– Deixando o passado para trás –
Muitas vezes em nossas vidas, mesmo com Deus, não avançamos, não progredimos, pela dificuldade de “deixar as coisas para trás” e prosseguirmos confiantes naquilo que Deus nos promete : “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante” (Filipenses 3:13 NVI).
Muitas vezes estamos passando por momentos difíceis, complexos, em que nos sentimos sozinhos, às vezes sem forças, sem saber o que fazer, perdidos por assim dizer, como alguns dizem “sem chão”, sem rumo, sem norte. Quando da morte de Moisés, Josué sentiu-se exatamente assim (vide Josué 1:1-2).
1) Não podemos deixar nada paralisar nosso avanço (nem medo, nem falta de ver o que esperamos, absolutamente nada pode nos parar) (vs. 2a)
2) Precisamos assumir a responsabilidade de seguir em frente confiantes na Palavra, obedecendo a todo custo o que Ela nos direciona a fazer. Precisamos passar o nosso “Jordão”, ou seja, deixar para trás o problema, a situação, tendo como foco a bênção, a promessa de Deus.
3) Outra responsabilidade que precisamos assumir é a de reivindicar nossa herança – o que nos cabe na promessa. Toda bênção que Deus nos dá vem com a sua medida de responsabilidade e compromisso que devem ser assumidos por nós. (vs. 2b).
Quando decidimos seguir o caminho dado pela Palavra de Deus, mesmo numa crise obtemos vitória. Vejamos o texto relatado em Gênesis 28:10-18. Jacó fugindo da ira de seu irmão Esaú, foi-se para um lugar deserto.
1) Mesmo quando estamos em meio ao nada, Deus nos dá a sua Palavra – nossa Rocha (Salmos 31:2-3) – na qual podemos confiar (vs. 11). Ele precisava passar a “noite” e só o faria se estivesse firmado/seguro. Somos conservados pelo próprio Deus quando estamos nEle – em Sua Palavra firmados, confiados (vide Isaías 26:3).
2) Depositemos nossa esperança, nossos sonhos, planos e pensamentos na Palavra (vs. 11).
3) Deixemos Deus nos dar a visão, o entendimento, ou melhor, deixemos Deus mudar a nossa visão, o nosso foco a nossa forma de olhar a vida e as coisas, nos dar uma nova perspectiva (vs. 12). Precisamos nos render inteiramente a Deus – render nossos planos e projetos a Ele, a visão que a Palavra lhe dá – deixando de lado o medo, a insegurança e, então veremos a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário