.

.

.

.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AJUSTANDO O NOSSO FOCO

Topo_Mensagem

- Dando vazão à Fonte de Deus em nós -

Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. (Lucas 10:38-40 ARA)

   Infelizmente, temos o ímpeto de achar que podemos “produzir por nós mesmos”. Para produzirmos, inevitavelmente precisamos da vida, da “seiva”de Jesus, a Videira.

   Muitos lutam para ser, ou para fazer, isso devido a pressão sob o qual vivem, a exemplo de Marta. Como ela, muitos tentam resolver do seu jeito.

   O ramo de uma árvore não se preocupa, nem luta para ser, nem para produzir, pois ele sabe que a produção depende da vida da videira que flui através dele.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:1-5 ARA)

   Na época de produção não vemos um galho se sacudindo nervoso, ansioso, ou até mesmo se afligindo no intuito de produzir os frutos. Isso não acontece até porque a responsabilidade pela produção dos frutos é da vida da árvore que flui através dos galhos (ramos). A mesma coisa deve acontecer conosco, ou seja, a vida de Jesus tem de fluir com liberdade através de nós a fim de que produza os “bons frutos”. Muitas vezes buscamos paciência, porém isso é somente o resultado da liberdade que a vida de Jesus encontra para fluir através de nós.

   Ao colocar um saquinho de ervas (chá) dentro da água fervente, o que vemos é a força e o sabor da erva sendo liberados da erva, misturando-se com a água anteriormente incolor, inodora e insossa. A água mesmo insossa é o veículo necessário para receber a essência do chá. A água não consegue imitar o chá apenas por olhar para ele. É necessária a mistura, a infusão (por de molho para extrair certas qualidades). De nada adianta “tentarmos imitar o Senhor Jesus” – como muitos pregam constantemente. Necessitamos sim e URGENTEMENTE é dar liberdade para que a vida de Jesus flua em nós e através de nós. Jesus morreu e ressuscitou para ter o direito de viver dentro de nós! Ao usar o exemplo da videira e dos ramos, Jesus não disse que os ramos deveriam IMITAR a videira e sim que a vida, a seiva, os princípios da videira deveriam FLUIR ATRAVÉS DOS RAMOS a fim de produzir os respectivos frutos. Muitos lutam diariamente para perdoar alguém, refrear seus ímpetos, vícios, atitudes e pensamentos que não desejam e fracassam nisto porque simplesmente querem fazê-los a partir de suas capacidades. Vale lembrar que a produção dos frutos é TOTAL da videira e sua seiva – vida – que APENAS flui e NADA MAIS através dos ramos. Jesus deixou claro que a única preocupação dos “ramos” é de se manter ligados à videira – fato que Ele deixou muito claro e enfatizado em João 15:4 como anteriormente.

   Às vezes gastamos muito tempo orando a fim de que Deus “salve” nossa casa, nossa família, nos prospere, manifeste Sua justiça, opere com poder; no entanto, investimos pouquíssimo tempo ou nenhum pedindo a Deus que nos ajude a dar liberdade para Sua vida em nós, ou então pedindo que nos ajude a fluir Sua vida através de nós. Nos preocupamos muito e nos empenhamos muito pelos frutos e praticamente nada com o principal para que estes sejam produzidos – a Vida de Jesus em nós. Infelizmente, por causa disto muitos estão cansado, afatigados, exaustos – como Marta estava – porque tentam incessantemente, pelas suas forças, pela sua própria capacidade salvar os seus familiares, realizar os seus sonhos e por não obterem sucesso, não alcançarem êxito, desistem, desanimam e vivem uma vida frustrada, quando foram criados e chamados para ser extraordinários!

Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR. (Lamentações 3:40 ARA)

   O ser - humano não costuma fazer uma “auto-avaliação”. Marta queixou-se de Maria, expondo suas razões; normalmente fazemos o mesmo. Porém o desejo de Deus para nós é que nos avaliemos, vejamos o que precisa ser mudado e nos quebrantemos diante dEle. Por mais que haja em nós uma sincera vontade de fazer a coisa certa, por nós mesmos não o conseguiremos, como relata Paulo : “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.” (Romanos 7:18 ARA).

Uma interessante comparação de nossa relação com Jesus é que nós somos água na xícara - insossa, insípida, incolor e inodora; Jesus representa as ervas para o chá! Quem dá o sabor, a cor e o aroma do produto final é a força das ervas (Jesus)! Somos APENAS um simples instrumento; Quem faz toda a obra é Jesus liberando Sua vida através de nós!

FAÇAMOS UMA SÉRIA E PROFUNDA ANÁLISE DE COMO TEMOS VIVIDO : SE A NOSSA VIDA OU A VIDA DE CRISTO EM NÓS E PARTIR DAÍ BUSQUEMOS FAZER AQUILO QUE A PALAVRA DE DEUS NOS ORDENA, OU SEJA, DEIXAR JESUS VIVER EM NÓS : “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim” (Gálatas 2:20 ARA).

NÃO PODEMOS ESQUECER QUE SOMOS APENAS UM BRAÇO DO RIO; A FONTE É JESUS! NÓS PODEMOS NOS ESGOTAR, ELE JAMAIS SE ESGOTA! UM RIO SÓ SECA QUANDO NÃO RECEBE MAIS DA SUA FONTE!

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário