.

.

.

.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

.: O PODER DA COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO E NA FAMÍLIA :.

Topo_AmoMinhaFamilia

- O Ponto de Partida -

Desde que o mundo é mundo, a humanidade discute as diferenças entre homens e mulheres.

Palavras, ações, intenções, sentimentos e emoções precisam ter seus significados claros para o bom entendimento.

   Mas nem sempre isso acontece, já que o relacionamento a dois exige muito mais do que boa comunicação. Porém a comunicação é o ponto de partida!

   Um dos fatores principais para o aumento galopante do número de dissoluções de casamentos e famílias está diretamente relacionado com a falta de comunicação eficaz entre marido e mulher!

   Para quem deseja fazer-se compreender pelas outras pessoas é fundamental usar de Clareza!

Um relacionamento bom exige Interação. [Vocábulo formado etimologicamente pelo prefixo inter (que significa entre) + substantivo ação, ou seja, ação integrada. Ação integrada entre pessoas; atuar, trabalhar em conjunto, ao mesmo tempo].

Quando Deus criou o homem e a mulher, os criou para a unidade, para se complementarem!

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:24 NVI)

Toda ação provoca uma reação, que precisa também ser compreendida

   Assim, quando dois seres tão diferentes como o homem e a mulher se relacionam, é necessário que essas diferenças sejam muito bem compreendidas a fim de que o relacionamento seja bom. Porém, é justamente nessas diferenças que está toda a graça!

   Muitos relacionamentos hoje em dia se assemelham à uma partida de tênis, onde temos dois “competidores”, com raquetes com o intuito de fazer com que seu “oponente” não consiga pegar a bolinha por ele arremessada.

Muitos casais hoje não são umaequipe”, mas sãoadversáriosferozes preocupados emvencerseu oponente a qualquer preço!

   Existe um esporte idêntico ao tênis chamado frescobol, porém sua filosofia é bem diferente, pois os jogadores são uma equipe, jogando juntos, um em prol do outro, ambos em prol do bem comum.

Por isso é fundamental a boa comunicação! Vejamos algumas frases e suas interpretações :

"Não há nada de errado"

Ele: - Eu tenho um problema e quero resolvê-lo sozinho. Eu não quero que você tente me ajudar a resolvê-lo, porque se eu pedir ajuda significa que eu não sou homem o suficiente.

Ela: - É claro que há algo de errado, você não está vendo a minha cara? Eu quero que você admita que sabe o que está errado. Não acredite no que estou falando! E se você não sabe, insista em saber!

"Eu não sei"

Ele: - Eu realmente não sei ou é uma pergunta que vai me complicar no que quer que eu responda. (Ex: "Você acha essa mulher bonita?" - "Você acha que eu estou gorda?").

Ela: - Eu realmente não sei ou quero que você adivinhe os meus pensamentos. Minhas amigas fazem isso!

"O que você tem? O que houve?"

Ele: - Eu não quero saber de todos os detalhes. Eu só quero saber o suficiente para te ajudar a resolver seu problema. Eu não estou te ouvindo por pura empatia como suas amigas. Eu não tenho muita tolerância para desabafos, só quero te ajudar a resolver seu problema, por favor seja curta e direta.

Ela: - Conte-me tudo, quero saber dos mínimos detalhes. O que você está sentindo? O que está pensando? Eu quero que você se abra comigo e não me esconda nada. Você tem outra? Você não me ama mais? É algo comigo? Já sei, você está me achando gorda, não é isso? Você está pensando em outra?

"Você está com sede, amor?"

Ele: - Eu posso trazer um copo d’ água para você.

Ela: - Eu quero que você pegue um copo d’ água para mim.

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário