.

.

.

.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

.: AS “IMAGENS” QUE AFETAM NOSSOS RESULTADOS! :.

Topo_Perola

Asimagensse formam em nossa mente através de palavras, fatos e sensações!

Essas imagens muitas vezes são o cerne para o que fazemos em nossas vidas!

Criar uma imagem é uma das ações mais impactantes que podemos realizar e destruí-la é ainda mais poderosa!

De acordo com os psicólogos, dois terços das idéias e noções que absorvemos em vida são assimilados antes de completarmos sete anos de idade.

Os fatos que vivenciamos em nossa vida, geram imagens em nossa mente, através das quais avaliamos o mundo à nossa volta e muitas vezes nos levam a experimentar estresse, tensão, frustração, ansiedade e uma série de emoções do gênero!

Jesus quando ensinava, usava parábolas a fim de criar imagens na mente dos seus ouvintes.

Ele sabia que aquelas figuras ajudariam os Seus ouvintes a entender os planos de Deus e assimilá-los melhor através das imagens!

O homem é motivado a se tornar como imagina que é! (Vide Provérbios 23:7a)

Você não é o que pensa ser, mas é o que pensa!” – JOHN C. MAXWELL, escritor

Infelizmente por conta disto, muitas vezes nos condicionamos a viver com certasdesculpas”, respostas prontas que têm o poder de destruir sonhos, acabar com o ânimo, matar esperanças e qualquer expectativa de dias melhores!

NADA DÁ CERTO OU ESTÁ TUDO ERRADO – Pessoas assim não acreditam no lugar onde vivem, nem tampouco que a situação à sua volta possa melhorar. Infelizmente pessoas assim estão sempre procurando uma desculpa e não assumem a responsabilidade de transformarem o quadro que estão vivendo; é muito mais fácil desistir (Vide 1 Samuel 17:33)

NÃO TENHO SORTE – Há quem pense que o sucesso, a vitória sejam apenas uma questão de sorte e oportunismo. Alguns passam meses sem trabalhar e se justificam dizendo : “Estou sem sorte. Não encontro uma colocação em minha área.”

Essas pessoas costumam olhar o sucesso alheio com ciúmes e inveja, em tom de despeito e desprezo, dizendo : “Para fulano tudo dá certo. Nasceu com a estrela”. (Vide 1 Samuel 17:28)

Fazendo assim, ignoram horas de preparação, as escolhas e conseqüências, as decisões erradas e acertadas, as correções de rumo ao longo da trajetória e julgam que seu “vizinho” bem-sucedido nunca enfrentou adversidades. (Vide 1 Samuel 17:34-35)

Noventa por cento dos que fracassam não são de fato derrotados. Eles simplesmente desistem” – PAUL J. MEYER

Só por meio de muito esforço pessoal e ajuda adequada, as pessoas são capazes de superar conceitos falsos e errados, geralmente adquiridos ao longo do tempo, muitas vezes por causa do ambiente em que viviam!

Na realidade, quem quer trilhar a estrada do sucesso não pode ficar preso a desculpas.

Não existe aquela história de “a vida não sorriu para mim” ou “a vida foi cruel comigo”.

Se você quiser dar uma guinada na sua vida, precisa tomar uma séria decisão, fruto de profunda análise e de uma conversa franca com você mesmo : precisa decidir despertar o vencedor que há em você.

Assim, conhecerá o novo eu que é capaz, próspero e vencedor que há em você.

Quando você abraçar essa idéia – imagem – de vez, verá que ele se tornará seu maior aliado. (Vide 1 Samuel 17:36-37a)

Assinatura (2)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

.: QUAIS VALORES DIRIGEM NOSSA VIDA? :.

Topo_Perola

Cada um de nós tem uma série de direções que ajuda a tomar decisões, grandes ou pequenas. Estesvaloressão escritos nastábuas do nosso coração”. Estes valores guiam nossas decisões, atitudes e nos ajudam a criar o estilo de vida que temos! 

A maioria destes valores foi desenvolvida e definida através de :

- Exemplos familiares, sendo eles positivos ou negativos; relacionamentos bons ou ruins; ensinamentos religiosos e morais; falhas na vida; momentos fáceis e difíceis, entre outros…

Somos um somatório dos valores que agregamos através do que vivemos e aprendemos e esses guiam tudo em nossas vidas!

Querendo ou não, ainda que não percebamos, todos nós desenvolvemos “valores”.

Você desenvolve uma série de valores que se ajustam ao momento de sua vida à medida que cresce e amadurece!

Que tipo devalorestemos desenvolvido e alimentado em nossas vidas?

Muitos não vencem na vida por causa dos valores aos quais estão aprisionados uma vida toda! 

E mais do que isso, que tipo de valores tem governado nossas vidas?

Muitos hoje são escravos de problemas, vícios, sofrimentos, traumas e desventuras em função de valores que desenvolveram e cultivaram ao longo de suas vidas, os quais hoje ditam e dirigem suas ações e tudo mais!

Temos desenvolvido e priorizado os valores formados a partir do que nos diz a Palavra de Deus?

A grande questão é que precisamos desesperadamente basear e desenvolver valores a partir do que nos diz a Palavra de Deus!

Temos que buscar “enxergar” a fim de não vivermos desprovidos do que há de melhor para nós (Vide Salmos 119:18).

Durante 12 anos uma certa mulher viveu sua vida com base em valores que não lhe ajudavam em nada, bem pelo contrário, lhe faziam cada vez mais mal.

Porém um dia, durante a rotina que ela era acostumada a viver, ouviu falar de Jesus. Quando ouvimos sobre Jesus, e Suas obras e Seus planos para nós e nisto colocamos nosso coração, formamos valores poderosos que tem a capacidade de mudar tudo em nossas vidas!

Os novos valores produzidos na vida daquela mulher foram tão poderosos, que ele teve ânimo de vencer a si mesma, a situação de seu corpo enfermo e debilitado, a vergonha e o medo diante da sociedade por causa do que ela sofria (Vide Marcos 5:25-29).

Assinatura (2)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

.: AJUSTAR A COMUNICAÇÃO PRODUZ FELICIDADE! :.

Topo_Perola

“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios 5:33 NVI)

SEM AMOR, ELA REAGE SEM RESPEITO! SEM RESPEITO, ELE REAGE SEM AMOR!

O mais importante é que tanto o AMOR quanto o RESPEITO devem ser INCONDICIONAIS para que possam produzir frutos!

Quando um marido opta por agir de maneira amorosa, embora se sinta desrespeitado, ele impede que as coisas piorem e fujam ao controle!

Quando uma esposa opta por agir de maneira respeitosa, embora não se sinta amada, ela mantém a situação sob o controle de Deus e de Suas promessas sobre o casamento!

Quando não há diálogo entre o casal – a comunicação se desenvolve em várias escalas e de várias formas, não só por palavras – a relação está fora da vontade de Deus e como resultado SEMPRE enfrentarão vários problemas nesta relação!

A comunicação adequada, o diálogo nas suas várias formas, fortalece o casamento e qualquer relação que seja!

Quando não há diálogo, torna-se mais difícil ainda perceber e compreender as necessidades do outro, o que acaba gerando obstáculos para que esse relacionamento prossiga em sucesso e felicidade.

Muitas vezes ao invés de trabalharem juntos para solucionar as questões que surgem, ambos preferem esconder a sujeira debaixo do tapete, o que por sua vez posteriormente só aumentará em intensidade com comentários cheios de ira, sarcasmo cortante, gritos e coisas piores.

A questão é : seja qual for a intensidade do problema – obstáculo – um dos dois, e mais frequentemente os dois, estão fazendo coisas insanas e sem sentido que deixam o outro maluco.

Os cônjuges podem fazer coisas insanas deliberadamente ou sem pensar, mas sempre estão reagindo à falta de amor (no caso dela) ou à falta de respeito (no caso dele).

O fundamental é compreender que é momento de parar e por as coisas – a casa em ordem – e isso começa com compreensão, empenho, dedicação, diálogo e trabalho em equipe!

O segredo para um relacionamento feliz é reconhecer quando há problemas na comunicação, quando se está em nível de conflitoleve ou severoe recorrer às orientações de Seu Criador!

Assinatura (2)

.: COMPREENSÃO LEVA A BOA COMUNICAÇÃO! :.

Topo_Perola

“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios 5:33 NVI)

Conforme os padrões do Idealizador do casamento, basicamente, o homem deve agir e falar de maneira mais amorosa com sua esposa, que em contrapartida deve lidar com ele de forma mais respeitosa!

Em suma, a mulher conhece e entende o idioma do amor, enquanto o marido conhece e entende o idioma do respeito. Naturalmente, eles não percebem isso, mas porque ele está falando um idioma (respeito) e ela está falando outro (amor), existe pouco ou nenhum entendimento e pouca ou nenhuma comunicação, mais parecendo um russo e um israelense falando muito entre si, porém em idiomas distintos, sem que um possa compreender o outro corretamente.

O mais incrível é que numa situação como essa, é comum simplesmente não haver comunicação entre o casal, porém sem que os personagens envolvidos saibam o por quê!

Essas “mudanças” não são fáceis nem automáticas. É necessário muito trabalho e dedicação para se obter êxito!

Não é nada fácil parar de gritar e falar alto para de defender aquilo que fazemos e nossa posição, onde cada um diz coisas que são exatamente o contrário daquilo que é necessário dizer!

A compreensão mútua leva a boa comunicação!

Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.” (Provérbios 24:3 NVI)

Assinatura (2)

.: COMUNICAÇÃO : O MAIOR DESAFIO PARA O CASAL! :.

Topo_Perola

Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.” (Provérbios 18:19 NVI)

A comunicação é o maior desafio para o casal – e na maioria das relações interpessoais – nos dias atuais!

“Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala, e ele, estrangeiro para mim.”(1 Coríntios 14:11 NVI)

ESTOU CONSEGUINDO ENTENDER O QUE O OUTRO QUER ME DIZER?

Precisamos perceber e compreender o que é a chave para o sucesso do nosso casamento e de qualquer relacionamento interpessoal que tivermos!

Preciso entender qual idioma meu cônjuge conhece!

Assinatura (2)

.: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ADEQUADA! :.

Topo_Perola

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” (Provérbios 12:18 NVI)

Com fidelidade precisamos implementar, aplicar os princípios de Deus em nossas vidas.

Um dos mais importantes é a maneira como nos comunicamos com aqueles que amamosisso quando nos comunicamos!

Muitas vezes a força motriz de uma relação são as feridas e mágoas do passado!

Tais coisas tem o poder de nos colocar na “defensiva”, o que na maioria das vezes nos põe num círculo vicioso - uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e conseqüências que sempre resulta numa situação que parece sem saída e sempre desfavorável, principalmente para quem se vê capturado por esse tipo de relação.

A falta de comunicação lidera as pesquisas sobre problemas conjugais!

Assinatura (2)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

.: LIDANDO COM MAIS ALGUNS OPOSITORES DO SUCESSO! :.

Topo_Perola

Nosso desejo deve ser singular o bastante de maneira a atrair nossa atenção, forte o bastante para nos manterfocadosno objetivo, e bastante gratificante para merecer nossa atenção plena. (Vide Neemias 6:1-3)

Isso evitará que sejamos paralisados por possíveis “opositores” :

SUCESSO – Não desça do “trem” da vida, se este parar em uma estação chamada “Sucesso”. Um sucesso ocasional é um grande estímulo, mas você ainda precisa chegar ao seu destino final. Não podemos deixar que o sucesso ocasional nos leve ao comodismo. (Vide Josué 7:5)

TRADIÇÃO – Aja além “da maneira como tudo sempre foi feito”, se desejar superar seu tempo de crise/desafio. Existe sempre uma maneira melhor de fazer as coisas; ouse tentar algo diferente. (Vide 1Samuel 17:40)

AMBIENTE IMPRÓPRIO – Cuidadosamente analise o modo como você usa seu tempo e energia, e com o que está associado. Você tem certeza de que esta “atmosfera” tem lhe ajudado a superar os desafios e alcançar seus objetivos?

COMPARAÇÃO – Evite comparar-se a outros. Não tente ser outra pessoa, ao invés disso, seja original e tenha como alvo ser o melhor você que puder, aproveitando ao máximo suas qualidades exclusivas. (Vide 1 Samuel 17:38-39)

OPOSIÇÃO –Quando (e não “se”) você encontrar obstáculos, não volte para trás ou fique parado. Não comprometa seus planos, a menos que Deus ordene que você faça assim. (Vide Neemias 4:15-17)

PRESSÃO DASOCIEDADE – Você pode sentir que está nadando contra a corrente, e pode ser quer não receba nenhum tipo de encorajamento, mas isso não significa que você não terá sucesso! (Vide 1 Samuel 17:31-37)

Assinatura (2)

.: O SUCESSO REQUER INVESTIMENTO! :.

Topo_Perola

Algumas questões sempre nos intrigam :

Por que algumas pessoas progridem sem parar, enquanto outras trabalham duro e mal conseguem pagar as contas no final do mês?

Por que algumas pessoas são felizes e realizadas e outras insatisfeitas e deprimidas?

Afinal de contas, por quesomente algunsconseguem alcançar êxito e sucesso na vida?

Será que isso é privilégio reservado a poucos afortunados, quem sabe iluminados?

Nesses instantes de introspecção, somos tomados muitas vezes por sentimentos como medo, insegurança e um número sem fim de dúvidas sobre nós mesmos.

Depois surgem os fantasmas imaginários que nos fazem sentir como se estivéssemos presos numa cela escura, fria, esmagadora e pequena.

Mesmo vivendo num mundo repleto de dúvidas e incertezas, precisamos crer.

Se temos o desejo de vencer, já temos o elemento principal para darmos início a uma mudança :

A primeira coisa que temos de fazer é alimentar esse sentimento, a fim de que ele se torne cada vez mais forte, investindo sempre cada vez mais nele, até que ele se torne uma força motriz para seu projeto (Vide 1 Samuel 17:26-27).

SEU PROJETO (ALVO/OBJETIVO) TEM DE SER ESTIMULANTE!

O nosso projeto precisa ser estimulante o suficiente para nos levar a mudar nossa rotina diária!

Assinatura (2)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

.: RELACIONAMENTO SAUDÁVEL REQUER DIÁLOGO! :.

Topo_Perola

O casamento é lindo porque é uma promessa de perfeita harmonia entre duas pessoas!

Mas esse relacionamento perfeito precisa ser cuidado a fim de que não se deteriore!

Apesar de viverem no Jardim, uma coisa faltava no relacionamento de Adão e Eva : diálogo!

Adão tinha nas mãos a chave para manter seu casamentono jardim!

Ele ignorou alguns detalhes da mensagem que deveria comunicar!

Ele permitiu que outras vozes fossem mais influentes do que a de Deus!

Ele falhou na responsabilidade de comunicar com sua esposa!

Ele esqueceu das consequências da desobediência!

Ele não assumiu a responsabilidade pelos resultados de sua comunicação falha!

VAMOS MELHORAR ISSO ENTÃO!

Precisamos aprender a dar oportunidade do outro falar e não o pressionar quando esse não estiver pronto para se expressar! Precisamos descobrir a hora em que o outro está mais aberto ao diálogo e aproveitar essa oportunidade!

Lembre-se porém que se aquilo que você vai comunicar não edifica, NÃO FALE!

Acreditamos que nosso cônjuge não esteja interessado naquilo que dizemos, mas, na verdade, nós é que não conseguimos chamar devidamente sua atenção!

Normalmente aí queremos mudar o outro;

Lembre-se : As pessoas só notam que você mudou quando você para de fazer o que elas querem!

Outro detalhe é não julgarmos o outro. Somos rápidos em corrigir o que o “outro” diz e discordamos dele. Isso sempre interrompe e impede o “diálogo”!

Discordar é normal, mas seja gentil e respeite o outro! JAMAIS fale com sarcasmo!

Queremos que os outros nos entendam, porém se tão somente tentarmos compreendê-los, eles poderão, por sua vez, tentar nos entender!

JAMAIS tire conclusões precipitadas; seja paciente e ouça!

Por fim, dê atenção exclusiva ao ouvir, pois à vezes damos a impressão de que aquilo que o outro está dizendo não é importante!

Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Para existir diálogo tem de existir um locutor (aquele que fala) e um interlocutor (aquele que ouve)!

Assinatura (2)

.: SOB QUAIS VALORES VIVEMOS? :.

Topo_Perola

Muitos têm dificuldades em seus casamentos porque inconscientemente trocaram os valores e concepções de Deus (dentro do Jardim) pelos valores do mundo (fora do Jardim)!

A principal tática do nosso adversário é fazer com que duvidemos de quem somos!

Ainda hoje ele busca minar o caráter de Deus na mente das pessoas com insinuações e dúvidas, distorcendo a verdade!

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?” (Gênesis 3:1 NVI)

Precisamos avaliar alguns “aspectos” que corroboraram para esse fim trágico! O principal é respeitar e seguir os valores dados por Deus a essa instituição!

Assinatura (2)

.: EM QUAL “JARDIM” ESTAMOS PLANTADOS? :.

Topo_Perola

O primeiro casamento do mundo ocorreu no Jardim do Éden!

Ali Deus ordenou e santificou o casamento do homem e da mulher que Ele criou.

“Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara. ” (Gênesis 2:8 NVI)

Os capítulos 1 e 2 de Gênesis descrevem o casamento em seu estado ideal, como Deus o concebeu!

Isso permitia que desfrutassem de um relacionamento caracterizado por paz, harmonia e igualdade, juntamente com uma comunhão contínua e ininterrupta com seu Criador. Era o casamentodentro do jardim.

No capítulo 3 vemos a harmonia deste relacionamento arruinada além da comunhão com Deus destruída. Era o casamentofora do jardim.

QUE TIPO DE CASAMENTO (RELACIONAMENTO) ESTAMOS VIVENDO?

Assinatura (2)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

.: LIDANDO COM OS ADVERSÁRIOS DO NOSSO SUCESSO! :.

Topo_Perola

Tomar iniciativas é um esforço que exigirá bastante de nosso potencial, de nossa capacidade realizadora, que muitas vezes está oculto, escondido dentro de nós!

Esses atributos talvez até hoje sequer imaginamos usar, por isso precisemos investir tempo procurando-os dentro de nós!

Temos tudo para alcançar nossos objetivos! Precisamos alimentar nosso desejo de alcançar o sucesso, investindo nele. Quando não entendemos isso, não conseguimos superar alguns “obstáculos”. Se analisarmos detalhadamente o texto de 1 Samuel 17 – onde se desenrola uma das mais famosas batalhas da história – poderemos identificar cada um dos obstáculos relacionados abaixo :

MEDOQuando permitimos que o medo nos governe, acabamos enfatizando o que pode dar errado, ao invés do que pode dar certo. É fundamental neutralizar o medo antes de qualquer coisa. Quando Golias desafiou os israelitas, o medo paralisou aqueles homens! (vide 1 Samuel 17:11)

DESANIMODeus jamais nos permitirá enfrentar uma crise impossível de ser vencida. Ele nos ajudará; portanto, descarte o desânimo e substitua-o por confiança (fé). (vide 1 Samuel 17:24-25)

PROCRASTINAÇÃO – Não faça “corpo mole”. Este é o momento certo de agir. Não podemos ficar sentados, “observando o vento”. Não podemos ficar observando as nuvens; temos de avançar com a vida. (vide 1 Samuel 17:24-25)

FRACASSOS PASSADOS – Recuse-se a ser um “perdedor”, não importa quantas vezes tenhamos caído. Não permita que as lembranças de uma iniciativa que não deu certo no passado o paralise. (vide 1 Samuel 17:34-36)

OPINIÃO DOS OUTROS – Estamos cercados por pessoas que podem nos dizer : “Isso é loucura, nunca dará certo!” Pergunte a Deus o que Ele pensa; a opinião dEle é a que conta! “Desvie-sedessas opiniões! (vide 1 Samuel 17:28-30)

DISTRAÇÕESTudo o que não ajuda o seu progresso, COM CERTEZA o impede e o atrapalha. Obedecer a Deus rápido demais ou tarde demais é desobediência. Mantenha o alvo e não permita que “urgências” momentâneas o distraiam. (vide 1 Samuel 17:38-40)

Assinatura (2)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

.: MAIS QUE MEROS “CLONES”! :.

Topo_Perola

Nos dias presentes, na cultura sob a qual que vivemos, vemos um sem número de pessoas altamente capacitadas vivendo cativas no ostracismo, conformadas e contentadas em ser meros clones de alguém para quem eles olham!

de maneira que não vos falte nenhum dom[habilidade]” (1 Coríntios 1:7a ARA)

Fomos criados por Deus para sermos mais que tímidos e frágeis repetidores de idéias! Ele nos criou e capacitou para sermos construtores de idéias! Não podemos ser uma sociedade doente que forma pessoas doentes!

Muitas por conta disto se vêem impossibilitados de superar os intempéries além de não explorar suas potencialidades!

Chega de fazermos o “QUE DÁ CERTO”; é hora de fazermos o “QUE É CERTO”!

Assinatura (2)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

.: MUITO MAIS DO QUE APENAS SENTIR-SE BEM! :.

Topo_Perola

Se analisarmos uma profunda declaração do Apóstolo Paulo feita em sua Carta à Igreja de Éfeso, nos deparamos com algo aterrador :

mas enchei-vos do Espírito(Efésios 5:18b)

Uma das conotações da palavra encher, aqui empregada, transmite a idéia do vento inflando a vela do barco e conduzindo-o pelo mar. Então, ser cheio do Espírito é permitir que Deus infle “nossas velas” e guie o curso de nossa vida, com o seu comando sendo visto não como escravidão mas como deleite.

O quadro aqui descrito revela que Deus quer que Seu Espírito Santo permeie as vidas de Seus filhos naquilo que eles pensam, dizem e fazem.

Tradicionalmente confiamos em planos, projetos e programações, em lugar de dependermos da atuação do Espírito Santo para fazer o Seu trabalho (vide João 16:8 e João 14:26).

Ser cheio do Espírito significa que o Espírito de Deus – e não nós – envolve cada aspecto da nossa vida. A propósito, estamos realmente prontos para isso?

Ele estará em nossos negócios e na maneira como vamos realizá-los; na maneira como nos relacionamos com os outros. Estará presente em tudo o que fizermos ou falarmos. Ser cheio do Espírito significa ser conduzido por e estar sob o controle de Jesus Cristo de maneira consciente e voluntária. Isso significa encher-se de tal maneira da Palavra de Deus que os pensamentos dEle se tornem os meus pensamentos, Seus padrôes, os meus padrões, Sua vontade, a minha vontade! É submeter pensamento após pensamento, decisão após decisão, ato após ato, ao controle, crivo, filtragem e avaliação ÚNICA e EXCLUSIVA do Espírito de Deus que testifica e trabalha segundo a Santa Palavra do SENHOR!

Muitas igrejas e indivíduos estão se perguntando se há algo errado em suas vidas. Eles colocam a “chave na ignição”, mas não conseguem partir. Talvez seja hora de “abastecer”. Precisamos ser cheios do Espírito em todo tempo, processo que é contínuo e gradativo. Deus não derrama Seu poder somente quando temos uma experiência emocional. Ele não nos dá do Seu poder apenas para que nos sintamos bem com nós mesmos ou tenhamos momentos agradáveis na igreja. O poder do Espírito Santo é a forma prática para que possamos causar impacto no mundo. Cada pessoa deve orar fervorosamente para que Deus a encha de Seu Espírito hoje!

Vejamos o desabafo de um servo de Deus :

TROCARAM O EVANGELHO DE CRISTO POR COISAS BANAIS ENCONTROS, SHOWS, FEIRAS, EVENTOS, E OUTRAS COISAS QUE ALEGRAM A ALMA, MAS NÃO TRANSFORMA A VIDA. ENQUANTO AS PESSOAS NÃO FOREM REALMENTE CONFRONTADAS NA SUA VÃ MANEIRA DE VIVER, SUAS VIDAS NUNCA SERÃO MUDADAS. É POR ISSO QUE NOSSAS IGREJAS ESTÃO CHEIAS DE PESSOAS TÃO VAZIAS, TRISTES, SEM ANIMO, SEM OBRAS, DE FÉ DÉBIL, PESSOAS SEM A CERTEZA DE QUE REALMENTE ALI É O SEU LUGAR. É UMA PENA! SE ALGUEM CONCORDA COMIGO VAMOS ORAR! QUEM SABE... ALGUNS NÃO SE DESPERTAM! – EDYCARLOS OLIVEIRA, Pastor e Servo de Deus!

Não podemos nos enganar com a experiência, habilidades e coisas do gênero, pois Deus já usou um sábio para nos advertir : Ao homem pertencemos planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. (Provérbios 16:1 NVI). Em suma, é hora de descartarmos COMPLETAMENTE nossas inclinações humanas e naturais [isso muitas vezes envolve conceitos e idéias pré-concebidas], nossos próprios métodos e fórmulas bem elaboradas e traçadas agirmos ESTRITAMENTE de acordo com os métodos de Deus, como o próprio Apóstolo Paulo se vira obrigado a fazer em suas viagens, quando desejava seguir numa direção, mas o próprio Espírito de Deus lhe impedira : “Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. (Atos 16:6-7 NVI).

Nem sempre Quem estará se “opondo” à nós será o diabo; tem situações que o Espírito de Deus estará trabalhando, mas será com conseguimos perceber essa diferença, ou nos escondemos atrás da vela e confortável desculpa : oremos irmãos, pois o inimigo se levantou!”?

Aqui nos cabe a pergunta, será que os métodos que estou usando são os de Deus ou são os meus camuflados e com boa aparência? Será que o Espírito Santo tem encontrado facilidade em me resistir e convencer?

Cada pastor deve orar fervorosamente :

“SENHOR, não há como fazermos a diferença na nossa cultura por meio da nossa própria força. Não podemos ser bem-sucedidos simplesmente utilizando programações ou expedientes humanos. Não podemos alcançar os alvos que o SENHOR estabeleceu mediante nossos proprios artifícios. Precisamos de um poder que extrapole a nós mesmos, e esse poder SENHOR, somente o do Teu Santo Espírito em nós.. ENCHA-NOS DO TEU ESPÍRITO DEUS!”

O Evangelho é muito mais do que APENAS alegrar a alma, é a ÚNICA força capaz de transformar vidas!

Assinatura (2)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

.: QUE AMOR É ESSE? :.

Topo_Perola

Não há como manter um relacionamento verdadeiro e frutífero com Deus sem atentar para aquilo que Ele espera desse relacionamento.  Simplesmente oferecer o que brota de mim natralmente ou mesmo o que eu acho que Deus mais deseja não conta. O QUE REALMENTE IMPORTA É O QUE ELE QUER!

Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados. ” (Lucas 12:35-38 NVI)

Estamos preparados? Temos vigiado na espera da volta do nosso SENHOR? Nossas candeias estão acesas?

Nosso amor por Deus não depende e NADA tem a ver com as emoções que sentimos. Demonstramos esse amor VERDADEIRAMENTE por aquilo que fazemos, não pelo que sentimos. Fé sempre inclui um ato de demonstração desta fé. Tal ato pode ser tão sutil quanto uma mudança de atitude e tão visível quanto uma ação física.

Então aqui cabe a pergunta : AQUILO QUE EU FAÇO, DIGO, PENSOMINHAS ATITUDES E MINHAS AÇÕESDEMONSTRAM SE AMOR VERDADEIRAMENTE A DEUS, LOGO, QUE TIPO DE AMOR É ESSE QUE EUTENHOPOR DEUS?

Assinatura (2)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

.: MESMO NA CRISE É POSSÍVEL VENCER! :.

Topo_Perola

O homem pode acabar se tornando prisioneiro do hábito!

A verdade é que por pior que seja o momento ou dificuldade que estejamos passando, os tempos de crise são também os tempos em que desfrutamos vitória, SE soubermos aproveitar!

Nos tempos de dificuldade, naturalmente a coisa fica feia em termos deconfiança.

Ao passar por uma crise, SOMENTE uma das situações se cumpre : Ou a crise CONSTRÓI, ou ela DESTRÓI!

“Grandes mudanças podem ser forjadas no homem através da crise – caso esta seja reconhecida e compreendida.” NORMAM COUSINS, jornalista norte-americano.

Assinatura (2)[4]

.: QUE HOMEM É ESSE ? :.

Topo_Perola

“Conheço os homens e lhes digo que Jesus Cristo não é um simples homem. Não existe termo de comparação possível entre ele e qualquer outra pessoa no mundo.” – NAPOLEÃO BONAPARTE, imperador francês e estrategista militar

Se algum homem tivesse que ser negligenciado pela história, esse homem deveria ter sido Jesus. 

Filho de um casal de camponeses, nascido num vilarejo no meio do nada, num país ocupado por conquistadores estrangeiros. Seu único meio de transporte eram as próprias pernas.

Como poderia um homem de um obscuro vilarejo no Oriente Médio transformar tantos milhões de vidas, bem como o curso da história?

Apesar de tudo isso, Napoleão Bonaparte, imperador da França e um dos maiores gênios da estratégia militar de todos os tempos, concluiu que Jesus não era APENAS um um homem. Certa vez, conversando com seus conselheiros acerca dos imperadores da história e de seus impérios, o nome de Jesus veio à tona. Para surpresa dos generais, Napoleão proclamou :

“Conheço os homens e lhes digo que Jesus Cristo não é um simples homem. Mentes superficiais enxergam uma semelhança entre Cristo e fundadores de impérios e deuses de outras religiões. Tal semelhança não existe. Tudo em Cristo me surpreende. Seu espírito me intimida e seu desejo me deixa perplexo. Não existe termo de comparação possível entre Ele e qualquer outra pessoa no mundo. Ele é verdadeiramente um ser único. Suas idéias e seus sentimentos, a verdade que enuncia, sua maneira de convencer não são explicados pela organização humana nem pela natureza das coisas. Quanto mais me aproximo, quanto mais cuidadosamente examino, mais percebo estar tudo fora do meu alcance – tudo permanece grande, de uma grandeza que subjuga. Ninguém pode encontrar, em lugar nenhum, a não ser nEle, a imitação ou o exemplo de Sua vida. Procuro em vão na história alguém semelhante a Jesus Cristo. Nem a história, nem a humanidade, nem os tempos ou a natureza me oferecem nada que possa servir de comparação ou de explicação. Em Sua vida, TUDO É EXTRAORDINÁRIO!!”

Trabalhou como carpinteiro até completar 30 anos e só então começou a ensinar e a fazer discursos em público. Por três curtos anos proclamou sua mensagem, sobretudo em pequenos povoados. Depois de caluniado e posteriormente submetido a um julgamento fraudulento, foi entregue por Pilatos, que acreditava em sua inocência. Como um criminoso, foi condenado à morte e executado em uma cruz entre dois deles. Apenas Sua mãe e alguns de Seus seguidores mais próximos estavam presentes à sua execução. Os demais discípulos fugiram, escondendo-se da multidão e dos soldados romanos.

[Quantas vezes nos isentamos, a exemplo dos discípulos, desta identificação com Nosso Senhor, fugindo da responsabilidade de anunciar o Seu amor, uma vez que O recebemos?]

Só depois que Jesus ressuscitou dos mortos e apareceu para seus discípulos é que estes deixaram de ser covardes confusos, tornando-se destemidos e confiantes seguidores e pregadores da Sua mensagem.

E HOJE, O QUE NOS É NECESSÁRIO PARA QUE NOS TORNEMOS OS DESTEMIDOS E CONFIANTES SEGUIDORES DESTE MESTRE TÃO MARAVILHOSO?

Assinatura (2)[4]

domingo, 8 de julho de 2012

.: DOZE HOMENS QUE QUERIAM MUDAR O MUNDO! :.

Topo_Perola

Imagine se você tivesse de selecionar 12 rapazes para mudar o mundo, será que faria as mesmas escolhas que fez Jesus?

Vejamos os currículos desta equipe sendo enviado a um desses modernos grupos de gerenciamento, recursos humanos e avaliações vocacionais. Baseado nos moldes atuais, o resultado seria este :

   Obrigado por nos ter submetido os currículos dos 12 homens que você considera adequados para ocuparem posições de liderança em sua nova organização. Todos eles foram submetidos à nossa sofisticados computadores. Nós também providenciamos entrevistas pessoais de cada candidato com o nosso psicólogo e com o nosso consultor de aptidão vocacional.

   É nossa opinião unânime que maioria desses candidatos não possui qualificações nem perfil para o tipo de empreendimento que você pretende. Portanto, recomendamos que você continue a procurar pessoas experientes e com habilidade e capacidade comprovadas para a liderança.

   Nós descobrimos que o Sr. Pedro é emocionalmente instável e tem um temperamento explosivoEle parece muito impulsivo para estar numa posição de supervisão. Já o candidato André não apresenta absolutamente nenhuma qualidade para a liderança. Os irmãos Tiago e João colocam os interesses pessoais acima de sua lealdade ao grupo. Eles parecem ser impacientes com os outros. Devido a essa impaciência e ambição, um dia eles poderiam tornar-se empregados descontentes.

   Tomé demonstra uma atitude questionadora que poderia levá-lo a um ânimo enfraquecido. Nós sentimos que é nosso dever dizer a você que Mateus consta da lista negra das Repartições Públicas da Grande Jerusalém.

   Por fim, há um dos candidatos que mostra grande potencial. Ele é um homem de habilidade, esforços e ambição. Nós recomendamos Judas Iscariotes como seu líder geral e braço direito. Todos os outros perfis são óbvios.

Atenciosamente, Consultoria Gerencial Jordão, Jerusalém.

   Estes foram os homens sobre os quais Deus colocou Sua mão e usou para revolucionar o mundo!

E QUAL SERIA A NOSSA AVALIAÇÃO PARA ESSE TIME QUE JESUS CHAMOU, INVESTIU E COMISSIONOU PARA GANHAR O MUNDO?

Assinatura (2)[4]

quinta-feira, 5 de julho de 2012

.: MANTENDO A CHAMA, A CENTELHA ACESA! :.

Topo_Perola

Conta-se uma história que um velho pregador que estava a bordo no Titanic, em sua viagem fatal. Após ser lançado no gelado Atlântico, ele nadou, de bote salva-vidas em bote salva-vidas, de barco em barco, de pedaços de navio em pedaços de navio, clamando às pessoas : “Creia em Jesus. Receba-o como Salvador. Receba-o em seu coração. Clame pelo nome do SENHOR, e você será salvo.”

Hoje, as pessoas estão se afogando ao redor de nós –  que já somos salvos em Cristono gélido e destruidor curso que o mundo tem tomado. A exemplo deste velho pregador, precisamos levar a mensagem da Cruz!

É hora de perdirmos ao Espírito Santo que incendeie em nosso coração essa centelha a fim de respondermos ao desejo de Deus.

O SENHOR está nos convocando e propositalmente colocando no coração do Seu povo essa esperança de hastear a bandeira do Evangelho e impactar o mundo com a Mensagem da Salvação em Cristo Jesus! 

E então, você está disposto a dizer a Deus : “EIS-ME AQUI SENHOR, USA-ME, ENVIA-ME A MIM”?

Assinatura (2)[4]

.: INSTRUMENTOS REVOLUCIONÁRIOS DE DEUS! :.

Topo_Perola

Creio firmemente que uma igreja que, mesmo se localizando numa pequena cidade, se deixa inflamar por Deus, é bem mais eficiente e capaz de revolucionar o mundo do que uma imensa igreja que se tenha tornado um clube social. GREG LAURIE, escritor e pastor

Temos sido efetivamente sensíveis ao chamado de Deus a fim de prosseguirmos numa nova e audaciosa maneira de viver nossa fé?

Quando nos atemos aos processos, programas, números e métodos, deixamos de lado o cerne, o alvo, o objetivo principal, aquele fogo interior, o desejo de ver as pessoas voltando-se para Cristo!

É hora de cavarmos abaixo das camadas, a fim de chegarmos ao coração daquilo que faz de qualquer igreja – a despeito de seu tamanho – uma força a ser considerada, um instrumento poderoso nas mãos do Altíssimo!

Os observadores são muitos. Os críticos são muitos. Os simpatizantes são muitos. Os compromissados são muitos. Mas os trabalhadores são poucos.

Assinatura (2)[4]

quarta-feira, 4 de julho de 2012

.: CONVIVENDO COM OS OUTROS...E COMIGO MESMO! :.

Topo_Perola

Como indivíduos, temos desejos diferentes, preferências e aversões diferentes, coisas diferentes que irritam e agradam.

Precisamos lembrar que nossas ideias e percepções de vida são influenciadas por nossa história, valores e personalidade!

Quando começamos a nos perceber destes detalhes, NATURALMENTE, nutrimos o pensamento : CASEI COM A PESSOA ERRADA!

Conflitos são um indício que somos humanos, afinal de contas nem todo mundo é igual!

Passamos a achar que só as nossas ideias são as melhores, as certas. O único problema que esquecemos é que nosso cônjuge sente o mesmo em relação às suas próprias idéias!

Alguns conflitos serão grandes.. Outros pequenos! Sobre como colocar as coisas na máquina de lavar... Ou sobre ter ou não um bebê...

Grande ou pequeno, TODOS OS CONFLITOS têm potencial para destruir uma noite, uma semana, um mês ou uma vida inteira.

Por outro lado, eles também têm potencial de nos ensinar como amar, apoiar e encorajar o outro. Essa é de longe a melhor estrada para se viajar.

A diferença está na maneira como você processa os conflitos!

Assinatura (2)[4]

.: CASAMENTO NÃO É UMA INSTITUIÇÃO EGOÍSTA! :.

Topo_Perola

Apesar de ouvirmos frequentemente a declaração : “CASEI PARA SER FELIZ”, casamento não é uma instituição egoísta!

“MAS O AMOR NÃO BUSCA OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES (1 CORÍNTIOS 13:5)

O amor verdadeiro busca maneira de dizer “SIM”. Na época da “conquista” parecemos tão compatíveis com nosso(a) amado(a).

Nesta fase somos SEMPRE tão dispostos a fazer tudo o que ele(a) desejasse e ele(a) sempre disposto a seguir nossa sugestão!

Incrivelmente, essa época se estende por algum tempo, sendo que ninguém JAMAIS nos avisou que os conflitos e as diferenças são parte normal de todo casamento!

Não há casais que não se deparem com isso, por uma simples razão : SOMOS INDIVÍDUOS!

Assinatura (2)[4]

segunda-feira, 2 de julho de 2012

.: ASSUMINDO O CONTROLE DE NÓS MESMOS! :.

Topo_Perola

Não é o trabalho intenso, mas a dúvida e a apreensão que produzem ansiedade quando nos avaliamos e nos sentimos oprimidos diante da pilha de tarefas não terminadas e questões não resolvidas!

“Como a cidade com seus muros derrubados [indefeso], assim é quem não sabe dominar-se.” (Provérbios 25:28 NVI)

As pressões emocionais exercidas pelas exigências de outras pessoas e por nossas próprias compulsões internas acabam por nos levar a um atoleiro de frustração!

Quando a emoção nos domina, nos tornamos limitados no que diz respeito a encontrar a solução!

Precisamos ser emocionalmente livres e maduros, a fim de podermos identificar quais as exigências mais urgentes e com sabedoria determinar nossas prioridades para trabalharmos para alcançá-las de forma saudável!

“O homem de coração dobre é inconstante [instável] em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:8 ACF)

Assinatura (2)[4]

.: EMOCIONALMENTE LIVRES PARA VENCER! :.

Topo_Perola

Você já desejou ter um dia de trinta horas?

Sem dúvida, esse “tempo extra” representaria um alívio para a enorme pressão sob a qual vivemos.

Nossas vidas deixam um rastro de tarefas inacabadas, questões não resolvidas, cartas e perguntas não respondidas...

...amigos e familiares que não conseguimos visitar, livros não lidos a nos perseguir em momentos silenciosos quando paramos para avaliar nosso desempenho. Precisamos desesperadamente de alívio!

Mas, um dia mais longo resolveria nosso problema?

Infelizmente NÃO, pois dentro de pouco tempo estaríamos tão frustrados como nos encontramos hoje com nossa porção de vinte e quatro horas!

O dilema é muito mais profundo do que mera falta de tempo! Basicamente, é um problema de prioridades!

Assinatura (2)[4]