AS LEIS DO SUCESSO
Quando nos recusamos a “mudar”, acabamos ficando presos!
Fomos criados para mudar. Apenas os objetos inanimados, como roupas, casas e edifícios, não têm capacidade de mudar. Eles saem de moda e ficam inutilizáveis.
Porém, em qualquer momento, em qualquer idade, qualquer um de nós é capaz de mudar!
“O que a lagarta chama de fim do mundo, o homem chama de borboleta!” – RICHARD BACH, escritor norte-americano
“Mudar” nem sempre significa fazer o oposto. Na verdade, na maioria das vezes significa acrescentar algo ao que já existe ou ajustá-lo ligeiramente. Quando somos requisitados a mudar – principalmente por Deus – quase sempre continuamos indo na direção do mesmo objetivo, mas de maneira um pouco diferente.
Ao recusarmos “cooperar” com a mudança que Deus está nos pedindo, construímos cadeias que nos apertam e restringem.
A Bíblia fala de um homem que tinha um alvo, mas que por falta de suscetibilidade às mudanças, “aprisionou-se” e não obteve sucesso (GÊNESIS 11:31-32).
Não podemos e não devemos deixar que a maneira como estamos “acostumados” a fazer as coisas interfiram nas oportunidades que Deus nos está providenciando hoje.
Não há nada mais constante do que a mudança!
Até a mais preciosa das pedras – o diamante - precisa ser cinzelada e lapidada para alcançar seu melhor brilho.
Não termine como o concreto – misturado com tudo e permanentemente fixo.
Podemos decidir como reagiremos à maioria das situações.
Permaneça flexível e saiba que nosso Deus nos orienta, ajusta, move e corrige. Ele está sempre trabalhando para nos levar à perfeição.
Vamos aprender algumas “lições” sobre transformação com o bambu :
1) Vem o vento, a tempestade, o tufão e o terremoto, não importa. O bambu não se dobra, apenas curva-se momentaneamente e logo retorna à sua posição original, reta e digna.
Por não oferecer resistência, o bambu não se quebra quando a intempérie o atinge.
Deixe passar as intempéries de sua vida, seja maleável na vida e logo que possível retome sua dignidade.
2) O bambu possui raízes enormes, profundas, tão grandes quanto sua altura. Ao ser plantado, o bambu demora anos construindo suas raízes para que só depois apareçam o caule, as folhas. A base tem que estar firme e forte antes de se ganhar o mundo exterior.
Ou seja, o crescimento não se dá só em aparência, há uma enorme raíz que sustenta e alimenta a alma do bambu. Aumente suas raízes, aprofunde-as. Não seja tão superficial. E tenha paciência para aguardar que suas raízes estejam prontas.
3) O bambu, de caule lenhificado e longo, não perde energia e tempo na vida criando inúmeros, longos e complicados galhos. Sua leveza permite um crescimento rápido, para o alto. As folhas excessivas logo se desprendem (retornam) ao solo.
Então perca menos tempo e energia com tantas folhas e galhos desnecessários. Com certeza sua vida está cheia de galhos enormes...e milhares de galhos pequenos e bobos que apenas servem para envergar o seu tronco, sua alma.
Essas três lições podemos avaliar na vida do sucessor de Tera, seu filho Abrão ao ser “convocado” por Deus a mudar, como mostra o texto de GÊNESIS 12:1-3.
1)Deixar aquilo com o que ele estava acostumado – o conforto da terra que ele já conhecia, mudando-se para um novo lugar, dobrando-se diante do desafio (tua terra - vs. 1a)
2)Ter raízes [maturidade/estrutura] suficiente para avançar para fora dos domínios que lhe ofereciam segurança (tua parentela - vs. 1b)
3)Não gastar energia com detalhes e prosseguir para além do seu “mundinho”, pois aqui muitos fracassam aprisionados (casa de teu pai vs. 1c)
NÃO TENHA MEDO DAS MUDANÇAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário