– Qual é a minha auto-imagem? –
“Ninguém consegue ir além do conceito que tem de si mesmo; a única coisa que pode fazer é substituí-lo! Conceito pessoal é a impressão que temos de nós mesmos como seres-humanos!”
“Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é.” (Provérbios 27:19 NTLH). “O que fazemos, e o que nos permitimos viver, refletem aquilo que somos e em que estamos pensando!” Em resumo, aquilo que absorvemos tende a dirigir nossa vida.
O conformismo mordaça pessoas fascinantes! O conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar as dificuldades e intempéries, barreiras sociais e físicas! O conformista é aquele que vive amordaçado dentro de si mesmo, ainda que sua língua esteja livre para falar!
O conformista é aquele que vive acorrentado, mesmo que suas pernas estejam soltas; vive asfixiado, ainda que seus pulmões estejam abertos! Existem várias armadilhas mentais construídas clandestinamente ao longo do processo de formação da personalidade humana!
Recebemos toda espécie de “informação em relação a nós mesmos”; algumas positivas e outras negativas. Se não aprendermos a rejeitar as “mensagens negativas”, a tendência perigosa será aceitá-las como verdade absoluta!
Somos filhos de Deus, porém nem sempre nos vemos assim. O conceito que temos de nós mesmos está relacionado àquilo que costumamos pensar sobre nós mesmos e, isso amplia ou restringe nossa capacidade latente – potencial! A partir de cada semente de pensamento, o conceito que temos de nós mesmos aponta na direção de nosso mais elevado potencial ou nos afasta dele! Infelizmente, a maioria das pessoas resigna-se a vidas muito abaixo daquilo que Deus tem para elas justamente por seus padrões de pensamento. Para algumas, a insegurança se manifesta no casamento; para outras nas finanças; para outros na saúde comprometida por uma enfermidade; para outros num vício e para outros na vida como um todo! Como resultado, em vez de trabalharem para crescer e avançar, elas ficam patinando na abordagem da vida que se concentra em coisas como “vamos indo”, “se Deus quiser”, “vou fazer de conta que está tudo bem”, dentre outras. Todo o crescimento duradouro começa com mudanças em nossas imagens mentais, as quais se espalham para o lado de fora, criando mudanças permanentes em nossas condições externas! (vide Romanos 12:2)
Vejamos um caso bíblico conhecido, descrito em Lucas 8:26-35 e Marcos 5:1-20.
1) De alguma forma, foi imposto a este homem seu estilo de vida – dominado por demônios, vivendo nu, não em casa, mas em sepulcros (vs. 27)
2) Ninguém podia contê-lo, ou seja, mudar seu estilo, pois este era o seu conceito de si mesmo (Marcos 5:3-4)
3) Ele enveredou por um padrão de vida muito abaixo daquele que Deus tinha para ele, pois tomara aquilo – a situação – como verdade absoluta (vs. 5)
4) No momento que foi exposto à verdade – através das Palavras de Jesus – a seu respeito, ou seja, sua vida não era para ser dominada daquela forma, passou a viver livre e abundantemente (vs. 15)