“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios 5:33 NVI)
SEM AMOR, ELA REAGE SEM RESPEITO! SEM RESPEITO, ELE REAGE SEM AMOR!
O mais importante é que tanto o AMOR quanto o RESPEITO devem ser INCONDICIONAIS para que possam produzir frutos!
Quando um marido opta por agir de maneira amorosa, embora se sinta desrespeitado, ele impede que as coisas piorem e fujam ao controle!
Quando uma esposa opta por agir de maneira respeitosa, embora não se sinta amada, ela mantém a situação sob o controle de Deus e de Suas promessas sobre o casamento!
Quando não há diálogo entre o casal – a comunicação se desenvolve em várias escalas e de várias formas, não só por palavras – a relação está fora da vontade de Deus e como resultado SEMPRE enfrentarão vários problemas nesta relação!
A comunicação adequada, o diálogo nas suas várias formas, fortalece o casamento e qualquer relação que seja!
Quando não há diálogo, torna-se mais difícil ainda perceber e compreender as necessidades do outro, o que acaba gerando obstáculos para que esse relacionamento prossiga em sucesso e felicidade.
Muitas vezes ao invés de trabalharem juntos para solucionar as questões que surgem, ambos preferem esconder a sujeira debaixo do tapete, o que por sua vez posteriormente só aumentará em intensidade com comentários cheios de ira, sarcasmo cortante, gritos e coisas piores.
A questão é : seja qual for a intensidade do problema – obstáculo – um dos dois, e mais frequentemente os dois, estão fazendo coisas insanas e sem sentido que deixam o outro maluco.
Os cônjuges podem fazer coisas insanas deliberadamente ou sem pensar, mas sempre estão reagindo à falta de amor (no caso dela) ou à falta de respeito (no caso dele).
O fundamental é compreender que é momento de parar e por as coisas – a casa em ordem – e isso começa com compreensão, empenho, dedicação, diálogo e trabalho em equipe!
O segredo para um relacionamento feliz é reconhecer quando há problemas na comunicação, quando se está em nível de conflito – leve ou severo – e recorrer às orientações de Seu Criador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário