.

.

.

.

terça-feira, 27 de julho de 2010

UMA PEQUENA COISA QUE PODE FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA


- Tendo a atitude certa com base nas “sementes”em nosso poder -

Compromisso significa que é possível para um homem comprometer seu centro nervoso com um objetivo ou uma causa, com um movimento ou um ideal, algo que para ele talvez tenha mais importância do que o fato de estar vivo ou morto.


   Como já vimos anteriormente, temos “sementes” à nossa disposição que devemos administrar bem a fim de podermos desfrutar dos benefícios de cada uma delas.

“As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.” (Provérbios 12:24 NVI).

   Falar de compromisso provoca inúmeras das mais diversas reações. Compromisso é uma palavra-chave na vida daqueles que chamamos de extraordinários. Eles acreditam que isso significa fazer o dizem que farão, enquanto as pessoas comuns acreditam nesse conceito APENAS PARTE DO TEMPO.
   Enquanto as pessoas comuns – ou medíocres – fazem aquilo que têm vontade de fazer, os extraordinários realizam um tarefa independentemente do fato de sentirem-se bem ou não. Eles acreditam que devem fazer o que se “comprometeram”, sejam as condições favoráveis ou adversas para que possam manter sua palavra.
Compromisso tem a ver com três palavras distintas : responsabilidade, confiança e obstinação.
   Na filosofia samurai, estas palavras predominavam. Esses membros das castas de guerreiros japoneses – que ascenderam ao poder no século XII e nele permaneceram até 1868, sendo mais temidos e respeitados de seu tempo – eram fiéis ao compromisso, mesmo que isso lhes custasse a própria vida.
   Se analisarmos a conversa de pessoas que levam uma vida infeliz, sem realizações, descobriremos que elas estão criticando publicamente uma sociedade que sentem estar tirando delas, e dando-lhes uma vida de problemas, miséria e má sorte.
   Se quisermos sucesso genuíno, teremos de parar de culpar e reclamar dos outros e assumir a responsabilidade pelos resultados – sucessos e fracassos – sendo que este é o requisito para uma vida bem-sucedida.
   Na maioria dos casos, a prisão do descontente é feita por suas próprias mãos. Na verdade, o mundo não se importa se nos libertarmos ou não desta prisão, ele segue adiante. Em suma, somos responsáveis individualmente por nossa visão da vida.
   Deus é poderoso para nos dar o desejo de mudar, porém a escolha de agir fica por nossa conta. O sucesso ou o fracasso em qualquer empreendimento é causado mais pela atitude mental do que pela simples capacidade mental.

“Depois destas coisas, veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo : Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão : Senhor Jeová, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão : Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.” (Gênesis 15:1-3).

   Nossa atitude com a vida ajuda a determinar o que nos acontece. Muitos ainda ficam esperando pelos outros, pelo mundo, por Deus para mudar, ao invés de compreender que elas próprias são responsáveis por seu comportamento. Por mais que tenhamos habilidades, sem atitude correta, não alcançaremos a vitória. Na verdade, a nossa atitude pode ser o nosso melhor amigo ou o nosso pior inimigo. Ela atrai as pessoas ou as repele.
   J. Paul Getty quando indagado sobre a maior qualidade de um executivo de sucesso, respondeu : “Não faz muita diferença o quanto conhecimento ou experiência um executivo possui; se ele é incapaz de obter resultados através das pessoas, não tem utilidade como executivo”. “Uma promoção não dá a ninguém um atitude de projeção; mas quando temos atitude de projeção, esta certamente resulta em promoção”.
   Muitos querem subir, ou crescer para mudar de atitude. Como já vimos anteriormente, a atitude mostra o que esperamos da vida. Em suma, nossa vida e tudo mais nela muda quando mudamos nossa atitude em relação à vida. Uma conhecida frase relata : “Dois homens olharam através das barras de uma prisão. Um viu lama; o outro viu estrelas”. E nós o que temos visto?

“Pois isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos e entregou-lhes os seus bens; E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se para longe.” (Mateus 25:14-15)

Todos temos recebido “oportunidades”, ainda que para nós não pareçam as mais justas. Mas como temos administrado o que tem vindo a nós?
Continuaremos a ser o João Comum ou a Maria Medíocre, inventando desculpas ridículas, simplesmente por não querermos assumir compromissos?
Em essência, compromisso é fazer o que dizemos que vamos fazer.
Diga o que você fará. Afirme isso sem qualquer medo ou dúvida – afirme mesmo que tenha medo e dúvida, mas faça a declaração, de qualquer modo, até que essa idéia se torne uma realidade viva para você!
A mediocridade é o exemplo extremo do egoísmo e as desculpas são simplesmente outro forma de ser desonesto.

   Cuidado com as mazelas e armadilhas, pois normalmente a desculpa faz sentido; ela é no mínimo razoável. O problema que você se torna escravo da tirania do motivo, em vez de desfrutar da liberdade trazida pelos resultados.

Em poucas horas, estaremos todos de volta aqui, e vocês me apresentarão motivos ou resultados. O que é que vai acontecer? – Vince Lombardi, técnico de futebol americano
“Se, por qualquer razão, uma pessoa tem a oportunidade de levar uma vida extraordinária, ela não tem o direito de guardá-la para si e não viver” JACQUES-YVES COUSTEAU, lendário mergulhador e oceanógrafo.
É preciso treinar nossa mente, protegendo-a das armadilhas que impedem que usemos todo o nosso potencial para revolucionar nossa vida!
Se formos "gerentes dos nossos pensamentos", sairemos da platéia e subindo ao palco e nos tornaremos os atores principais de nossas vidas!

Pense em algo que você deseje. Qual a atitude necessária para que você o obtenha?

Um comentário:

  1. Olá meu querido Pastor Alex!
    A paz do Senhor...
    Pastor será que não daria para o senhor colocar uma letrinha maiorzinha por favor?? é tão pequena esta aí que dificulta a nossa leitura.
    Abraços!To esperando que o senhor venha para mais perto de nós!Lupércia.

    ResponderExcluir