.

.

.

.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

.: NOSSA ATITUDE AFETA A VIDA AO NOSSO REDOR! :.

Topo_Perola

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (MATEUS 5:13)

A atitude do samaritano (LUCAS 10:33) afetou a cultura, a situação e a vida daquele que estava ferido e meio morto. Fomos chamados para "AFETAR" o lugar por onde passarmos. O sal afeta o ambiente onde entra; a luz afeta e como o sal influencia o ambiente onde entra.

crentec

Qual tem sido a influência que causamos nas pessoas e no ambiente à nossa volta? POSITIVA ou NEGATIVA?

O sucesso das diversas modalidades de um grupo está diretamente ligado à qualidade das relações pessoais de seus integrantes! A construção de todos os grupos sociais, independente da época, se deve a construção de suas relações interpessoais!

Os olhos dagraça e do amorconseguem olhar para além da circunstância em questão para ver o que as coisas podem ser futuro  e não o que elas são no presente.

O samaritano não atenta para a condição na qual se encontrava aquele homem, nem para quem ele era ou para quem "a sociedade" dizia que ele era. Ele atentou para asnecessidadesdaquele que estava diante dele (LUCAS 10:33).

O que fazemos quando percebemos as fragilidades das pessoas? Tratamos ou as amplificamos?

Rejeição, decepção , julgamento, críticas, abandono geram dor em nossas vidas. As dores emocionais são muito mais devastadoras do que as dores físicas. Uma pílula para a dor pode aliviar a dor física, ao ponto que o mesmo não acontece com a dor emocional. A maioria das pessoas sente mais à vontade falando da dor física do que da dor emocional.

"Os membros de um grupo não consentem integrar-se, senão a partir do momento em que certas necessidades fundamentais são satisfeitas pelo grupo!" - WILLIAN SCHUTZ, pesquisador norte-americano. 

Cuidamos de suas feridas e necessidades?

Nossa maneira de lidar com nossos familiares, faz com que se sintam "parte da família", ou somos tão alheios e indiferentes que eles se sentem excluídos?

Amar alguém é querer o melhor para aquela pessoa independente do mérito que ela possue ou do custo que isso terá para mim!

Amarsignifica trabalho que resulta em cansaço; cultivar amor, amar alguém é um trabalho árduo. É muito fácil amar alguém que nos dá motivo para amá-lo(a), mas o verdadeiro amor não precisa demotivos”, pois ele é uma escolha que fazemos, indiferente se a outra parte merece ou não.

Dois aspectos fundamentais precisam ser observados : NECESSIDADES e EXPECTATIVAS.

O primeiro é uma força catalisadora - estimulante - podendo solidificar o relacionamento. Já o segundo, caso não seja atendido, pode se tornar causa de desestruturação do relacionamento.

As diferenças, necessidades e expectativas,  precisam ser compreendidas e canalizadas. Uma vez que identificamos o "problema", temos que partir para a solução dele, por mais difícil que pareça.

Ajudar, resolver o problema muitas vezes é ter de "carregar" do outro, ou seja, adicionar carga  à sua carga; além de lidar com os seus problemas, "se dispor" a lidar com o problema do outro (LUCAS 10:34b).

Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário