.

.

.

.

domingo, 26 de dezembro de 2010

PROTEJA AS SUAS ESTRUTURAS

Topo_Mensagem

- Cercando suas “raízes espirituais” -

“Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha em um outeiro fértil.E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.” (Isaías 5:1-2 ARC)

   Deus vê em nós um terreno fértil e tem investido em nós inúmeros recursos , tratando-nos, preparando-nos e inclusive escolhendo as melhores sementes – entendimento da Sua Palavra. Mesmo assim, nós precisamos “escolher” receber a água que o Senhor Deus tem para nós dar, ou seja, submeter nossa vida em obediência ao que nos diz a Sua Palavra. Infelizmente, muitas são as vezes que optamos deixar de lado a água da Fonte Viva para tentar nos dessedentar nos poços do nosso próprio entendimento. Veja como Deus vê isso, narrado pelas Suas próprias Palavras descritas pelo Profeta Jeremias : “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.” (Jeremias 2:13 ARC).

   Infelizmente, toda a vez que decidimos deixar de lado a orientação/conselho que o Senhor Deus tem a nos dar por intermédio de Sua Palavra, para andarmos segundo o nosso próprio conceito/princípio, corremos sério perigo. Expomos nossas fragilidades. Nos EUA, mais especificamente na Califórnia, no Parque Nacional Yosemite, existe um intenso cultivo de sequóias, centenárias. Crê-se que algumas delas estão lá desde meados de 1606.  Certa vez o Serviço Florestal percebeu que uma dessas titânicas da floresta, após ter passado por inúmeros acontecimentos da história, tombou sobre a terra em um estrondoso colapso. Iniciou-se uma investigação oficial. Não houve tempestade, fogo, enchente, trovão ou terremoto. Nenhuma evidência de ataque de animal ou dano por algum inseto. A conclusão foi surpreendente : a movimentação humana em torno da base da árvore nos últimos anos tinha danificado as raízes e contribuído para o colapso.

   A partir daí, criou-se a política de cercar as sequóias mais antigas, mais altas e significativas, para impedir que o público visitante comprometessem as raízes destas gigantes que pairam a mais de 70 metros sob o sol da Califórnia.

Temos raízes delicadas - mais frágeis do que podemos imaginar - precisamos protegê-las e nutri-las com a poderosa Palavra de Deus para não tombarmos!

   Sob essa visão,  Salomão nos dá o remédio : Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23 ARC). Precisamos cercar nossa vida com as pérolas preciosas da Palavra de Deus. Necessitamos aplicar nossas vidas àquilo que nos orientam as Escrituras Sagradas.

Precisamos construir "cercas" em torno das fontes da nossa vida, a zelar pela proteção, nutrindo e instruindo em tudo o que faremos!

Até mesmo as fortes e impressionantes sequóias que existem há centenas de anos, não sobrevivem quando não tem proteção em torno das raízes!

Temos raízes delicadas - mais frágeis do que podemos imaginar - precisamos protegê-las com a poderosa Palavra de Deus!

   Podemos achar isso uma grande bobagem, mas proteger e cultivar nossas raízes espirituais é fundamental para que elas não se desgastem e nos levem à queda. Muitos tem oscilado na fé justamente por isso. Os intempéries, as dificuldades e as mais variadas situações têm servido para comprometer a estrutura e a firmeza de muitos cristãos.

   Parafraseando a declaração do Profeta Jeremias, só existem duas escolas – dois mentores verdadeiramente efetivos - na vida :  a da Sabedoria e a das Conseqüências. Ambos são instrutores de primeira, mas nenhum custa barato. Ao mesmo tempo que ambos são efetivos, ambos exigem algo de nós. Aprendemos muito com esses dois instrutores, mas há uma enorme diferença entre esses dois estilos de ensino.  Se não escolhermos nenhuma, a segunda SEMPRE se sobressairá.

   Outro fator a se avaliar é que enquanto a Sabedoria nos impressionará e nos alegrará com suas lições, as Conseqüências nos castigará com seu rigor. Sua matrícula e mensalidades são de longe as mais caras. Suas lições sempre são acompanhadas de altos custos; pode custar a vida, o casamento, a família, o emprego. As Conseqüências tem sempre um enorme custo final.

   Agora chegamos à uma encruzilhada, ou seja, precisamos optar um caminho a seguir. Façamos a escolha segundo a orientação da Palavra.  Por mais experimentado que sejamos, precisamos tomar a decisão, tal e qual Jesus mostrou a Nicodemos (vide João 3:1-5). Muitos não estão vendo as maravilhas do Reino de Deus justamente por não fazerem a escolha certa.

E VOCÊ, CONSTRUIRÁ CERCAS PROTETORAS PARA SUA VIDA? SE CERCARÁ DA PALAVRA DE DEUS?

CERTAMENTE ELAS NÃO SÃO A FÓRMULA MÁGICA, MAS GARANTEM ACESSO LIVRE AO DEUS TODO-PODEROSO, QUE CAMINHARÁ AO NOSSO LADO, PASSO A PASSO, SUPRINDO-NOS E GUARDANDO-NOS COMO FEZ COM DANIEL NA COVA DOS LEÕES, OU COM SADRAQUE, MESAQUE E ABEDNEGO NA FORNALHA!

FAÇA A ESCOLHA CERTA!

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário