- Quando as coisas não saem como esperamos -
AS LEIS DO SUCESSO
“A grande verdade sobre a prosperidade, por mais surpreendente que pareça, é que é correto que sejamos prósperos!”
A palavra prosperar significa “florescer, ser bem-sucedido, vicejar, experimentar resultados positivos”.
Ao contrário disto, muitas pessoas vivem hoje o mais pleno fracasso em suas vidas, pelo simples fato de não conhecer ou não considerar essa “lei”!
Muitos ainda pensam assim : “Por que parece que as oportunidades fogem das minhas mãos?”
“Tudo na minha vida é mais difícil do que é para os outros!”
“Por que algumas pessoas parecem atrair o dinheiro, enquanto outras o repelem?”
“Eu acho que a vida tem sido injusta comigo! Por mais que eu lute não consigo me mover da posição na qual me encontro!”
“O que está errado com minha vida? Será que eu tenho esta sina de não conseguir vencer?”
Cada indivíduo possui uma base de princípios pessoais e valores, que compõem a ótica pela qual vê a vida.
Aqui cabe uma pergunta : Será que a vida tem pessoas marcadas e destinadas ao fracasso, ou será que ela apresenta oportunidades a todos e suas escolhas é que fazem a diferença?
“Por trás de cada vida há princípios que a moldaram!” – GEORGE H. LORIMER, editor do Jornal Saturday Evening Post.
Podemos dizer que os valores fundamentais são as “crenças” mais profundamente arraigadas que descrevem a maneira como pensamos de modo exato.
Se tudo na vida é regido por “leis”, ainda que imperceptíveis para nós, existe algo que alguns privilegiados fazem, talvez até instintivamente, que atraem o sucesso e o dinheiro para suas vidas.
Na verdade, as leis que governam a prosperidade são tão exatas e práticas quanto as leis que governam a matemática, a física e as outras ciências.
A Bíblia fala da lei básica da prosperidade quando fala de semear e colher (GÁLATAS 6:7b). A física descreve isso como ação e reação. Os sábios descrevem como a lei da compensação : semelhante atrai semelhante.
“Através de seus pensamentos, o homem detém a chave para todas as situações, e contém no seu interior o agente transformador e regenerativo pelo qual ele pode se transformar no que deseja.” – JAMES ALLEN, filósofo
Isso na verdade é o que assegura Paulo em ROMANOS 12:2 com “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento [maneira de pensar], para que experimenteis qual seja a boa, agradável e vontade de Deus.”
Precisamos nos livrar do que não queremos para criar espaço para o que desejamos. Geralmente é difícil saber o que se quer até livrar-se do que não se quer.
Às vezes, podemos pensar que o sucesso financeiro é resultado de “sorte” ou de privilégios de alguns felizardos. A boa notícia é que isto não a verdade.
Pessoas bem-sucedidas possuem uma capacidade incomum de suportarem pressões, de administrarem problemas e manterem seus focos. Estão envolvidas em seus sonhos de tal modo que nada as retira de suas prioridades.
Talvez pensemos em dinheiro somente como uma moeda para adquirir bens e riquezas, mas ele é muito mais do que isso, pois a falta de dinheiro ou a má administração das finanças tem sido o pivô de muitos divórcios, depressões, crises nervosas, enfermidades, violências e angústias nas pessoas.
Quem consegue viver em paz com credores todos os dias fazendo cobranças?
Em mais de 20% as Escrituras Sagradas referem-se a dinheiro, abundância, bens, prosperidade, chegando a afirmar que ter e saber desfrutar disso é presente de Deus : “E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.” (ECLESIASTES 5:19).
Aqui são firmados dois princípios básicos da prosperidade : TRABALHO e BOA ADMINISTRAÇÃO!
Ninguém prospera sem trabalhar; precisamos estar prontos para o trabalho se queremos prosperar.
Precisamos estar prontos para administrar bem aquilo que se ganha; princípio básico da administração financeira : “NUNCA SE GASTA MAIS DO QUE AQUILO QUE SE GANHA!”
Mais importante do que ter dinheiro, é ter sabedoria para administrá-lo. O dinheiro se torna seu “senhor” quando ele tem poder sobre sua vida, mas quando você o domina, ele se torna um excelente “servo”.
“A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.” (ECLESIASTES 7:12).
Enquanto o dinheiro é um forte motivador, a sabedoria escolhe o seu melhor caminho. A sabedoria é que pode nos guiar e conduzir em onde devemos investir nossos recursos para que eles sejam fontes de alegria e contentamento e não de dor e sofrimento!
“A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” (PROVÉRBIOS 10:22).
Infelizmente na atualidade – até mesmo por conta da “cultura” capitalista e consumista que impera, onde as pessoas são medidas pelo que têm e não pelo que são de fato, valendo mais a “ostentação” do que a valorização do ser-humano – as pessoas adquirem bens, riquezas, muitas vezes de maneira desenfreada e desordenada, mas não sabem planejar para multiplicar aquilo que conquistam; compram desenfreadamente, gastam todo o seu salário do emprego maravilhoso que Deus abençoou, e aquilo se torna um peso, ou seja, ter um bom salário não adiantará se não soubermos gastar corretamente, pois o mais importante não é quanto se ganha, mas quanto e como se gasta.
Alguém já disse certa vez que STATUS é comprar o que você não quer ou não precisa, com um dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não gosta, uma pessoa que você não é.
Deus não nos criou para vivermos com dívidas, com orçamento apertado, sendo escravo de bancos, cartões de crédito e empréstimos!
Ao entendermos o real significado da prosperidade e do dinheiro, perceberemos que ele não deve ser amado, mas deve ser administrado com sabedoria a fim de nos proporcionar conforto e uma vida regalada.
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (GÊNESIS 1:28)
Deus quer que sejamos sábios em adquirir, administrar e multiplicar aquilo que Ele já separou de bênçãos para nossas vidas e tudo mais que possamos semear e colher nesta terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário