse que os ramos deveriam IMITAR a videira e sim que a vida, a seiva, os princípios da videira deveriam FLUIR ATRAVÉS DOS RAMOS a fim de produzir os respectivos frutos. Muitos lutam diariamente para perdoar alguém, refrear seus ímpetos, vícios, atitudes e pensamentos que não desejam e fracassam nisto porque simplesmente querem fazê-los a partir de suas capacidades. Vale lembrar que a produção dos frutos é TOTAL da videira e sua seiva – vida – que APENAS flui e NADA MAIS através dos ramos. Jesus deixou claro que a única preocupação dos “ramos” é de se manter ligados à videira – fato que Ele deixou muito claro e enfatizado em João 15:4 como anteriormente.
Às vezes gastamos muito tempo orando a fim de que Deus “salve” nossa casa, nossa família, nos prospere, manifeste Sua justiça, opere com poder; no entanto, investimos pouquíssimo tempo ou nenhum pedindo a Deus que nos ajude a dar liberdade para Sua vida em nós, ou então pedindo que nos ajude a fluir Sua vida através de nós. Nos preocupamos muito e nos empenhamos muito pelos frutos e praticamente nada com o principal para que estes sejam produzidos – a Vida de Jesus em nós. Infelizmente, por causa disto muitos estão cansado, afatigados, exaustos – como Marta estava – porque tentam incessantemente, pelas suas forças, pela sua própria capacidade salvar os seus familiares, realizar os seus sonhos e por não obterem sucesso, não alcançarem êxito, desistem, desanimam e vivem uma vida frustrada, quando foram criados e chamados para ser extraordinários!
“Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR.” (Lamentações 3:40 ARA)
O ser - humano não costuma fazer uma “auto-avaliação”. Marta queixou-se de Maria, expondo suas razões; normalmente fazemos o mesmo. Porém o desejo de Deus para nós é que nos avaliemos, vejamos o que precisa ser mudado e nos quebrantemos diante dEle. Por mais que haja em nós uma sincera vontade de fazer a coisa certa, por nós mesmos não o conseguiremos, como relata Paulo : “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.” (Romanos 7:18 ARA).
Uma interessante comparação de nossa relação com Jesus é que nós somos água na xícara - insossa, insípida, incolor e inodora; Jesus representa as ervas para o chá! Quem dá o sabor, a cor e o aroma do produto final é a força das ervas (Jesus)! Somos APENAS um simples instrumento; Quem faz toda a obra é Jesus liberando Sua vida através de nós!
FAÇAMOS UMA SÉRIA E PROFUNDA ANÁLISE DE COMO TEMOS VIVIDO : SE A NOSSA VIDA OU A VIDA DE CRISTO EM NÓS E PARTIR DAÍ BUSQUEMOS FAZER AQUILO QUE A PALAVRA DE DEUS NOS ORDENA, OU SEJA, DEIXAR JESUS VIVER EM NÓS : “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim” (Gálatas 2:20 ARA).
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE SOMOS APENAS UM BRAÇO DO RIO; A FONTE É JESUS! NÓS PODEMOS NOS ESGOTAR, ELE JAMAIS SE ESGOTA! UM RIO SÓ SECA QUANDO NÃO RECEBE MAIS DA SUA FONTE!