.

.

.

.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

.: SENDO ACESSÍVEL–COMUNICAÇÃO COM EMPATIA! :.

Topo_Perola

Uma das formas mais práticas e fáceis para sesabotarum casamento é através da comunicação, ou da falta dela!

É fácil dizer “eu te amo” – afinal de contas são só 3 palavras curtas.

Infelizmente essa palavra só assume seu verdadeiro valor e significado quando há uma ação verdadeira e concreta por trás dela.

Somos aportade acesso para a felicidade daqueles que amamos!

porta_aberta

Os atos falam mais alto do que as palavras, a INEVITAVELMENTE corroboram aquilo que nossas palavras dizem!

A habilidade de falar e de ouvir são dois dos dons mais profundos que Deus deu à humanidade. Os animais não se sentam em torno da lareira para relembrar o que aconteceu há cinco anos ou discutir suas expectativas para o futuro!

A comunicação falada (oral) é o fundamento de toda a cultura humana.

A comunicação é a alma que mantém um casamento nasestações alegres, vivas e quentes” – primavera e verão!

Falar e ouvir – parece tão simples. Se é assim, então por que, ao responderem em uma pesquisa à pergunta : “Por que seu casamento fracassou?”, 80% dos indivíduos divorciados respondeu : “Eu o(a) amo, mas falta de comunicação!”

Melhorar a comunicação com o cônjuge está emdesenvolver o poderde ouvir com empatia. Empatia significa entrar no mundo da outra pessoaser acessívelprocurar se pôr no lugar dela e ver o mundo pela perspectiva dela.

É procurar entender o que o outro está experimentando – seus pensamentos, sentimentos e desejos sem retaliá-lo ou condená-lo!

Ouvir com empatia encoraja outras pessoas a conversarem, porque elas sabem que serão ouvidas!

Façamos um pequeno teste : Como tem sido minha forma de ouvir?

Egocêntrico (ver a conversa pelos nossos próprios olhos).

Empático (ver a conversa pelos olhos do nosso cônjuge).

Quem ouve com empatia se aproxima de TODA conversa com atitude de QUERER entender a outra pessoa!

Quero saber do que se passa no coração e na mente do meu cônjuge; quero participar das alegrias e das tristezas dele (a).

Viver de modo egocêntrico é loucura : “O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.” (PROVÉRBIOS 18:2 NVI).

O egocêntrico tende sempre a dizer que o outro é sempre culpado!

Por exemplo, quando Deus perguntou a Adão : ”Quem te fez saber que estavas nu?”... Ao que ele prontamente respondeu, transferindo a culpa : “A mulher que me destes por esposa!”

E NÓS, COMO TEMOS AGIDO?

Assinatura (2)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

.: DE QUE TRANSBORDA O NOSSO CÁLICE? :.

Topo_Perola

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.” (LUCAS 6:45 NVI)

40702

Quando se esbarra em um cálice cheio, ele só pode derramardo conteúdo que tem dentro de si. Se o conteúdo for bom, o cálice transbordarávirtude e bênçãos, porém se for mau contaminará os que estiverem à sua volta.

O cálice de muitos está cheio de rancor, ódio, extremismo, radicalismo religioso, revolta, dureza, frustração, insegurança, logo não há aquilo que “liberam” fazer bem. Demonstrar amor, fala de amor!

É muito fácil dizer “eu te amo” – a final de contas, são só três palavras curtas e “batidas” – porém essa frase só assume seu verdadeiro significado e sentido quando há uma ação verdadeira e genuína por detrás dela.

Infelizmente esquecemos de demonstrar com a mesma freqüência aquilo que dizemos sentir! Hoje não falta tempo para as pessoas, mas sim coração. Tem sido desprezada a importância da proximidade, do toque, do cuidado para com o semelhante.

Ninguém em sã consciência espancaria ou esbofetearia a si mesmo diante de um espelho! Mas tem sido muito fácil agir com dureza com nossos semelhantes! Amarás o teu próximo como a ti mesmo (MATEUS 19:19b NVI)

O QUE TRANSBORDA DO NOSSO CÁLICE QUANDO

Quando alguém faz uma manobra insensata ou errada no trânsito em nossa frente, ou então rouba a nossa vaga no estacionamento. Quando alguém fala mal de nós. Quando alguém combate ou retalia a nossa fé, ou então fala mal de nossa igreja. Quando alguém resiste ou não aceita nossas palavras e idéias, ou então nos confronta por algo que nós defendemos. Em suma, quando alguém se opõe a nós! Qual é o conteúdo que tem transbordado do nosso cálice?

O tempo está correndo e as areias da nossa ampulhetavidaestão caindo, tempo esse que não podemos recuperar.

Está na hora de avaliarmos nossos conceitos e princípios e ver se realmente temos vivido aquilo que falamos, se temos feito aquilo que dizemos crer.

Vale lembrar as sábias palavras inspiradas do Apóstolo Paulo, onde ele afirmou que podemos ter toda capacidade, mas que sem amor sófazemos barulho (1 CORÍNTIOS 13:1).

Que podemos ter todo poder do mundo, mas que sem amor não somos nada (1 CORÍNTIOS 13:2).

Que podemos ser os mais bondosos possíveis, mas que sem amor nada do que fazemos terá valor algum, ou seja tudo o que fazemos é pura perda de tempo (1 CORÍNTIOS 13:3).

Nossa base para tudo deve ser o amor! Peçamos a Deus que nos ajude na árdua tarefa de encher o nosso “cálice” com amor, a fim de que possamos transbordar esse tão precioso conteúdo sempre, esse que é o vínculo da perfeição, para que em TODAS as nossas ações possamos ser movidos e influenciados por ele. “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (COLOSSENSES 3:14 ACF).

Assinatura (2)

.: CUIDANDO DAS PALAVRAS QUE PROFERIMOS! :.

Topo_Reflexao

"Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de "louca"." (1 CORÍNTIOS 1:21).

Deus em Sua Palavra diz a mensagem que anunciamos é LOUCA e não AGRESSIVA, ACUSADORA, RETALHADORA, CONDENADORA! Muitos "cristãos", ou que pelo menos se dizem cristãos, esquecem que a Mensagem da Cruz condena o erro e busca salvar até o último instante quem errou.

palavras

Jesus nunca chamou ninguém de palhaço, perturbado, ou qualquer outro termo pejorativo que muitos crentes tem usado em seus comentários por aí à fora. Como alguém que não conhece Jesus vai conhecê-LO se o que vê são atitudes e palavras carregadas de ódio religioso? AS PESSOAS CONHECEM JESUS NA MEDIDA QUE VÊEM ELE EM NÓS AMADOS IRMÃOS!

Preguemos a Palavra, pura e simples que o Espírito Santo se encarregará de cumprir Seu santo e poderoso papel de convencer a respeito do erro (Vide JOÃO 16:8).

"Como,porém,invocarão aquele em quem não creram?E como crerão naquele de quem nada ouviram?E como ouvirão,se não há quem pregue?" (ROMANOS 10:14).

Portanto façamos o que Jesus nos mandou, ir pelo mundo e pregar o Evangelho, orar por aqueles que nos perseguem, libertar os cativos, apregoar o Ano aceitável do SENHOR e abrir os olhos dos cegos.

AME COMO JESUS AMOU. CHEGA DE SANTARRÕES RELIGIOSOS!!PRECISAMOS DE PESSOAS QUE COMO JESUS SAIBAM AMAR INCODICIONALMENTE!

DENFENDER SUA FÉ É UMA COISA; OFENDER OUTRAS PESSOAS É ALGO BEM DIFERENTE!

PALAVRAS OFENSIVAS JAMAIS LEVARÃO NINGUÉM A CRISTO!

Assinatura (2)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

.: ZERANDO A CONTA!! PREPARANDO-NOS PARA O SUCESSO! :.

Topo_Perola

O sucesso acontece quando a preparação encontra a oportunidade! Portanto, preparemo-nos e fiquemos atentos ao que acontece no mundo e ao nosso redor!

Se nossa intenção é realmente alcançar o sucesso, primeiramente precisaremos ZERAR O NOSSO PASSADO!

professora_quadro_negro

Não importa quanta se ganha, mas como se administra o que se ganha (Vide PROVÉRBIOS 21:20)

É necessário limpar situações que não farão mais parte do nosso futuro, para que não fiquemos presos a elas sem conseguir ir para frente.

É fundamental dar uma guinada de 180 graus em nossa atitude mental e emocional!

Se, por falta de experiência, ao longo dos anos tomamos empréstimos, assumimos compromissos que não conseguimos saldar e acumulamos um histórico indesejável de inadimplência, precisamos assumir uma postura perante nós mesmos, nossa família e a sociedade para que possamos noslivrar dessas correntes, que por tanto tempo nos escravizam, tirando de nós o sono e a paz de espírito.

Enquanto não nos livrarmos dessas amarras – sejam elas quais forem – continuaremos presos ao passado e não conseguiremos progredir.

Muitas vezes vivemos por tanto tempo cativos de certos procedimentos que até já nos habituamos, aceitando tais práticas como algo normal!

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá TODAS as batalhas.” – SUN TZU, escritor de Arte da Guerra.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (ROMANOS 12:2 NVI)

AbandonandoANTIGOS CONCEITOS : Se nossa intenção é independência financeira, além de zerar as pendências, precisamos abandonar alguns conceitos falsos do passado e superar alguns “traumas” complexos armazenados em nossa mente, que muitas vezes carregamos conosco desde a infância. Não há mudança em nossa vida sem mudança de conceitos!

Será necessário vencer barreiras emocionais – reais ou imaginárias – pois não vemos o mundo como ele é, mas sim como nós somos!

Vivemos condicionados a certos padrões mentais (Vide PROVÉRBIOS 23:7a), conceitos e imagens criadas e alimentadas por nós mesmos acerca de nós e do mundo ao nosso redor!

Podemos dizer que cada ser humano possui potencialmente tanto a miséria quanto uma fonte inesgotável de riquezas em seu interior. Crescerá, expandirá e se manifestará a que for mais intensamente estimulada. Em suma, prevalecerá a “crença” que ele alimentar (Lei da Semeadura – Vide GÁLATAS 6:7b).

Vejamos um caso bíblico (Vejamos MARCOS 8:14-24) :

-Tinha um problema não resolvido que o estava afligindo (vs. 17-18a)

- Tentou resolver de forma superficial o problema sem tratar da causa verdadeira (vs. 18b, 21-22)

-Os conceitos antigos daquele pai precisavam ser corrigidos; a conta, o passado precisava ser zerado (vs. 23-24)

Assinatura (2)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

.: QUALIFICANDO A VIDA DENTRO DE CASA!! :.

Topo_Perola

NOSSA LÍNGUA TEM SIDO INSTRUMENTO PARA CURAR OU PARA FERIR?

A qualidade dentro de nossa casa, principalmente da vida conjugal, é determinada por aquilo que falamos um para o outro!

Existe um provérbio chinês que diz o seguinte : Pense antes de falar, mas não fale tudo o que pensar!”

Em PROVÉRBIOS 18:21, entendemos que podemos desenvolver a “psicologia” de vida ou de morte dentro de nossa casa e, em PROVÉRBIOS 21:23, diz que podemos provocar angústia na alma se não cuidarmos aquilo que falamos!

NewUrb_DoceLar

Uma palavra pode destruir um relacionamento que seria cheio de alegrias e prazeres!

Uma rápida avaliação : Será que podemos chamar nossa casa deLAR DOCE LARcom base nas palavras que dizemos dentro de casa?

Palavras são sementes que lançamos na vida das pessoas. E vale lembrar que a Lei da Semeadura (GÁLATAS 6:7b) é infalível : o que semeamos, haveremos de colher.

Que tipo de sementes (palavras) você vem semeando em sua família e em seu casamento?

A qualidade da vida em família depende do que é falado no lar! Nossa motivação depende daquilo que ouvimos!

Um certo marido, antes de sair para trabalhar, foi tomar o café que estava na garrafa térmica. Ao colocar na xícara a dar o primeiro gole, logo percebeu que o café não havia sido adoçado. Mais que depressa, pegou um papel e caneta e deixou sua crítica registrada em um bilhete : O café estava amargo!”

Quando a mulher levantou-se, logo deparou com o bilhete. Então respondeu no mesmo papel : A açúcar está na lata! Adoce-o seu preguiçoso!”

Ações elogiadas tendem a surgir com mais frequência, ações ignoradas ou criticadas tendem a desaparecer!

Assinatura (2)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

.: ENCARANDO OS FATOS DE FRENTE! :.

Topo_Perola

Se queremos verdadeiramente alcançar o sucesso, precisamos sair do estado de negação e enfrentar o que não está funcionando em nossas vidas!

Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados” – ALDOUS HUXLEY, escritor inglês

A nossa atitude é o que determinará quanto aproveitaremos do sucesso!

Pessoas bem-sucedidas são aquelas que prestam atenção aos sinais e tomam atitudes apropriadas, não importando quão desconfortável e desafiadora a situação seja!

090821barretos_f_009

Boa parte da situação financeira que vivemos atualmente – hoje – (boa ou má) se deve a perdas e ganhos granjeados no passado.

Cada uma daquelas situações nos impulsionou até o dia de hoje.

Enfrentar o que não está indo bem, significa tomar decisões NEM SEMPRE agradáveis, ter mais autodisciplina, arriscar-se a que não gostem de você, exigir respeito em vez de se acomodar a um relacionamento abusivo.

É como “pegar o touro à unha”!

Muitas vezes para evitar esse desconforto, toleramos situações perturbadoras e dolorosas!

Muitas vezes não só convivemos com elas como também as escondemos, “maquiadaspor trás de mitos, pontos de vista largamente aceitos e chavões.

Na maioria das vezes nem percebemos que estamos “negando” ou fugindo.

Eventualmente nós até inventamos razões paraexplicarpor que algo que não estava funcionando voltou à ativa, ignorando que, quanto mais cedo reconhecermos que a situação está ruim e precisa ser corrigida, menos dolorosa será a solução do problema!

Essa atitude facilitaria a resolução dos problemas e o estabelecimento de uma relação mais honesta e saudável com todos os envolvidos!

Por isso é fundamental superar o processo da negação!

Pessoas de sucesso são mais racionais e menos emocionais e, preferem enfrentar a situação do que escondê-la ou negá-la.

Não tem o hábito de “ajeitar” os números para que fiquem mais agradáveis aos olhos.

Elas pensam em termos práticos a respeito de cada assunto.

Buscam ver – nas perdas ou nos ganhos – qual a relevância que cada um deles teve na sua trajetória.

Estar disposto a enfrentar o que está acontecendo melhora a nossa capacidade de reconhecer as situações ruins e decidir o que fazer a respeito delas.

Muitas vezes, a negação se baseia na idéia de que alguma coisa ainda pior pode acontecer, caso a pessoa pare de negar e entre em ação. Trocando em miúdos : TEMOS MEDO DE ENFRENTAR OS FATOS!

Um caso que nos exemplifica isso (MATEUS 14:13-21) :

Ao encarar os fatos, a situação, os discípulos preferiram agir na defensiva, passando adiante a responsabilidade [O LUGAR É DESERTO] : “Tento me manter longe dos problemas!” (vs. 15a)

Buscaram fazer de sua atitude algo comum, aceito como padrão [É TARDE, LIBEREMOS O POVO] : “Estou fazendo o que todo mundo faz!” (vs. 15:a)

Tinham um problema nas mãos, mas não tinham coragem de buscar solucioná-lo [DEIXE QUE O POVO ARRUME COMIDA PARA SI] : “Deixemos assim eesperemosque o problema se resolva sozinho!” (vs. 15b)

Alegaram não ter recursos, condições de lidar com o caso [TEMOS SÓ 5 PÃES E 2 PEIXES] : “Não tem jeito! Tenho que trabalhar muito pra dar certo na vida!” (vs. 17)

Jesus por Sua vez enfrentou os fatos de imediato (vs. 16a)

Fez um levantamento do que tinha em mãos (vs. 16b)

Organizou e quantificou a situação (vs. 18-19)

Quanto mais cedo você enfrentar as situações desconfortáveis, maiores serão as chances de resolvê-las!

Assinatura (2)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

.: EQUILIBRANDO A CONVERSA! :.

Topo_Perola

Se QUISERMOS, PODEMOS SEMPRE EQUILIBRAR a situação!

Se a comunicação é a busca da HARMONIA [Proporção, ordem agradável à vista, conformidade, paz, amizade, coerência] entreouvir e falar”, então não basta ser apenas um bom ouvinte, é preciso equilíbrio sábio no falar!

É fundamental saber o momento de ouvir e o de falar também!

o-equilibrio01

A Bíblia diz, em PROVÉRBIOS 18:21, que quando falamos podemos desenvolver a “psicologia” de vida ou de morte onde estamos e, em PROVÉRBIOS 21:23, diz que podemos provocar angústia na alma se não cuidarmos em guardar a nossa boca e a nossa língua.

Há um “poder” enorme no que falamos.

Principalmente para o casal desenvolver um tipo de comunicação construtiva e edificante, é necessário atentar para quatro pontos básicos :

1) O CONTEÚDO – O conteúdo [o assunto em si] tem de ser verdadeiro e edificante. Nem sempre o que é verdadeiro é também edificante. O casal deve falar somente aquilo que edifica, constrói e contribui para o bem comum do lar.

Se a conclusão final vai prejudicar mais do que abençoar, é melhor que não fale (PROVÉRBIOS 30:22). O apóstolo Paulo escreveu : “... Fale somente aquilo que edifica e transmita graça aos que te ouvem(EFÉSIOS 4:29)

2) FORMA – Nunca esqueça : a “maneira” como falamos e o tom que usamos podem mudar o sentido do que pretendemos dizer.

Não basta falar o certo, é necessário falar do jeitoda maneiracerta.

O insucesso de muitos na comunicação está em não saber “como” falar!

3) O TEMPO“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo (PROVÉRBIOS 25:11).

Falar o certo no tempo certo é um dos maiores segredos da comunicação edificante!

4) O LUGAR – Existem situações em que o casal só deve falar quando tiver certeza de que o lugar é próprio e adequado.

Muitas vezes o “bom senso” diz que o melhor lugar seria longe de casa, das crianças, da família.

Renunciar à comunicação verbal ou utilizá-la de maneira insuficiente é desprezar as incríveis possibilidades que Deus permitiu ao ser-humano dentro do relacionamento, principalmente o conjugal.

Somando-se a ela os gestos, é uma das maiores bênçãos da vida a dois.

O importante é o encontro, a oportunidade de colocar-mo-nos juntos do outro, sentindo, juntando a palavra à ação e desfrutando de momentos produtivos e edificantes!

Assinatura (2)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

.: COLOCANDO A “CASA” EM ORDEM! :.

Topo_Perola

Há quem acredite piamente que “arrumar a casa” favorece a resolução de problemas, desafios, oportunidades e relacionamentos.

Quando insistimos em “manter a bagunça” e as “coisas sem utilidade”, limitamos nossa capacidade de provar a solução e a abundância em nossas vidas.

garage

Vejamos alguns exemplos de tarefas que em geral deixamos no limbo :

• Débitos ou compromissos financeiros não pagos (não resolvidos).

• Guarda-roupas cheios de roupas velhas ou que nunca foram usadas.

• Garagem desorganizada, lotada de quinquilharias.

• Recibos e documentos jogados em qualquer lugar, sem organização.

• Talão de cheques sem indicação de gastos ou saldo.

• Gavetas-lixeiras cheias de itens inúteis.

• Ferramentas desaparecidas ou quebradas.

• Sótão cheio de itens inutilizáveis.

• Conta bancária que devia ser encerrada.

• Roupas para consertar e pilhas de itens para analisar e descartar.

• Eletrodomésticos quebrados, à espera de conserto.

• Relacionamentos com ressentimentos não declarados e promessas não cumpridas.

Tal como a bagunça, as pequenas coisas não resolvidas – sejam elas diárias ou não – também prejudicam o nosso sucesso, afinal de contas elas “ocupam” nossa atenção.

O ideal é consertar, substituir, desprezar, resolver tais questões, marcando sempre o que lhe irrita ou preocupa – buscando encontrar solução – não permitindo que isso drene a sua energia.

Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados!” – ALDOUS HUXLEY, escritor inglês

Algumas pessoas atravessam a vida como se tivessem uma grande âncora puxando-as para baixo.

Se conseguissem se livrar desse “peso”, seriam capazes de avançar mais rápido e com mais facilidade para o seu alvo.

Quando não resolvemos algum assunto, a questão continua ocupando espaço em nossa mente, sem pagar aluguel!

Prolongar o mau funcionamento de determinada coisa não vai fazer com que ela funcione melhor!” – CHARLES J. GIVENS, escritor

Colocar em ordem nossa vida é adotar métodos e sistemas que assegurem o êxito e sua manutenção! (Vide Gênesis 41:33-36)

As pessoas de sucesso são mais comprometidas em encontrar as razões do fracasso e rapidamente “resolver” o problema. No caso de José, foi fundamental confiar na direção de Deus (Vide Gênesis 39:1-3, 22-23 e Provérbios 3:21-23)

Assinatura (2)

.: ABRINDO ESPAÇO PARA O NOVO! :.

Topo_Perola

Como já vimos antes, é fundamental “organizar a casa” (Vide ISAÍAS 38:1-3).

Precisamos avaliar a situação a fim de classificar as circunstânciasboaseruinse tomar a decisão de libertar-se da influência do passado na forma de lembranças, lamentações, acusações, sentimentos de perda, comportamentos compulsivos, hábitos ruins e principalmente ausência de disciplina financeira.

Essa atitude é importante, pois muitas pessoas costumam deixar sempre algo em aberto, uma última coisa por fazer, por resolver.

Image12

Precisamos retomar o “projeto” e finalizar o que foi iniciado para que nos sintamos livres para o novo.

Conseguimos atender apenas a um determinado número de coisas ao mesmo tempo – e, cada promessa, acordo ou item requer atenção, e acabamos tendo menos espaço para as oportunidades que surgirão.

Precisamos compreender que forças do passado de fato atuaram em nosso comportamento, aproveitando o que ébom”, abandonando o que for ruim.

Foi assim com José, filho de Jacó : deixou o que era mau para trás e pode aproveitar as oportunidades que surgiram (Vide Gênesis 41:51-52).

Essa atitude de José lhe permitiu fazer importantes mudanças na direção de suaindependência” – não só financeira, mas em todos os aspectosauxiliando-o no trato com dinheiro, posses, vidas, reforçando disciplinas que o ajudaram a ser vitorioso.

Ao identificar as coisas ruins, reunimos forças para evitar as situações e comportamentos que provocaram perdas e derrotas!”

Assinatura (2)

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

.: EU TENHO “OUVIDO” COM ATENÇÃO?! :.

Topo_Perola

A maioria das pessoas tende a ouvir o que quer escutar e a olhar o que quer ver : a percepção é altamente seletiva, e a interpretação das mensagens costuma ser bastante personalizada.

Isso faz com que a mensagem da pessoa seja, com freqüência, recebida de maneira diferente da intenção com que foi enviada.

listen

Ouvir com total atenção significa dizer ao cônjuge claramente, como você interpretou a mensagem que ele enviou.

CARACTERÍSTICAS DO OUVINTE DOENTIO :

Não estimula a honestidade e transparência.

Nega o valor do sentimento, tornando-se defensivo e agressivo, bloqueando a comunicação.

Tem o hábito de oferecer solução pronta antes que o interlocutor termina de falar. Ela reclama : “Trabalhei muito hoje, estou cansada!” Ele responde : “A cama está ali, por que ainda não foi deitar então?

Sempre propõe a mudança da outra pessoa; nunca dela mesma, afinal de contas ela está sempre com a razão!

Não merece confiança, pois costuma divulgar informações que lhe foram confiadas em particular.

A escuta atenta demonstra aceitação e faz a conversa fluir mais facilmente.

Vejamos alguns conselhos práticos que podem nos ajudar muito da árdua tarefa da comunicação :

O sábio sempre ouve antes de responder (Vide Provérbios 18:13)

Nunca seja apressado no falar, mas sempre fale de tal forma que seja possível compreender o que você está dizendo (Vide Tiago 1:19)

Não faça uso do silêncio; isto pode e vai frustrar seu cônjuge. Explique sempre o por que de não querer falar naquele momento.

É possível discordar sem brigar. Evite responder com raiva. Se esforce e use respostas brandas (Vide Provérbios 14:29 e 15:1)

Evite a implicância (Vide Provérbios 10:19)

Não critique a outra pessoa, ainda que te ataquem, não critique! (Vide Romanos 12:17)

Assinatura (2)

.: AFINAL DE CONTAS, SOMOS BONS OUVINTES? :.

Topo_Perola

Uma das maiores reclamações – principalmente por parte das mulheres – é : “Meu cônjuge não sabe me ouvir!

Logicamente, se Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, é para ouvir mais e falar menos.

conversar_classe1_41011016152406

Não basta apenas escutar; precisamos aprender a escutar com atenção e dedicação para que possamosouvir (Vide Tiago 1:19).

Qualquer pessoa sente-se importante e valorizada quando nos dedicamos a escutá-la com atenção (ainda que pareça enfadonho e cansativo o que ela diz). Isso é ouvir.

Escutar é fácil, é uma função dos ouvidos, mas ouvir é algo que se faz com o coração!

Saber conversar é buscar harmonia entre o falar e o ouvir.

Para ser um bom ouvinte, antes de mais nada, é ter certeza de captar corretamente o significado do que a pessoa está dizendo!

Na comunicação, o processo de enviar e receber mensagens nem sempre é simples : as distorções acontecem com freqüência, dando origem aos mal-entendidos que complicam a vida do casal.

No caminho percorrido pela mensagem, várias distorções e muitas interrupções. Segundo estudos, escutamos metade do que é dito, prestamos a atenção na metade desta metade e nos recordamos da metade de tudo isso.

Assinatura (2)

.: OUVIR O QUE "PRECISAMOS" E NÃO SÓ O QUE QUEREMOS :.

Topo_Reflexao

Na atualidade as pessoas se acostumaram a ouvir aquilo que querem, ou seja, o que lhes agrada e fazendo isso, muitas vezes estão negligenciando chances poderosas de crescer em muitos aspectos da vida!

Infelizmente agindo assim, "selecionando o que se quer ouvir", nos tornamos frágeis e reféns de nós mesmos, pois toda vez que o que nos for dito "desafiar" nossospadrões”, entenderemos isso como afronta e provavelmente não saberemos lidar bem com isso, e fugiremos para o “colo” confortável da desculpa e da justificativa agindo como vítimas!

Certa feita Jesus disse que a única solução era o conhecimento da verdade (João 8:32), seja ela qual for e "doa" ela o quanto doer! Sem isso JAMAIS cresceremos!

Se tivermos coragem de enfrentar algum desconforto emocional de ouvir o que "não nos agrada", poderemos identificar as forças que atuaram ou ainda estão atuando em certas áreas de nossa vida nos privando de realizações maiores!

PRONTOS PARA OUVIR (Tiago 1:19), PENSE NISTO!

Assinatura (2)

.: QUERENDO OU NÃO, SOMOS FORMADORES DE OPINIÃO! :.

Topo_Reflexao

Uma das coisas que muitas vezes não percebemos é que somos INEVITAVELMENTE formadores de opinião através do que fazemos!

Infelizmente a falta de consciência sobre isso se deve graças ao dito "FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO!" e "NÃO DEVO SATISFAÇÃO, AFINAL EU SOU O FULANO DE TAL!".

Vale lembrar aos defensores desse adágio popular que o ser-humano é influenciado e aplica quase que inconscientemente os exemplos visuais!

O apóstolo Paulo enfatiza isso (Romanos 14:21 e 1 Coríntios 8:13). Cada um é responsável pelas escolhas que faz, mas isso não nos isenta de pensar muito bem antes agirmos a fim de não levarmos os que nos "assistem" a cair!

As críticas naturalmente surgem, porém temos que avaliar a "razão" por detrás dela, o que está produzindo e acentuando tais críticas, não serão por acaso nossas ações?!

AO INVÉS DE PROCURAR CONFORTO NAS JUSTIFICATIVAS, VAMOS AVALIAR COMO TEMOS AGIDO E BUSCAR NOS CORRIGIR O QUANTO ANTES, NÃO IMPORTA QUEM SOMOS OU O CARGO QUE OCUPAMOS!

CUIDADO pois nem sempre as “máximas” falam a verdade absoluta… OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS!

Assinatura (2)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

.: FAZENDO UM INVETÁRIO DE MIM MESMO? :.

Topo_Perola

Se formos diligentes, conseguiremos alcançar nossas metas e realizar nossos sonhos.

Olhar para trás jamais vai mudar o que aconteceu, mas poderá nos ajudar a compreenderse tivermos coragem de enfrentar algum desconforto emocionalao recordar ou identificar as forças que atuaram ou ainda estão atuando em certas áreas de nossa vida.

AutoconhecimentoA princípio parece difícil ficar avaliando observações sobre si mesmo, mas elas são tão valiosas que a tendência é agradecer a oportunidade de mudar o que não está dando certo.

Nenhum de nós pode mudar o que já aconteceu, mas todos nós podemos mudar o amanhã!” COLIN POWELL, secretário de Estado no governo de George W. Bush

É preciso deixar o passado para trás – e bem resolvido – de modo a poder abraçar um futuro de sucesso!

Sem um enfrentamento realista do nosso passado, todo esforço de mudança pode redundar apenas em frustração.

É interessante fazer um INVENTÁRIO DE VIDA, um resumo da nossa história e de nossas realizações, uma verdadeira auditoria, mas sem nenhum sentido de condenação ou culpa!

O objetivo desta tarefa é conhecermos a nós mesmos e enfrentar a verdade a respeito daquelas forças e circunstâncias que influenciaram nossa vida até o dia de hoje!

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.“ (João 8:32 NVI)

Circunstância Igual, Reações Diferentes : Pensemos a respeito de nossas origens, na vida pessoal, profissional e tudo o que isso provocou em termos de influência em nossas vidas até aqui.

Uma vez de posse deste INVENTÁRIO, precisamos assumir o controle de nosso destino e “fazer escolhas diferentes” daquelas que no passado nos levaram até aqui, permitindo-nos evitar daqui em diante situações e comportamentos que provocaram perdas e derrotas!

“Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará.” (Provérbios 4:10-12 NVI)

Assinatura (2)

.: A ATITUDE DE HOJE DETERMINA O PONTO QUE ATIGIMOS AMANHÃ! :.

Topo_Perola

Todos querem alcançar bons resultados, seja nos negócios, na vida familiar ou pessoal.

objetivos

Existe apenas uma palavra que determinará se termos sucesso nessas áreas : ATITUDE.

Um dos segredos da vida vitoriosa de José filho de Jacó, era a sua atitude correta sobre a influência do presente, do passado e do futuro.

Apesar das situações adversas, ele perseverava nos propósitos que acreditava que eram adequados para ele.

José avaliava continuamente as mudanças necessárias para alcançar o seu propósito de vida, não deixando que o seu passado o imobilizasse, nem que o seu presente fosse desperdiçado, pois acreditava em um futuro melhor!

Em virtude das frequentes e rápidas mudanças, organizar-se, planejar, poupar e construir um patrimônio são os testes mais difíceis na vida nos dias de hoje.

Ainda assim, podemos, se quisermos (Vide ISAÍAS 1:19), alcançar o ponto de equilíbrio, a partir do qual conseguiremos conquistar um futuro próspero e abundante.

Assinatura (2)

.: COLOCANDO A CASA EM ORDEM! :.

Topo_Perola

Todos enfrentam problemas e situações adversas na vida, porém é preciso identificar os problemas que nos incomodam. O ponto de partida sempre é a pessoa e as circunstâncias que a estãoenvolvendo!

Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto.” (Provérbios 22:29a ACF)

DILIGÊNCIA - Presteza em fazer alguma coisa; zelo, aplicação, dedicação, empenho. É necessário esforço, trabalho e principalmente disciplina!

planejamento02

Com base nisto, é preciso REAVALIAR A VIDA (Passado) : Classificar o que ocorreu de bom e de ruim, compreendendo as forças que atuaram até agora em nossa vida, preparando-nos para uma mudança total na área de nossa vida em questão!

Posteriormente, precisamos LEVANTAR A SITUAÇÃO ATUAL (Presente) : Analisar com realismo e aceitação para planejar uma mudança possível. Tomando consciência do que já foi deixado para trás e contando com aquilo de que hoje dispomos para avançar, agirmos imediatamente.

Na última fase, iremos CONSTRUIR O MELHOR PARA NÓS (Futuro) : Construir o futuro, não esperar acontecer! Para poder agir imediatamente, sem perder o rumo, precisamos projetar um futuro melhor e alcançável!

Se a mesa desorganizada é sinal de uma mente desorganizada, qual é o significado da mesa limpa?” – LAURENCE J. PETER, educador e administrador canadense

Para obtermos sucesso, precisamos seguir à risca o Ciclo da Finalização :

DECIDA –> PLANEJE –> COMECE –> CONTINUE –> TERMINE E APERFEIÇOE

ARRUMAR A BAGUNÇA, NOS LEVA A ACABAR COM A CONFUSÃO!

Assinatura (2)

sábado, 4 de agosto de 2012

.: SENDO MAIS PRODUTIVO PARA O REINO :.

Topo_Perola

[Preparando discípulos]

Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir.” (Marcos 3:24-25 NVI)

Um dos maiores segredos para sermos mais produtivos é estarmos todos nos mesmo espírito, ou seja, todos trabalhando em prol do bem comum – falando a mesma língua; deixando seus interesses pessoais de lado em favor do Reino de Deus!

A palavra executivo vem de "executar". Não é o bastante "estar" ocupado (*), mas devo executar corretamente planos e procedimentos para que eu produza os frutos (**) e resultados desejados.
Eu quero produzir mais do que estou acostumado e me engajar em atividades que trarão crescimento para a glória de Deus e para aqueles com quem estou trabalhando.

Ser "produtivo" nos padrões de Deus é entender o conceito vigoroso de time (equipe). É ajudar as pessoas a identificar o propósito de Deus para suas vidas e, permitindo que elas nos ajudem nesse processo de descoberta e crescimento.

É seguir a sinergia - esforço coletivo - que vem de uma equipe de trabalho quando todos têm a chance de comunicar e compartilhar sua criatividade em prol do objetivo comum (o Reino), numa atmosfera aberta, livre de autoritarismo (***).

Nosso maior objetivo e propósito é restaurar a imagem de Deus nas pessoas, começando por nós mesmos. O maior obstáculo não é propriamente os métodos, mas sim a nossa disposição de encará-los como objetivos.

Não podemos deixar disciplinas excelentes ganhar excessiva relevância, transformando-se num alvo vazio, com um fim em si mesmo. (O Jejum, a oração, etc.)

Não podemos nos acomodar, temos de buscar crescer e amadurecer sempre (2 PEDRO 3:18), pois a palavra discípulo quer APRENDIZ.

Diferente disto, não adquirimos uma visão mais ampla da fé e da vida cristã; não temos perspectivas de ampliar nosso potencial e nossas responsabilidades, além de não alcançarmos patamares maiores e mais satisfatórios!

(*) LUCAS 10:40 - Marta estava ocupada, porém não era produtiva.

(**) JOÃO 15:4-5 - Nossa produtividade está diretamente ligada à nossa comunhão, nosso relacionamento com Deus, ou seja, com aquilo que diz Sua Palavra.

(***) ATOS 13:1-3 - Como um "time" eles trabalhavam juntos em favor do Reino.

Assinatura (2)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

.: O QUE IMPEDE A NOSSA COMUNICAÇÃO? :.

Topo_Perola

Muitas vezes não há desenvolvimento de diálogo por causa de alguns obstáculos :

casal-brigandoINTERNA

NATUREZA HUMANA COMPLEXA – Cada um de nós traz dentro de si estranhos mistérios que nem sempre são decifráveis. É interessante que, quanto menos nos compreendemos, mais precisamos ser compreendidos!

RACIONALIZAÇÃO – Ainda que vital e indispensável , muitos procuram fugir dele. Cada um ou ambos buscam evitar as possibilidades de encontrar-se, não apenas um com o outro, mas principalmente consigo mesmo, ou seja a responsabilidade de dar o primeiro passo!

HERANÇAS FAMILIARES E EDUCACIONAIS – Aqui, tanto como em outros “terrenos”, o exemplo é fundamental!

Só haverá sucesso no diálogo se o casal permitir que alguns princípios sejam mantidos como reguladores do processo :

HUMILDADE – disposição para reconhecer erros e deficiências.

PACIÊNCIA – capacidade de identificar e romper com os obstáculos!

CONSTÂNCIA – vontade de quem deseja insistir para aceitar, não por teimosia, mas por comprometimento, com o projeto estabelecido, que tem agora caraterística vital de ser um projeto a dois.

SIMPATIA – julgar e avaliar o comportamento do outro(a), vendo nele objeto do próprio amor e o penhor de sua própria felicidade!

OPORTUNIDADE – criar oportunidade como demonstração da importância e do desejo do diálogo não apenas como uma mera obrigação ou dever!

Assinatura (2)