- Quando as coisas não saem como esperamos -
AS LEIS DO SUCESSO
Pergunte às pessoas se elas querem prosperar. A maioria vai pensar que você é doido : “É claro que sim” elas dirão em uníssono.
Muitos dirão : “Prosperar tornaria a minha vida mais fácil e divertida!”. Porém o conceito padrão é : “Vou ter de me matar de trabalhar para conseguir isso!”
Essas “contradições” podem parecer inocentes, mas, na realidade, são alguns dos principais motivos pelos quais a maioria das pessoas não atinge seus objetivos, principalmente no que diz respeito a prosperidade!
As pessoas bem-sucedidas não tem dúvida alguma do que desejam para suas vidas! São inabaláveis no seu desejo e totalmente comprometidas com seus objetivos!
O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é “não saber o que quer”!
Já existe um grupo de pessoas que aponta para uma série de “motivos” para “explicar” por que não são bem-sucedidos em seus intentos!
Por conta disto, elas nunca estão 100% certas de que querem de fato alcançar seus alvos e metas!
“Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.” (JÓ 22:28)
Compromisso pode mudar sua vida!
Pense sobre um tempo de sua vida em que você assumiu um compromisso verdadeiro de mudar o jeito de fazer alguma coisa. Sua vida mudou como resultado desse compromisso?
Vamos analisar melhor o termo “QUERER”!
“Eu quero alcançar meus alvos!” – Essa é outra forma de dizer : “Pegarei tudo o que cair no meu colo.”
Mas querer somente não basta. Você nunca notou que “querer” nem sempre conduz a “ter”?
Observe também que querer e não ter cria mais querer. Isso torna-se um hábito que só leva a ele mesmo, um círculo vicioso que não chega a lugar nenhum.
“Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.” (1 REIS 17:12)
O sucesso não resulta simplesmente do fato de a pessoa desejá-lo!
Bilhões de indivíduos querem ser ricos, mas relativamente poucos são!
Vale lembrar que no momento em que você assumir um compromisso em relação a algo, esse compromisso será posto à prova!
O segundo nível “Eu quero alcançar meus alvos!”, implica em decisão.
A escolha tem uma energia muito forte e anda de mãos dadas com a responsabilidade que a pessoa tem de criar a sua própria realidade!
A palavra decisão vem do latim decidere, que equivale a “eliminar todas as outras alternativas”.
O terceiro nível do quere é : “Eu me comprometo a fazer isso!”
O significado de comprometer-se é “dedicar-se sem restrições”, o que exige não se refrear e dar 100% de tudo o que tem para alcançar seus alvos Isso requer disposição para fazer o que for necessário durante o tempo que for preciso.
É o caminho do guerreiro. Nenhuma desculpa, nenhum “se”, nenhum “mas”, nenhum “talvez” – e o fracasso não é uma opção. O caminho do guerreiro é bem simples : “Serei bem-sucedido ou morrerei tentando!”
O COMPROMISSO AJUDA A SUPERAR OS OBSTÁCULOS NO CAMINHO
“Um dos enganos mais comuns e de maior prejuízo é pensar que o sucesso resulta de alguma genialidade, algo mágico ou qualquer outra qualidade de que não possuímos. Em geral, o sucesso resulta da espera pela oportunidade; e o fracasso, da passividade. Podemos decidir fazer algo. Obteremos sucesso ou fracassaremos? Isso depende de quanto ânimo e persistência a palavra decide contém. A decisão que nada pode superar, a convicção que nada pode abalar, essas é que acarretarão o sucesso!” – MALTIE D. BABCOCK, clérigo e escritor
Muitas pessoas vêem “compromisso” como um evento, alguma coisa que só dura por um momento. Elas dizem “aceito”, porém o compromisso não termina com aquela decisão; está apenas começando!
É melhor você acreditar que, no momento em que assumir um compromisso em relação a algo, esse compromisso será posto à prova.
O COMPROMISSO É COMO UMA FORÇA MOTRIZ
“A conquista de uma meta é uma sensação boa, mas para chegar lá você também precisa enfrentar os fracassos. Precisa ser capaz de se reerguer e continuar!” – MARY LOU RETTON, medalhista olímpica.
Quando você quiser alcançar alguma meta, muitas pessoas tentarão distraí-lo. Outras o desafiarão. Algumas lhe induzirão a comprometer seus valores. É possível que não seja intencional. Pode ser por medo que você as deixe para trás. Nestes momentos você precisa se perguntar : “Quem é que estou tentando agradar?”
Se você desejar agradar a si mesmo, mantendo e colocando em prática seus compromissos pessoais, haverá momentos em que terá de lutar sozinho!
“Tentar” não é o suficiente. A definição de comprometer-se é dedicar-se incondicionalmente.
Essa palavra mostra que você está dando tudo, e isso quer dizer tudo mesmo, o que tem para alcançar seus alvos.
Muitas pessoas financeiramente “empacadas”, têm um limite quanto ao que estão dispostas a fazer, ao que aceitam arriscar e ao que admitem “investir” para alcançar seus objetivos!
Se você não está verdadeira e plenamente determinado a atingir seus alvos, o mais provável é que não os alcance mesmo!
Quando as coisas derem errado, quando a vida ficar complicada, quando a dor se tornar grande, você será capaz de seguir em adiante?
“Tenha sempre em mente que sua decisão de ser bem-sucedido é mais importante que qualquer outra coisa” – ABRAHAM LINCOLN, presidente norte-americano
Se você se determinar a estabelecer e manter compromissos adequados e, principalmente a cumpri-los independente do “custo” que eles tenham, multiplicará vertiginosamente suas chances de sucesso!
“Tudo na vida tem um preço e precisaremos decidir se a recompensa vale o preço a ser pago!” – SAM NUNN, senador e economista norte-americano
Uma vez que você tenha “calculado” o custo, precisa decidir se tem mesmo disposição de enfrentar as conseqüências!
Todo compromisso pressupõe uma “luta”, mesmo que seja com o nosso ego e nossas vontades!
“Despertar em si a disposição de espírito e a energia apropriada para chegar a conquistas que exijam trabalho duro constante, é a principal batalha que todo o mundo enfrenta. Quando essa batalha é finalmente vencida, tudo fica mais fácil!” – THOMAS A. BUCKNER, barítono norte-americano
“E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores, E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe. E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia, e morreu. E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu. E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte. E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem. Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser. Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita.” (2 REIS 4:18-25)
Essa resignação é um ingrediente fundamental no caminho daquele que visa ser bem-sucedido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário