AS LEIS DO SUCESSO
“Por que eu sempre fico com pouco dinheiro?”, perguntou o aluno ao seu mentor. Ele pensou e após alguns instantes ele respondeu : “Seu lápis está muito afiado!”
Ele estava querendo dizer que seu aluno não tinha sabedoria quando montava um orçamento, pois se planeja usando até o último centavo, não deixando nenhuma reserva para imprevistos.
“O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.” (PROVÉRBIOS 22:3 NVI)
A sabedoria é a base para se chegar ao sucesso em qualquer que seja a situação. É a inteligência para decidir “o que se quer” e “como chegar lá”.
Com ela podemos escolher as sementes a lançar e estabelecer as causas certas para ter os efeitos desejados!
Todos podemos agir sabiamente, basta estarmos dispostos a pagar o preço para obter conhecimento e para colocar esse em prática!
Normalmente, estamos muito ocupados “matando leões” que não temos tempo para “mais nada”!
Muitos se iludem com a “movimentação” e não crescem, não produzem, não prosperam um milímetro sequer.
Resolver problemas é muito bom, mas temos que ir além disso se queremos prosperar e obter sucesso de verdade!
“Pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis. Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento mais do que o robusto. Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.” (PROVÉRBIOS 24:4-6)
“Você não alcançará seu potencial máximo a menos que você entenda o compromisso total” – HEETH VARNEDO, CEO Indústrias Flowers
Quando temos sabedoria, conseguimos discernir e avaliar todas as opções que se nos apresentam; por mais que uma determinada chance se apresente diante de nós, ela pode se tornar uma armadilha.
Se nos habituarmos a levar em conta “somente a nossa opinião”, isto não é prudente e CERTAMENTE nos levará à ruína.
Um fundamento importante da sabedoria é saber que valores seguir.
Agir com sabedoria assegura o sucesso (ECLESIASTES 10:10b).
Sansão rejeitou os sábios conselhos e se confiou APENAS em suas capacidades, em suas habilidades e em seu próprio entendimento, o que lhe causou vergonha e ruína.
O servo da parábola dos talentos confiou no seu próprio julgamento e isso lhe impediu de obter êxito. Não podemos confiar no nosso próprio entendimento (PROVÉRBIOS 3:5).
Em LUCAS 5, Pedro sabia muito a respeito de pesca e mesmo com toda sua experiência e apesar de muito trabalho e empenho, não obteve resultado algum. Quando ele decidiu ouvir Jesus adquiriu sabedoria e fez maior pesca de sua vida. Pedro aceitou o conselho de Deus (PROVÉRBIOS 13:10).
“A sabedoria abre passagem através das barreiras mais resistentes.”
“Sabedoria a bem da verdade é enxergar tudo pelo ponto de vista de Deus. Saber quando e como usar o conhecimento que vem de Deus.”
Apesar disso, pouquíssimos bebem na fonte da sabedoria divina; a maioria apenas enxágua a boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário