- Quando as coisas não saem como esperamos -
AS LEIS DO SUCESSO
“A vida é um conceito valiosíssimo e com uma complexa definição. É a capacidade de trazer respostas aos estímulos!”
Nascemos para sermos motivados e trazer respostas aos estímulos!
“O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos.” (DEUTERONÔMIO 28:12)
Nossa confiança deve estar no Provedor e não na provisão!
Nossa atitude fará toda a diferença; atitude é um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior!
“Examine os rótulos que você se atribui. Todo rótulo é um limite ou uma restrição que você não se permitirá transpor.” – DWAYNE DYER, escritor norte-americano.
O modo como você se vê tem um grande impacto sobre sua atitude. Uma auto-imagem deficiente e atitudes medíocres muitas vezes andam de mãos dadas. É difícil ver algo positivo no mundo se você se vê de modo negativo : “Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente.” (SALMOS 75:2)
Se você estiver com dificuldades para chegar aonde deseja, talvez o problema esteja dentro de você. Se não mudar seus sentimentos interiores a seu respeito, você será incapaz de mudar suas ações externas com relação aos outros. Nosso sucesso NUNCA irá além de nossas atitudes!
Nossa atitude tem raiz naquilo que pensamos, e seus frutos em nossas palavras e ações!
Nossas mãos fazem aquilo que o coração manda; nossa atitude mostra o que ele guarda e no que cremos!
Deus ao nos criar, solicitou atitude de nossa parte : “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (GÊNESIS 1:28)
Atitudes inteligentes geram resultados surpreendentes!
A palavra frutificar do latim fructificare significa dar frutos, produzir resultado vantajoso.
A palavra multiplicar significa aumentar o número, a quantidade, a intensidade. Reproduzir. Desenvolver extraordinária atividade.
A palavra encher significa preencher a área, o local, a superfície, o espaço de; fazer ficar cheio, preenchido: encher de água o frasco; a piscina encheu-se com rapidez. Ocupar (o espaço vazio), completar. Tomar todo o tempo/espaço. Desempenhar uma ação até o seu fim; cumprir ou desenvolver algo.
A palavra sujeitar significa submeter, constranger. Obrigar-se a.
A palavra dominar significa ter autoridade ou poder sobre. Vencer. Comandar ou reinar.
Precisamos tomar um cuidado para não depositarmos nossa confiança mais na provisão ao invés de colocá-la no Provedor : “Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?” (JOÃO 6:1-5, 8-9).
A atitude pode ser nosso melhor amigo ou nosso pior inimigo, dependendo da escolha que fizermos!
Não podemos culpar circunstâncias externas!
A atitude é a biblioteca do nosso passado, porta-voz do nosso presente e o profeta do nosso futuro!
Se dependesse da atitude de André, o que seria feito da multidão faminta que seguia Jesus?
Outro caso semelhante foi o da viúva de Sarepta ao ser abordada pelo profeta Elias : “Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.” (1 REIS 17:12).
Se dependesse da atitude daquela mulher, o fim dela e de sua família seria trágico. Ela confiava na “provisão” e não no provedor.
A atitude de muitas pessoas as está levando de um abismo para o outro exatamente por colocar sua confiança no lugar errado.
Já o profeta Elias mostra a diferença na vida de quem tem a atitude correta : “E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.” (1 REIS 17:13-15)
Nossa atitude revela muito de nossas experiências passadas, indica onde estamos neste exato momento e nos dá uma boa noção de onde terminaremos se não mudarmos!
Uma lição muito poderosa temos quando Abraão abordado por seu filho perguntando-lhe sobre o cordeiro para o holocausto : “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” (GÊNESIS 22:8)
Ele confiava que a provisão era algo que competia a Deus, sendo que a ele Abraão, competia apenas crer no Deus Provedor!
“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” (GÊNESIS 22:13-14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário