Um rio cristalino atravessava a floresta em direção ao mar, orgulhoso da beleza de suas águas. Havia cruzado morros e campos sem se contaminar, imune à poluição e à sujeira.
Ao se aproximar do final do trajeto, porém, viu um imenso mangue à sua frente. Revoltado, o rio chamou por Deus :
- Não é justo, Senhor!
- O que não é justo? – quis saber o Todo-Poderoso.
Durante todo o meu trajeto, alimentei plantações às minhas margens, matei a sede de homens e bichos, dei lazer e descanso a muitas pessoas.
- Sim, e o que há de errado agora?
- O Senhor não vê? Já tão próximo de meu destino, terei de “misturar-me” ao mangue. Minhas águas ficarão turvas e fétidas. Vou ficar aqui parado sem nada da alegria que carreguei até aqui!!
Deus então respondeu :
Tudo vai depender da maneira pela qual você enfrentar esse desafio. Se você entrar no mangue com medo, suas águas se misturarão ao barro e você vai carregar esse mau cheiro pela vida afora. Mas, se entrar com coragem e detrminação, você se esparramará sobre o mangue e suas águas vão evaporar-se, transformar-se em nuvens e o vento vai levá-las até o mar. Quando se tornar chuva, cairá sobre o mar e se tornará parte dele.
[Adaptação de texto de Roberto Shinyashiki]
Durante nossa caminhada sempre encontraremos desafios; mas o que importa é como decidimos enfrentá-los!
Hoje, principalmente com as dificuldades impostas ao longo da vida, em que o excesso de competição está presente em tudo, seja no mercado de trabalho, seja nas relações afetivo-amorosas, seja no dia-a-dia com os amigos, viver é enfrentar uma seqüência de desafios. Eles surgem a toda hora, no caminho do nosso crescimento. Quando queremos alcançar alguma coisa importante na vida, sempre temos de batalhar para realizar uma conquista.
Não importa “o que” você vai viver [enfrentar], mas sim “como” você decide viver [como decide fazê-lo]!
Nenhum comentário:
Postar um comentário