- Quando as coisas não saem como esperamos -
“Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro.” (GÊNESIS 13:2)
Infelizmente, há quem acredite que é errado prosperar, ter sucesso ou melhorar de vida!
Muitas pessoas parecem ter raiva de quem procura prosperar. Se acreditarmos que prosperar é ruim, teremos sérios problemas em nos dedicarmos e melhorarmos de vida. Nesses casos quando se alcança sucesso, amarga-se sentimento de culpa.
Por conta deste tipo de pensamento, é comum as pessoas se “auto-sabotarem” na busca da prosperidade e do sucesso.
Culturalmente há muito ressentimento contra quem vence na vida!
Adquirir modelos mentais de realização e encontrar exemplos admiráveis é parte do processo de motivação e orientação para o sucesso!
Deus não prometeu inserir Seu povo numa terra de “amargor e fel”, mas prometeu lhes introduzir numa terra que manaria “leite e mel”, o que demonstra Seu desejo de que sejamos prósperos e vivamos bem.
Se prosperar fosse ruim ou feio, não haveria a recomendação bíblica de aproveitar os ganhos de seu trabalho, como vemos descrito em ECLESIASTES 5:18 “Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa.”
O grande problema de pensar erradamente a respeito do sucesso e da prosperidade, é estimular e admirar a pobreza como se fosse uma “virtude”, atribuindo a ela um conteúdo moral ou filosófico que ela não tem.
“Se você tem vergonha ou receio de sua meta, ela não vai acontecer!” – ROBERTO SHINYASHIKI, psiquiatra brasileiro, pós graduado em Gestão de Negócios.
A maneira como “respondemos”, ou seja, como lidamos com a prosperidade e com o sucesso, representarão vida ou morte financeira.
O contraste é interessante. Uma pessoa pode “sustentar” que o dinheiro não é importante, mas ainda assim continuar trabalhando duro, porque sabe que sem ele não pode ter uma casa, um carro, roupas e até comida, preocupado por não obter o suficiente.
Através dos recursos que temos, somos capacitados a participar, integrando-nos à rede de consumo e, consequentemente, à participação de tudo que a vida nos oferece.
Qual a importância do dinheiro? Toda. O dinheiro é extremamente importante. Se dissermos que não, na melhor das hipóteses, estamos sendo superficiais e, na maioria das vezes, completamente hipócritas.
Precisamos de uma nova e acertada atitude em relação à prosperidade!
Podemos viver de forma extremamente limitada em todos os sentidos, ou podemos desfrutar da plenitude do que Deus tem para nós; e o desejo confesso de Deus para nós é uma vida próspera, tanto que Ele nos incentiva a buscar prosperar : “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (JOSUÉ 1:8)
Como você quer viver sua vida? Ela é uma oportunidade única que Deus lhe deu?
Existem três características implícitas que fazem a vida “acontecer” :
Consciência – É através da consciência que compreendemos, interagimos, tomamos decisões e fazemos nossas escolhas. É a capacidade da mente de perceber a relação entre si e um ambiente. É que nos permite DISCERNIR : “O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.” (PROVÉRBIOS 16:22)
Inteligência – É a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, compreender idéias e linguagens além de aprender : “O bom siso te guardará e a inteligência te conservará.” (PROVÉRBIOS 2:11)
Escolha – Finalmente, temos a capacidade da escolha, um atributo que nos foi dado pelo próprio Deus – isento de Sua interferência. Graças às escolhas é que podemos construir nossos destinos, alterando as trajetórias herdadas por nossas famílias. Todos recebemos uma “herança” e através destas 3 características é que podemos redirecionar nossas rotas em busca do sucesso e do êxito, indiferente do ponto do qual partimos : “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (ISAÍAS 1:19)
Em suma, temos total capacidade para transformar uma vida de miséria, privação e escassez em uma vida de prosperidade, porém isso dependerá única e exclusivamente de nós!
Ao invés de se lamentar, e de forma complacente se conformar com a situação, Jacó ESCOLHEU REDIRECIONAR SUA HISTÓRIA, SEU DESTINO (GÊNESIS 30:37-42).
Algumas lições que Jacó nos ensina :
• Não tenha medo nem vergonha de querer melhorar de vida.
• Livre-se da mentalidade errada, da aceitação do fracasso, da dificuldade como algo imutável/irreversível.
• Visualize todas as coisas boas que você poderá proporcionar a si mesmo a aos outros ao prosperar e ser bem-sucedido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário