.

.

.

.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

.: ENCARANDO OS FATOS DE FRENTE! :.

Topo_Perola

Se queremos verdadeiramente alcançar o sucesso, precisamos sair do estado de negação e enfrentar o que não está funcionando em nossas vidas!

Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados” – ALDOUS HUXLEY, escritor inglês

A nossa atitude é o que determinará quanto aproveitaremos do sucesso!

Pessoas bem-sucedidas são aquelas que prestam atenção aos sinais e tomam atitudes apropriadas, não importando quão desconfortável e desafiadora a situação seja!

090821barretos_f_009

Boa parte da situação financeira que vivemos atualmente – hoje – (boa ou má) se deve a perdas e ganhos granjeados no passado.

Cada uma daquelas situações nos impulsionou até o dia de hoje.

Enfrentar o que não está indo bem, significa tomar decisões NEM SEMPRE agradáveis, ter mais autodisciplina, arriscar-se a que não gostem de você, exigir respeito em vez de se acomodar a um relacionamento abusivo.

É como “pegar o touro à unha”!

Muitas vezes para evitar esse desconforto, toleramos situações perturbadoras e dolorosas!

Muitas vezes não só convivemos com elas como também as escondemos, “maquiadaspor trás de mitos, pontos de vista largamente aceitos e chavões.

Na maioria das vezes nem percebemos que estamos “negando” ou fugindo.

Eventualmente nós até inventamos razões paraexplicarpor que algo que não estava funcionando voltou à ativa, ignorando que, quanto mais cedo reconhecermos que a situação está ruim e precisa ser corrigida, menos dolorosa será a solução do problema!

Essa atitude facilitaria a resolução dos problemas e o estabelecimento de uma relação mais honesta e saudável com todos os envolvidos!

Por isso é fundamental superar o processo da negação!

Pessoas de sucesso são mais racionais e menos emocionais e, preferem enfrentar a situação do que escondê-la ou negá-la.

Não tem o hábito de “ajeitar” os números para que fiquem mais agradáveis aos olhos.

Elas pensam em termos práticos a respeito de cada assunto.

Buscam ver – nas perdas ou nos ganhos – qual a relevância que cada um deles teve na sua trajetória.

Estar disposto a enfrentar o que está acontecendo melhora a nossa capacidade de reconhecer as situações ruins e decidir o que fazer a respeito delas.

Muitas vezes, a negação se baseia na idéia de que alguma coisa ainda pior pode acontecer, caso a pessoa pare de negar e entre em ação. Trocando em miúdos : TEMOS MEDO DE ENFRENTAR OS FATOS!

Um caso que nos exemplifica isso (MATEUS 14:13-21) :

Ao encarar os fatos, a situação, os discípulos preferiram agir na defensiva, passando adiante a responsabilidade [O LUGAR É DESERTO] : “Tento me manter longe dos problemas!” (vs. 15a)

Buscaram fazer de sua atitude algo comum, aceito como padrão [É TARDE, LIBEREMOS O POVO] : “Estou fazendo o que todo mundo faz!” (vs. 15:a)

Tinham um problema nas mãos, mas não tinham coragem de buscar solucioná-lo [DEIXE QUE O POVO ARRUME COMIDA PARA SI] : “Deixemos assim eesperemosque o problema se resolva sozinho!” (vs. 15b)

Alegaram não ter recursos, condições de lidar com o caso [TEMOS SÓ 5 PÃES E 2 PEIXES] : “Não tem jeito! Tenho que trabalhar muito pra dar certo na vida!” (vs. 17)

Jesus por Sua vez enfrentou os fatos de imediato (vs. 16a)

Fez um levantamento do que tinha em mãos (vs. 16b)

Organizou e quantificou a situação (vs. 18-19)

Quanto mais cedo você enfrentar as situações desconfortáveis, maiores serão as chances de resolvê-las!

Assinatura (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário