As “imagens” se formam em nossa mente através de palavras, fatos e sensações!
Essas imagens muitas vezes são o cerne para o que fazemos em nossas vidas!
Criar uma imagem é uma das ações mais impactantes que podemos realizar e destruí-la é ainda mais poderosa!
De acordo com os psicólogos, dois terços das idéias e noções que absorvemos em vida são assimilados antes de completarmos sete anos de idade.
Os fatos que vivenciamos em nossa vida, geram imagens em nossa mente, através das quais avaliamos o mundo à nossa volta e muitas vezes nos levam a experimentar estresse, tensão, frustração, ansiedade e uma série de emoções do gênero!
Jesus quando ensinava, usava parábolas a fim de criar imagens na mente dos seus ouvintes.
Ele sabia que aquelas figuras ajudariam os Seus ouvintes a entender os planos de Deus e assimilá-los melhor através das imagens!
O homem é motivado a se tornar como imagina que é! (Vide Provérbios 23:7a)
“Você não é o que pensa ser, mas é o que pensa!” – JOHN C. MAXWELL, escritor
Infelizmente por conta disto, muitas vezes nos condicionamos a viver com certas “desculpas”, respostas prontas que têm o poder de destruir sonhos, acabar com o ânimo, matar esperanças e qualquer expectativa de dias melhores!
NADA DÁ CERTO OU ESTÁ TUDO ERRADO – Pessoas assim não acreditam no lugar onde vivem, nem tampouco que a situação à sua volta possa melhorar. Infelizmente pessoas assim estão sempre procurando uma desculpa e não assumem a responsabilidade de transformarem o quadro que estão vivendo; é muito mais fácil desistir (Vide 1 Samuel 17:33)
NÃO TENHO SORTE – Há quem pense que o sucesso, a vitória sejam apenas uma questão de sorte e oportunismo. Alguns passam meses sem trabalhar e se justificam dizendo : “Estou sem sorte. Não encontro uma colocação em minha área.”
Essas pessoas costumam olhar o sucesso alheio com ciúmes e inveja, em tom de despeito e desprezo, dizendo : “Para fulano tudo dá certo. Nasceu com a estrela”. (Vide 1 Samuel 17:28)
Fazendo assim, ignoram horas de preparação, as escolhas e conseqüências, as decisões erradas e acertadas, as correções de rumo ao longo da trajetória e julgam que seu “vizinho” bem-sucedido nunca enfrentou adversidades. (Vide 1 Samuel 17:34-35)
“Noventa por cento dos que fracassam não são de fato derrotados. Eles simplesmente desistem” – PAUL J. MEYER
Só por meio de muito esforço pessoal e ajuda adequada, as pessoas são capazes de superar conceitos falsos e errados, geralmente adquiridos ao longo do tempo, muitas vezes por causa do ambiente em que viviam!
Na realidade, quem quer trilhar a estrada do sucesso não pode ficar preso a desculpas.
Não existe aquela história de “a vida não sorriu para mim” ou “a vida foi cruel comigo”.
Se você quiser dar uma guinada na sua vida, precisa tomar uma séria decisão, fruto de profunda análise e de uma conversa franca com você mesmo : precisa decidir despertar o vencedor que há em você.
Assim, conhecerá o novo eu que é capaz, próspero e vencedor que há em você.
Quando você abraçar essa idéia – imagem – de vez, verá que ele se tornará seu maior aliado. (Vide 1 Samuel 17:36-37a)