AS LEIS DO SUCESSO
- Quando as coisas não saem como esperamos -
“A maioria das pessoas associa dinheiro a prazer imediato. Porém, ele deve ser acumulado para proporcionar liberdade!” – T. HARV EKER, escritor
Na atualidade as pessoas têm se tornado “servas” do sucesso e dos bens materiais ao invés de usufruírem das suas benesses.
Porém nos esquecemos que somos nós que “CONSTRUÍMOS” os resultados que obtemos em nossas vidas!
As pessoas de “mentalidade próspera” acreditam na seguinte idéia : “Eu crio a minha própria vida!”
Já as de “mentalidade pobre” acreditam que : “Na minha vida, as coisas acontecem!”
Noé teve de “construir” a arca para salvar sua vida e sua família (GÊNESIS 6:14-22)
“Nem sempre somos responsáveis pelo que nos sobrevêm, mas somos os únicos responsáveis por como decidimos lidar com o que nos sobreveio!”
Na Bíblia, Deus enfatiza que cabe ao homem – e não a Deus – através de sua atitude, a construção de seus resultados : “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus.” (DEUTERONÔMIO 28:1-2)
Não há como obter sucesso em nenhuma área de nossas vidas sem acreditarmos que somos os responsáveis diretos por nossa vida, principalmente na vida financeira!
“A falta de atitude positiva não nos impedirá de alcançar o sucesso, mas com certeza, a atitude é que determinará quanto tempo desfrutaremos do sucesso obtido!”
Quando nos envolvemos em qualquer que seja o projeto, nossa atitude afeta os resultados que obtemos muito mais do que qualquer outra coisa!
“A vantagem de uma pessoa vitoriosa não é nascer em berço de ouro, ter Q.I. altíssimo ou muito talento. A vantagem dos vencedores reside totalmente em sua atitude, não nas aptidões! Atitude é o critério básico do sucesso. Não se pode comprar uma atitude positiva nem por um milhão de dólares, pois elas não estão à venda!” – DENIS WAITLEY, escritor norte-americano
Já reparou que em geral as pessoas que têm uma situação financeira difícil são as que gastam mais dinheiro com jogos lotéricos?
Elas realmente acreditam que a riqueza “cairá” no seu colo quando as bolinhas com os seus números forem sorteadas. Às vezes passam horas coladas na tela da televisão esperando ansiosamente pelo sorteio, para ver se desta vez a fortuna finalmente lhes sorrirá!
Ao invés disto, você precisa acreditar que é você mesmo quem conquista o seu próprio êxito, que é você mesmo quem promove a sua própria mediocridade e que é você mesmo quem estabelece a sua própria batalha pelo dinheiro e pelo sucesso. Consciente ou inconscientemente, sempre se trata de você!
Em vez de assumirem a responsabilidade pelo que acontece na sua própria vida, as pessoas de “mentalidade pobre” preferem se colocar no papel de vítimas.
Um pensamento típico de quem apresenta esse padrão é : “Pobre [coitado] de mim!”
Sem perceber, por força de intenção, essas pessoas estão escolhendo ter uma vida pobre e medíocre!
Elas não são vítimas, mas se colocam no papel de vítimas!
Infelizmente fazem isso por acreditarem que conseguirão alguma coisa, um resultado favorável com essa postura!
A CULPA É DOS OUTROS!
Assuma seus problemas : Atribuir as causas dos seus fracassos a outras pessoas em nada contribuirá para a solução dos seus problemas. Um acontecimento ou uma outra pessoa podem realmente estar na origem dos problemas, mas a solução só virá de você mesmo. Se você não está satisfeito, é preciso fazer todo o possível para superar as dificuldades e vencê-las.
As escolhas que você faz na vida são de sua inteira responsabilidade.
“Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.” (GÊNESIS 16:1-3)
Quando o assunto é o motivo de sua falta de êxito, as vítimas, na sua maioria, são especialistas no “jogo da culpa”. Pode se dizer que o objetivo desse “jogo” é ver para quantas pessoas e circunstâncias uma vítima consegue apontar o dedo sem jamais olhar para si mesma.
A vítima põe a culpa na economia, no governo, na bolsa de valores, nos seus corretores, no ramo de negócio em que atua, no patrão, no lugar onde mora, nos empregados, no gerente, nos diretores da empresa, no serviço de atendimento ao cliente, no departamento de entregas, no marido ou na esposa, no sócio, em Deus, nos pais.
A culpa é sempre de outra pessoa ou de outra coisa. O problema é invariavelmente alguém ou alguma coisa, nunca ela própria!
SEMPRE TER UMA JUSTIFICATIVA!
“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.” (LUCAS 5:4-5)
Quando não está culpando alguém, a vítima trata de racionalizar ou justificar a sua situação dizendo algo do gênero : “O dinheiro não é tão importante!” É evidente que essas pessoas estão enfrentando grandes dificuldades. Ninguém busca o que não lhe é importante!
VIVER SE QUEIXANDO!
Você já reparou como costuma ser difícil a vida das pessoas que vivem se lamentando? Parece que tudo o que pode dar errado lhe acontece. Algumas dizem : “É claro que eu reclamo, olha a droga de vida que tenho!”
“E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.” (1 REIS 17:11-12).
Queixar-se é a pior coisa que alguém pode fazer quando busca o sucesso!
“Aquilo que focalizamos se expande!”
Quando você se queixa, no que está se concentrando : naquilo que está certo ou no que está errado na sua vida?
Obviamente, está dando ênfase e destaque ao que está errado!
Quando reclamamos, estamos criando o ambiente mais desfavorável e desencorajador possível para alcançar nossos objetivos!
Pessoas assim costumam dizer : “É claro que reclamo sim; olha só como minha vida é uma droga!” Porém a grande verdade é : “É exatamente porque você se queixa que sua vida é uma droga!”
Inclusive é complexo andar na companhia de pessoas assim, pois este tipo de postura negativa é contagioso! Porém, muitas pessoas, adoram se aproximar dos resmungões e ouvi-los. Por que? Por um motivo simples : elas estão esperando a sua vez de se queixar!
Faça um teste : Não reclame de nada durante os próximos sete dias!
Não apenas em voz alta, mas recuse qualquer espécie de reclamação em sua mente! Isso deve ser durante as 24 horas do dia! Nos primeiros dias talvez você ainda receba alguma coisa ruim “residual” do passado.
Sua vida se tornará surpreendente quando você parar de se concentrar nos problemas e começar a focar-se nas possibilidades!
Culpar os outros, justificar-se e queixar-se tem o mesmo efeito das ”pílulas”. Só serve para amenizar o estresse. Alivia a tensão do fracasso temporariamente. Porém NÃO RESOLVE O PROBLEMA!
Ao perceber essas atitudes, pare imediatamente. Lembre-se que você está criando a sua vida e atraindo para ela, a todo momento, o sucesso ou o fracasso!
Toda vez que culpamos alguém por nossos infortúnios e decepções, nos justificamos ou nos queixamos, estamos nos “degolando”, “cortando nossas próprias cabeças” no que diz respeito a alcançar nossos objetivos!
“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.” (PROVÉRBIOS 23:7a)
É fundamental a escolha de nossos pensamentos e palavras no rumo do sucesso!
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente” (ROMANOS 12:2a)
NÓS CONSTRUÍMOS OS RESULTADOS QUE TEMOS NA VIDA, NINGUÉM MAIS!
Excelente mensagem, faz as lagartas saírem do casulo e transformarem-se em lindas borboletas!
ResponderExcluirObrigada pastor, suas mensagens me inspiram e muitas não poucas, são as vezes que as copio. Por favor não me cobre direitos autorais.
Felicidades ao senhor e sua família!