- Mudando de canal, assumindo a visão de Deus -
“Ninguém consegue ir além do conceito que tem de si mesmo; a única coisa que pode fazer é substituí-lo! Conceito pessoal é a impressão que temos de nós mesmos como seres-humanos!”
“O que fazemos, e o que nos permitimos viver, refletem aquilo que somos e em que estamos pensando!” (Provérbios 27:19). Em resumo, aquilo que absorvemos tende a dirigir nossa vida.
O conceito que temos de nós mesmos além de definir o nosso valor próprio, consiste na visão que temos de nós mesmos, o que esperamos alcançar e na reputação particular que temos de nós mesmos. Ele é “o jogo” que está acontecendo neste momento, ou seja, “o programa” que toma a maior parte da tela. Ele prende a maior parte do nosso interesse. O nosso valor próprio determina quais “canais” e “programas” nos permitimos assistir.
O conformismo amordaça pessoas fascinantes! O conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar as dificuldades e intempéries, barreiras sociais e físicas! O conformista é aquele que vive amordaçado dentro de si mesmo, ainda que sua língua esteja livre para falar!
O conformista é aquele que vive acorrentado, mesmo que suas pernas estejam soltas; vive asfixiado, ainda que seus pulmões estejam abertos! Existem várias armadilhas mentais construídas clandestinamente ao longo do processo de formação da personalidade humana!
Recebemos toda espécie de “informação em relação a nós mesmos”; algumas positivas e outras negativas. Se não aprendermos a rejeitar as “mensagens negativas”, a tendência perigosa será aceitá-las como verdade absoluta!
Somos filhos de Deus, porém nem sempre nos vemos assim. O conceito que temos de nós mesmos está relacionado àquilo que costumamos pensar sobre nós mesmos e, isso amplia ou restringe nossa capacidade latente – potencial! A partir de cada semente de pensamento, o conceito que temos de nós mesmos aponta na direção de nosso mais elevado potencial ou nos afasta dele! Infelizmente, a maioria das pessoas resigna-se a vidas muito abaixo daquilo que Deus tem para elas justamente por seus padrões de pensamento. Para algumas, a insegurança se manifesta no casamento; para outras nas finanças; para outros na saúde comprometida por uma enfermidade; para outros num vício e para outros na vida como um todo! Como resultado, em vez de trabalharem para crescer e avançar, elas ficam patinando na abordagem da vida que se concentra em coisas como “vamos indo”, “se Deus quiser”, “vou fazer de conta que está tudo bem”, dentre outras. Todo o crescimento duradouro começa com mudanças em nossas imagens mentais, as quais se espalham para o lado de fora, criando mudanças permanentes em nossas condições externas! (vide Romanos 12:2)
Vejamos um caso bíblico conhecido, descrito em 2 Reis 6:14-17.
1) Por mais difícil que pareça a situação, ainda assim devemos lembrar dAquele que é conosco. Assim como esse rapaz, muitas vezes já vimos as maravilhas de Deus, porém ao nos depararmos com uma dificuldade, muito facilmente esquecemos de tudo aquilo que já vimos Deus fazer (vs. 14)
2) Quando surge a dificuldade, vemos qual o tipo de “mente” que temos; diante da adversidade, a pergunta do servo de Eliseu foi imediata : “o que faremos”. Nós NUNCA faremos nada, mas Deus através de nós é que faz as coisas. A nós cabe APENAS confiar nas Promessas da Sua Palavra a nosso respeito. (vs. 15)
3) Precisamos ACIMA DE TUDO manter uma visão correta, positiva, ou seja, uma perspectiva das coisas – enxergar as coisas conforme Deus enxerga – assim como foi Eliseu, que mesmo vendo as dificuldades, viu ANTES DE QUALQUER COISA a sua vitória. Um quadro semelhante se deu com o pequeno Davi diante de Golias. E conosco, como têm sido, como vemos as adversidades que se põem em nosso caminho? (vs. 16)
4) Muitas vezes o que realmente precisamos é reprogramar a nossa mente. Precisamos no bom sentido, trocar de canal, passando a pensar como Deus pensa. Enquanto a mente/visão do servo de Eliseu não mudou, Deus não pode realizar o milagre. Muitas vezes precisamos fazer a mesma oração que fez Eliseu, a fim de que Deus abra os nossos olhos. Quando nos permitimos assumir a visão de Deus para nossa vida, ela nos livra de qualquer impedimento à frente, ao lado ou em cima de nós, tirando todo "conforto" ou receio que possa bloquear o nosso caminho! (vs. 17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário