.

.

.

.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

.: COMO E ONDE ESTÁ O SEU CASAMENTO? :.

Topo_AmoMinhaFamilia

- A importância da afinação entre o casal -

A falta de compreensãoentendimentotem sido um veneno na vida de muitas pessoas na atualidade : “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento(OSÉIAS 4:6a)

Quando não temos “firmes fundamentos”, bases sólidas sobre as quais nos posicionar, é muito fácil tudo “desabar” : “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (MATEUS 7:26-27).

Precisamos ter muito claras para nós as respostas para algumas perguntas que nos darão um cerne em relação a esse tema.

images (30)

POR QUE ME CASEI?

Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve! Quem não sabe porque casou, JAMAIS terá um casamento que valha a pena!

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (GÊNESIS 2:18)

Muitas são as frustrações geradas pela falta de uma resposta clara à essa questão!

Casei paraser feliz”, ou parafazê-lo(a)" feliz”? Casei por que queria sair de casa? Casei por que me sentia apaixonado? Casei para me sentir completo?

O QUE É O CASAMENTO PARA MIM; COMO EU O VEJO E O ENTENDO?

Casamento é a escola do quebrantamento e mortificação do ego! Casar não é difícil; o difícil épermanecercasado e feliz justamente por causa do famigeradoEU”!

“E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.” (MALAQUIAS 2:14).

É umaentrega”, mesmo que o outro não mereça : “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. (JOÃO 13:3-5).

Vale lembrar que entreos discípulosestavam aquele que trairia Jesus e aquele que O negaria, mas mesmo assim o Mestre lavou os pés de todos sem exceção!

COMO SAÍ DA CASA DE MEUS PAIS PARA ME CASAR?

Fundamento para um casamento bem sucedido é a bênção dos pais! A principal instituição para abençoar um casamento é família!

“E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei. Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens. E abençoaram a Rebeca (GÊNESIS 24:58-60a)

Sair com graça - no tempo certo, do jeito certo e da forma certa!

“Portanto, deixará o homem pai e mãe, unir-se-á à mulher e serão os dois uma só carne.” (GÊNESIS 2:24)

EXISTETRANSPARÊNCIANO MEU CASAMENTO?

Transparência é um valor inegociável,  que permite “salvaguardar” e até mesmo fortalecer, não só o casal, mas a vida de todos que estejam direta ou indiretamente ligados à esse casamento!

“E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (GÊNESIS 2:25)

Para que sem tenha efetivamente transparência em um relacionamento,  é fundamental “maturidade” da parte de todos os envolvidos, a fim de que possam e saibam lidar com a verdade, por mais dura que ela possa ser!

Por si só, o casamento é uma relação baseada em transparência. O casamento revela tudo o que somos, porque não há lugar para nos escondermos – nem mesmo de nós. O casamento muda tudo. O relacionamento passa a ser verdadeiramente íntimo e pessoal, e não conseguimos mais disfarçar. A verdade vem à tona. É por isso que o casamento exige comprometimento e muito esforço. Cada um precisa dar 100% de si ao outro. E isso não será fácil se ambos forem imaturas e egoístas ao extremo.

Seu cônjuge tem liberdade para compartilhar com você todo tipo de assunto que traduza o que eles está passando?

BASEADO EM QUE TOMO AS DECISÕES EM MEU CASAMENTO?

Hoje em dia, é muito comum ver as pessoas agirem baseadas naquilo “que estão sentindo”. Muitos por se acharem “auto-suficientes”, confiam em seu próprio julgamento das coisas, ou seja, agem baseados naquilo que vêem, percebem e entendem!

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos (PROVÉRBIOS 3:5-7a)

Analisando friamente, uma mente encharcada pelo decepção tem condições dejulgarcorretamente? Um coração ferido por uma traição tem condições de seralicercepara uma tomada de decisão?

Nossas decisões afetam profundamente nossas vidas, e no caso do casamento, várias outras coligadas provocando um “efeito cascata”! Quantos familiares estão sendo terrivelmente abalados por conta de decisões tomadas de maneira incoerente, simplesmente por terem sido tomadas no “calor do momento”?

Precisamos ser bem mais criteriosos na hora de decidirmos, ainda mais quando a referida decisão envonve o futuro de outras pessoas ligadas à nós!

Evite se deixarguiarpor sentimentos, emoções e coisas do gênero. O marido e a esposa exercem grande influencia no rumo do casamento por meio de palavras e modo de agir. A questão é saber lidar com isso. Ar fresco ou sufocamento do casamento é uma escolha do casal.

JAMAIS JULGUE NADA, JAMAIS DECIDA NADA BASEADO EM SENTIMENTOS : “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (JEREMIAS 17:9)

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário