Se analisarmos uma profunda declaração do Apóstolo Paulo feita em sua Carta à Igreja de Éfeso, nos deparamos com algo aterrador :
“mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18b)
Uma das conotações da palavra encher, aqui empregada, transmite a idéia do vento inflando a vela do barco e conduzindo-o pelo mar. Então, ser cheio do Espírito é permitir que Deus infle “nossas velas” e guie o curso de nossa vida, com o seu comando sendo visto não como escravidão mas como deleite.
O quadro aqui descrito revela que Deus quer que Seu Espírito Santo permeie as vidas de Seus filhos naquilo que eles pensam, dizem e fazem.
Tradicionalmente confiamos em planos, projetos e programações, em lugar de dependermos da atuação do Espírito Santo para fazer o Seu trabalho (vide João 16:8 e João 14:26).
Ser cheio do Espírito significa que o Espírito de Deus – e não nós – envolve cada aspecto da nossa vida. A propósito, estamos realmente prontos para isso?
Ele estará em nossos negócios e na maneira como vamos realizá-los; na maneira como nos relacionamos com os outros. Estará presente em tudo o que fizermos ou falarmos. Ser cheio do Espírito significa ser conduzido por e estar sob o controle de Jesus Cristo de maneira consciente e voluntária. Isso significa encher-se de tal maneira da Palavra de Deus que os pensamentos dEle se tornem os meus pensamentos, Seus padrôes, os meus padrões, Sua vontade, a minha vontade! É submeter pensamento após pensamento, decisão após decisão, ato após ato, ao controle, crivo, filtragem e avaliação ÚNICA e EXCLUSIVA do Espírito de Deus que testifica e trabalha segundo a Santa Palavra do SENHOR!
Muitas igrejas e indivíduos estão se perguntando se há algo errado em suas vidas. Eles colocam a “chave na ignição”, mas não conseguem partir. Talvez seja hora de “abastecer”. Precisamos ser cheios do Espírito em todo tempo, processo que é contínuo e gradativo. Deus não derrama Seu poder somente quando temos uma experiência emocional. Ele não nos dá do Seu poder apenas para que nos sintamos bem com nós mesmos ou tenhamos momentos agradáveis na igreja. O poder do Espírito Santo é a forma prática para que possamos causar impacto no mundo. Cada pessoa deve orar fervorosamente para que Deus a encha de Seu Espírito hoje!
Vejamos o desabafo de um servo de Deus :
TROCARAM O EVANGELHO DE CRISTO POR COISAS BANAIS ENCONTROS, SHOWS, FEIRAS, EVENTOS, E OUTRAS COISAS QUE ALEGRAM A ALMA, MAS NÃO TRANSFORMA A VIDA. ENQUANTO AS PESSOAS NÃO FOREM REALMENTE CONFRONTADAS NA SUA VÃ MANEIRA DE VIVER, SUAS VIDAS NUNCA SERÃO MUDADAS. É POR ISSO QUE NOSSAS IGREJAS ESTÃO CHEIAS DE PESSOAS TÃO VAZIAS, TRISTES, SEM ANIMO, SEM OBRAS, DE FÉ DÉBIL, PESSOAS SEM A CERTEZA DE QUE REALMENTE ALI É O SEU LUGAR. É UMA PENA! SE ALGUEM CONCORDA COMIGO VAMOS ORAR! QUEM SABE... ALGUNS NÃO SE DESPERTAM! – EDYCARLOS OLIVEIRA, Pastor e Servo de Deus!
Não podemos nos enganar com a experiência, habilidades e coisas do gênero, pois Deus já usou um sábio para nos advertir : “Ao homem pertencemos planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.” (Provérbios 16:1 NVI). Em suma, é hora de descartarmos COMPLETAMENTE nossas inclinações humanas e naturais [isso muitas vezes envolve conceitos e idéias pré-concebidas], nossos próprios métodos e fórmulas bem elaboradas e traçadas agirmos ESTRITAMENTE de acordo com os métodos de Deus, como o próprio Apóstolo Paulo se vira obrigado a fazer em suas viagens, quando desejava seguir numa direção, mas o próprio Espírito de Deus lhe impedira : “Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.” (Atos 16:6-7 NVI).
Nem sempre Quem estará se “opondo” à nós será o diabo; tem situações que o Espírito de Deus estará trabalhando, mas será com conseguimos perceber essa diferença, ou nos escondemos atrás da vela e confortável desculpa : “oremos irmãos, pois o inimigo se levantou!”?
Aqui nos cabe a pergunta, será que os métodos que estou usando são os de Deus ou são os meus camuflados e com boa aparência? Será que o Espírito Santo tem encontrado facilidade em me resistir e convencer?
Cada pastor deve orar fervorosamente :
“SENHOR, não há como fazermos a diferença na nossa cultura por meio da nossa própria força. Não podemos ser bem-sucedidos simplesmente utilizando programações ou expedientes humanos. Não podemos alcançar os alvos que o SENHOR estabeleceu mediante nossos proprios artifícios. Precisamos de um poder que extrapole a nós mesmos, e esse poder SENHOR, somente o do Teu Santo Espírito em nós.. ENCHA-NOS DO TEU ESPÍRITO DEUS!”
O Evangelho é muito mais do que APENAS alegrar a alma, é a ÚNICA força capaz de transformar vidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário