– Seu sonho necessita da sua ação para dar certo –
O sonho consegue ser como uma fonte manter a esperança da vida!
“Como águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o tirará para fora.” (Provérbios 20:5 ARC)
O sonho é como o conselho de Deus em nossa vida; é o extrato daquilo que Deus pretende fazer. Mas depende de nossas ações – e como vimos no texto acima, com sabedoria, diligência, inteligência. Podemos citar um sem número de tornaram avanços e maravilhas dos nossos dias que foram primariamente incubados nos sonhos visionários de seus idealizadores.
Nada grandioso ou notável até hoje foi realizado sem ter sido incubado no sonho de alguém.
Civilizações surgiram e se desenvolveram por intermédio da força motriz de alguém que cultivou seu sonho.
Realizações e avanços sociais, econômicos, arquitetônicos. médicos, científicos e políticos devem sua concepção e nascimento ao poder de um sonho.
Obviamente há um grande perigo quando não temos um sonho : “Qualquer pessoa que é apanhada na anomalia do passado, sufocada pelas tradições de experiências passadas e glórias de sucessos do passado, está fadada ao fracasso.”
O sonho liberta das limitações daquilo que os olhos podem ver e permite experimentar a liberdade daquilo que o coração pode sentir.
Outra faceta do sonho é nos capacitar a enfrentar o sofrimento e o desapontamento.
Provê paciência na tribulação. Inspira o depressivo e motiva o desanimado.
Sem sonho a vida nada mais é que frustrações cíclicas dentro de um redemoinho de desespero.
Ele é o fundamento da coragem e o combustível da persistência.
Deus busca visionários e não meros sonhadores; visionário é aquele que faz coisas que, aos olhos dos outros, parecem estúpidas porque no momento em que são feitas não têm vantagens imediatas e óbvias em relação a procedimentos usuais. visionário não é aquele que apenas enxerga o futuro, mas principalmente exerga-o no presente. Ser visionário é imaginar cenários futuros, utilizando-se de imagens mentais. Ter visão é perceber possibilidades dentro do que parece ser impossível.
O poder sonho (visão) – Foi o sonho visionário que produziu a civilização egípcia há mais de quatro mil anos e deu origem às imensas pirâmides que continuam a maravilhar ainda hoje. Foi o sonho de voar que impulsionou Alberto Santos Dumont a inventar o avião. Foi o sonho de luz que empolgou Thomas Édson a inventar a lâmpada. Foi o sonho de um computador do tamanho de uma mesa que motivou Steve Jobs a inventar o “PC” ou o computador de mesa.
Nosso mundo necessita desesperadamente de pessoas com coragem para investir em seus sonhos.
Olhando ao nosso redor, o mundo vive imerso em medo, desesperança, incerteza, traumas emocionais e sociais, depressão, desilusão, desânimo e desespero. À beira de um colapso econômico, de desintegração social, decadência moral, conflito religioso, instabilidade política, epidemias de saúde globais, choques de civilizações.
Tudo por falta de coragem da humanidade de acreditar e investir nos seus sonhos!
Há muitas pessoas que não tem sonhos. Outras têm o sonho, mas estão presas na lama da confusão, sem saber o que fazer. Ainda existem aqueles que tinham um sonho, mas o abandonaram por causa de desânimo, desilusão ou certa medida de fracasso ou frustração.
Em meados do século 20, em Bangkok, na Tailândia, o governo planejava construir uma grande rodovia que deveria passar bem no meio de um vilarejo. No caminho da rodovia planejada, porém, havia um mosteiro. Por isso, tiveram de transferi-la para um local próximo. Dentro do mosteiro, havia uma estátua de barro de quase 4 metros de altura. Usando guindastes e equipamentos apropriados, os operários do governo removeram o mosteiro em partes. Quando chegou a vez da estátua, começaram a baixá-la e o barro começou a se desintegrar e cair. Apesar do esforço dos operários e engenheiros, o barro continuava se soltando, até se desintegrar completamente. De repente todos ficaram pasmos porque, à medida que o barro se soltava, descobriram que por baixo do barro, havia outra estátua de ouro puro. Acreditava-se que a estátua tinha um valor de cerca de cinqüenta mil dólares, porém depois desta descoberta, seu valor ultrapassa a casa dos milhões de dólares.
Muitos vivem como vasos de barro, quando na verdade, são ouro puro por dentro. Um sonho é capaz de abrir os nossos olhos para coisas muito mais valiosas.
Outra história fala de um artista plástico que caminhava nas ruas de uma vila e diante de uma das mais lindas mansões daquele lugar, viu um dos empregados colocando fora um pedaço da árvore que havia sido cortado. O mesmo pediu se poderia levá-lo para casa, ao que os empregados responderam que quem sabe até pagariam a ele para livrá-los daquela velharia. O artista levou o velho pedaço de madeira, pôs-lhe em sua sala de estar e foi descansar. Ao despertar, viu um feixe de luz que entrava pelas frestas de sua janela e iluminava o velho tronco de madeira. Lançando mão de suas ferramentas, começou a lapidar a madeira, conforme a inspiração que lhe surgia, levando-o a confeccionar uma linda obra de arte. Após concluí-la, colocou a peça na varanda de sua casa. Num dia ensolarado, o dono da propriedade de onde foi tirado o referido pedaço de madeira caminhava pela rua e deparou-se com a obra de arte e correndo foi ao artista e ofereceu uma verdadeira fortuna para levar a obra de arte.
Muitos vivem como um pedaço velho de madeira lançada fora, quando na verdade, são uma das obras das mãos de Deus. É preciso um sonho visionário para nos iluminar e nos inspirar.
Estas histórias ilustram que aquilo que podemos ver não é necessariamente, o que realmente é ou pode vir a ser.
“Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.” (Lucas 19:1-3 ARA)
- NÃO PERDEU O FOCO (TORNAR O SONHO REALIDADE)
- TEVE ATITUDES EM RELAÇÃO AO SEU SONHO (TOMOU INICIATIVA)
- ADMINISTROU O TEMPO (ADIANTOU-SE AO EVENTO ESPERADO, OTIMIZANDO SUAS AÇÕES; NÃO PERDEU TEMPO COM COISAS SUPÉRFLUAS)
De que maneira poderemos remover o “barro” e descobrir o ouro puro que está dentro de nós?
Como na história de Bangkok, temos sonhos que ainda não se realizaram; dons e talentos ainda não desenvolvidos, propósitos em nossas vidas ainda não cumpridos, algo que sempre desejamos fazer, mas ainda não fomos capazes de realizar.
Conta-se que quando a Disney World foi inaugurada, havia apenas um aparelho de diversão. Walt Disney estava sentado em um banco olhando fixamente para cima. Um dos trabalhadores perguntou o que ele tanto olhava para o alto, ao que ele respondeu estar vendo sua montanha diante de seus olhos. Disney levou essa idéia aos seus projetistas que prontamente começaram a trabalhar no projeto. Disney morreu antes do término da Space Moutain. No dia da inauguração, além das autoridades presentes, estava também a viúva de Walt Disney. O orador muito espirituoso entoou a seguinte frase : “É uma pena que Walt não esteja presente para ver esta tão suntuosa obra; a sua montanha, mas temos a alegria da presença de sua amada esposa”. Ao subir o palanque e assumir o microfone, a viúva disse: “Tenho que corrigir esse entusiasta e equivocado jovem; o que você está vendo apenas agora, meu Walt viu há muito tempo atrás”.
Como a história acima ilustra, OLHEMOS PARA CIMA! OLHEMOS PARA FRENTE! ACREDITE NAQUILO QUE VOCÊ VÊ!
Um jovem fez um trabalho para sua aula de economia acerca da sua idéia de um correio com a entrega para o dia seguinte. O professor deu-lhe uma nota baixa pelo trabalho e escreveu: “Não sonhe com coisas ue são impossíveis de realizar.” O jovem deixou a escola e fundou a Federal Express (Fedex). Onde está será o professor desse jovem?
SE VOCÊ DECIDIR INVESTIR NO SEU SONHO, NEM OS OPOSITORES DELE PODEM LHE PARAR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário