.

.

.

.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Qual idéia temos comprado diante dos problemas?


“Nada vos será impossível.” (Mateus 17:20c ARA)

“Enquanto não somos desafiados, não somos transformados.”

“Os vencedores genuínos crescem diante dos desafios; os conformados lutam contra eles; e os perdedores os evitam!”

  Nosso maior adversário não é o diabo, a miséria, as dívidas, os problemas, o desemprego ou coisas do gênero. Nosso maior adversário é a maneira como pensamos a nosso respeito e a respeito da situação : “Porque, como imagina em sua alma,assim ele é.” (Provérbios 23:7a ARA). Isso tem acontecido, porque é muito mais fácil comprar a “idéia” que o mundo está nos vendendo – “...o mercado de trabalho é cruel para pessoas da minha idade... eu não tenho estudo para assumir tal cargo... não tenho como vencer isso... não tenho como fazer aquilo... aquela cidade é um lugar ruim para quem procura emprego... não creio que eu tenha nascido para ser empresário...” – do que assumir a condição que Deus em Sua Palavra garante ser nossa. Muitas pessoas estão perdendo mesmo antes de entrar no campo de batalha. Davi ao chegar diante do gigante de Gate – Golias – não olhou para si como incapaz – ou para o adversário como grande, pois ele sabia que sua capacidade vinha toda do Senhor que o havia chamado. Muitas pessoas ficam se menosprezando, se maldizendo e até mesmo maldizendo aquilo que Deus lhes dera como bênção. Vejamos Números 13:1-2,31-33 e Números 14:1 onde estudaremos o que não devemos repetir em nossas vidas.

“Precisamos assumir uma postura como a do elástico de borracha, que é usado em escritórios : só se torna verdadeiramente útil quando estica (indo além até alcançar seu potencial) e cresce.”

“Os nossos maiores e mais significativos problemas estão em nossa mente. Ou seja, não se tratam do que acontece conosco, mas sim do que acontece dentro de nós.”

“Muitos infelizmente calculam o tamanho das dificuldades à luz dos próprios recursos, por isso acabam sempre por fracassar, vivendo assim vidas frustradas.”

Você não toma decisões porque elas são FÁCEIS;
Você não toma decisões porque elas CUSTAM POUCO;
Você não toma decisões porque elas são POPULARES;
Você toma decisões por elas SÃO CERTAS.

“Quando eu estiver diante de uma montanha, NÃO DESISTIREI!
Continuarei a lutar até conseguir escalar, até achar um caminho
Para fazer a travessia, um túnel subterrâneo ou até que simplesmente
Transforme a montanha em uma mina de ouro com a ajuda de Deus” – Dr Robert Schuller.

  O Dr. Robert Schuller acredita que o problema que realmente temos são com nossas idéias – com o nosso modo de pensar. Aprendendo e adotando o modo correto de pensar, e as idéias corretas farão com que sejamos realizados em tudo o que fizermos.

PRINCÍPIOS DESTA LIÇÃO :
1) Quando não atentamos, quando desconsideramos aquilo que Deus fala a nosso respeito, nos tornamos uma espécie de Porta-Voz do Fracasso : “Assim, espalharam notícias falsas entre os israelitas a respeito da terra que haviam espionado.” (Números 13:32a NTLH). O pessimismo é como um vírus, que se instala na vida da pessoa se ela deixar. Infelizmente quando assim o fazemos, acabamos como o povo de Israel que amaldiçoou aquilo que Deus lhes dera como bênção. Desprezaram a terra – mesma terra que haviam dito ser boa e manar leite e mel.

2) Outro problema sério que assola o povo de Deus é quando a agir com o famoso “espírito do coitadinho”, a Baixa Auto-Estima : “Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos”. (Números 13:33b Ntlh). Não precisamos buscar a misericórdia dos outros, temos o Deus Todo-Poderoso que é por nós.

3) Outra coisa que nos acontece quando desviamos nosso foco da Palavra é a Visão Distorcida : ”Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos” (Números 13:33b NTLH). Por mais que os adversários possam parecer grandes, temos de nos ver como Deus nos vê – “Mande alguns homens para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas. Em cada tribo escolha um homem que seja líder.” (Números 13:2 NTLH) – o povo errou, pois deixou de se ver como Deus os via, para ver como sua mente desviada da Promessa via.

4) O resultado disto é nos inclinarmos ao Desespero : ”Então, naquela noite, todo o povo gritou e chorou.” (Números 14:1 NTLH). Porém não são as nossas lágrimas que hão de pagar as nossas dívidas, que hão de solucionar os nossos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário