Durante nossa trajetória rumo ao sucesso, sempre encontraremos coisas inesperadas com as quais teremos de lidar.
“Sempre ande para a frente, extraindo o máximo em todas as situações em seu favor, transformando a adversidade em vantagem.”
Em 2 REIS 4:1, é narrada a história de uma mulher que foi pega de surpresa pela vida. Ela não esperava que seu marido morresse – a fonte de sustento da família – e provavelmente nunca se preparou para esse evento. Quando isso aconteceu, se achou despreparada.
Além disto, lhe dominava o medo de ter seus filhos levados como escravos para saldar as dívidas da família. Essa é uma atitude muito “familiar” nos dias de hoje. Infelizmente, quando as coisas inesperadas surgem, tendemos a recuar e até desistir.
A jornada do sucesso é cheia de lombadas, redutores de velocidade, buracos e desvios. Já que ninguém pode livrar-se totalmente deles, a pergunta é : como vamos lidar com os imprevistos?
Analisando friamente, todo desvio é uma oportunidade em potencial, e vai impedi-lo de ser bem-sucedido somente se você permitir!
“Há riscos e custos nas ações, mas eles são muito menores se comparados aos riscos e custos a longo prazo de uma confortável falta de ação!” – JOHN F. KENNEDY, presidente dos EUA de 1960 à 1963.
Muitos por não saber lidar com os imprevistos, são dominados pelo medo.
“O medo é a pequena sala escura onde os negativos são revelados!” – MICHAEL PRITCHARD, orador motivacional norte-americano.
“O medo faz com que as pessoas fujam das situações; leva à mediocridade; anula a criatividade; transforma uma pessoa num perdedor!” – FRAN TARKENTON, ex-jogador de futebol americano
O medo simplesmente neutraliza o nosso potencial e impede que nos movamos para frente em direção ao nosso alvo na vida!
Quando se trata de lidar com medos, nós temos três escolhas :
1) Podemos evitá-los de modo geral. Mais isto significa afastar-se de toda pessoa, lugar ou situação que reconhecida ou potencialmente é capaz de causar medo. Isto não é prático nem produtivo. Se tentar se mover de um lugar para outro, sempre pensando que na próxima esquina vai dar de cara com alguma coisa que possa amedrontá-lo, vai ficar paralisado! (Assim agiu Isaque em GÊNESIS 26).
2) Outra maneira de se lidar com o medo é esperar que ele desapareça, mas isso é o mesmo que esperar que a fada madrinha venha nos resgatar. FADA MADRINHA NÃO EXISTE!
3) Felizmente a melhor forma de lidar com o medo é encará-lo e superá-lo! Este é o único método que realmente funciona.
“A maioria dos medos que enfrentamos não está baseada em fatos. Eles são gerados por nosso sentimentos!”
• 60% de todos os nossos temores são totalmente injustificáveis. Nunca acontecem.
• 20% de nossos medos estão calcados no passado, o que está totalmente fora de nosso controle.
• 10% dos medos estão baseados em coisas tão insignificantes que não fazem a mínima diferença em nossas vidas.
• Dos outros 10%, somente 4 a 5% podem ser considerados justificáveis e, ainda assim não podemos nos deixar vencer por eles!
Por pior que sejam, as circunstâncias, não podemos nos enfraquecer. Você não pode controlar o que lhe acontece, mas é totalmente responsável por sua reação àquilo que acontece com você. (JOSUÉ 1:1)
Não se deixe vencer pelos intempéries. O passado já passou e está fora de seu controle. Você é responsável por não permitir que ele controle o seu presente. (JOSUÉ 1:2)
O medo é o juro de um empréstimo que você não fez.
Se você se permitiu desviar da rota por causa do medo, é hora de olhar para seus sentimentos e examinar o que está provocando isso em você.
Compare seu “padrão de pensamento” com os fatos e veja onde eles não encaixam.
Se está se concentrando no passado, caminhe para além dele. Se está se preocupando com coisas pequenas, lembre-se daquilo que é realmente importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário