.

.

.

.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aceitando rótulos – engano prejudicial


“Nada é tão fácil quanto parece; tudo exige de você mais do que você espera; e se alguma coisa pode dar errado, dará, e no pior momento possível” – Lei de Murphy
  Sabemos que conforme os nossos pensamentos, nós seremos. Ou seja, assumimos “rótulos“ com os quais acabamos nos identificando e vivendo estigmatizados por eles. O pior é que na maioria das vezes eles não retratam a verdade.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Provérbios 23:7a ARA)
Qual é a capacidade de uma pessoa?
  Ninguém sabe. Portanto, ninguém deve, conscientemente, instilar pensamentos limitantes noutra pessoa. Há algumas décadas atrás, Johnny Weissmuller, também conhecido como Tarzan, era tido como o maior nadador que o mundo já vira. Muitos treinadores em todo mundo diziam categoricamente: “Ninguém jamais quebrará os recordes de Johnny Weissmuller”. De fato ele manteve mais de cinqüenta anos os seus recordes! Sabe quem está quebrando os recordes deste homem hoje? Garotas de treze anos. Não limite a você mesmo.


“Muitos adultos inteligentes... são retidos em pensamentos, ações e resultados. Nunca vão além de suas limitações auto-impostas” – JOHN C. MAXWELL, escritor e conferencista empresarial.


Ninguém pode lhe segurar sem sua permissão
  Um elefante pode, com facilidade, levantar uma tonelada com a tromba. Mas você já viu, num circo, esta imensa criatura parada, sossegadamente, amarrada a uma pequena estaca de madeira? Quando ainda é jovem e fraco, o elefante é amarrado, por uma pesada corrente, a uma estaca de ferro irremovível. Ele descobre que não importa quão duramente ele tente, não consegue quebrar a corrente ou mover a estaca. Então, não importa o quão grande e forte ele se torne, continua acreditando que não pode mover a estaca, enquanto a vê fincada no chão, ao seu lado. Por tanto, cuidado com os rótulos : Por ter aceitado este rótulo, o elefante vive uma vida prisioneiro dele.


“Os outros podem parar você temporariamente, mas só você pode fazê-lo permanentemente”
  Não se deixe enganar. Partindo do princípio que os pensamentos governam nossas ações, precisamos nos manter alerta, atentos se quisermos evitar a “compra” de idéias ou pensamentos errados. 


Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.” (Mateus 15:19 NTLH)

  Por conhecer o poder dos nossos pensamentos, Paulo dá-nos uma orientação muito precisa em Filipenses 4:8 “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.”, encorajando-nos a ocupar a nossa mente. Nosso desafio é pensar certo num mundo negativo.


Pensamento negativo cria nuvens nos momentos de decisões críticas
  Ficamos tensos, em vez de relaxar. Fazer um teste é um exemplo disto. Um dos comentários mais freqüentes durante o preparo é: “Espero que não caia esta pergunta. Tenho certeza que de que erraria”. Começamos o teste e, com certeza, lá está a pergunta, seguida do resultado predito. Acidente? Não. É o cumprimento de uma profecia. Da próxima vez que estiver estudando para um exame, diga a si mesmo: “Se houver uma ocasião quando me lembrarei da resposta a esta pergunta, será na hora do teste”.


“Então o Anjo do SENHOR ... Gideão respondeu: - Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.” (Juízes 6:11-16 NTLH).


Por causa de pensamentos negativos, Gideão foi o seu maior adversário.


“Nada é tão difícil quanto parece; tudo é mais recompensador do que você espera; e se alguma coisa pode dar certo, dará, e no melhor momento possível” – Lei da Palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário