- Quando as coisas não saem como esperamos -
AS LEIS DO SUCESSO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nossa vida não depende de sorte, mas é feita de ESCOLHAS.
É comum ouvirmos de declarações do tipo "eu não tenho sorte", "sou azarado no amor" e coisas do gênero, porém esquecemos de um ponto chave, que somos resultados das escolhas que fazemos.
O simples fato não optar por nada, ou como se diz costumeiramente, "ficar em cima do muro", já é por si só uma escolha que fazemos.
Cada escolha inevitavelmente tem suas respectivas consequências, das quais não podemos fugir. Sem que percebamos, nossas convicções [aquilo em que acreditamos] são a força motriz de nossas atitudes, que por sua vez, refletem nossas escolhas.
“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (JOSUÉ 1:7-8)
Nunca, jamais iremos além de nossas escolhas. Infelizmente, as escolhas erradas têm limitado, ou até mesmo anulado o potencial de muitas pessoas em nossos dias.
Ficar “onde” estamos ou ir adiante nada tem a ver com sorte, mas exclusivamente de nossa atitude!
A diferença entre bater asas intensamente para permanecer nas alturas e planar numa dimensão diferente consiste em saber reagir no meio dos ventos fortes, sabendo "aproveitá-los"!
Viver como pombo, consiste em no meio das adversidades, buscar a zona de conforto, a segurança do "poleiro", numa tranquila gaiola, onde não há perigo, nem tampouco perspectiva de crescimento!
Assim como a gravidade é necessária para experimentar a ascensão, a mudança e o desafio são fundamentais ao homem, a fim de que ele decole e experimente o crescimento em sua vida!
Nossas escolhas e nossas atitudes JAMAIS podem depender de fatores externos.
Uma atitude negativa – escolha pessoal de cada um – irá nos afastar de onde queremos chegar, não importando o quanto nos justifiquemos por isso!
Podemos ver o exemplo de Jacó : Ele tinha inúmeros motivos para desenvolver um atitude negativa, afinal de contas seu pai preferia seu irmão; seu irmão buscava matá-lo; seu sogro o enganou lhe dando Lia em casamento em lugar de Raquel.
Se isso não fosse o bastante, pelo trabalho de Jacó, os rebanhos de seu sogro cresciam abundantemente e, quando Jacó quis trabalhar para sua própria casa estipulando um salário, seu sogro Labão tratou de se certificar que os planos de Jacó seriam frustrados.
Pense um pouquinho e responda como você teria reagido no lugar de Jacó?
Provavelmente como a maioria das pessoas fazem, ele poderia ter abraçado uma atitude extremamente negativa, pois tinha motivos de sobra para se “justificar”, culpando a Deus por tamanho infortúnio, pois sua vida parecia “amaldiçoada”.
Porém Jacó decidiu fazer sua própria sorte através das escolhas certas e atitudes positivas.
Jamais tente se iludir, mascarando suas ESCOLHAS ERRADAS com o nome de AZAR!
Uma atitude positiva é uma das mais poderosas escolhas que podemos fazer em nossas vidas, sem contar que ela é, sem dúvida alguma, essencial para uma vida de sucesso e realizações.
Ao invés de se lamentar, ou até mesmo “desistir”, Jacó se levantou e buscou solucionar a questão que estava enfrentando, de maneira coerente e sem nenhum desespero : “Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia, E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas. Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão. E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas. Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.” (GÊNESIS 30:37-42)
Jacó não ficou atribuindo os eventos em sua vida à uma terrível maré de azar. Jacó não gastou tempo procurando culpados.
Antes de prosperar e se tornar o homem mais rico de seu tempo (GÊNESIS 30:43), Jacó fez escolhas certas e teve atitudes certas.
Antes de qualquer coisa, reveja seus conceitos e reavalie suas escolhas e atitudes! Entendendo isso, devemos olhar de perto nossas escolhas e atitudes em relação ao dinheiro.
O que pensamos realmente do dinheiro e sobre nossa condição financeira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário