– Não se contente em “sobreviver”! –
Mediocridade é viver abaixo daquilo que podemos e na maioria das vezes isso acontece por não explorarmos nossas capacidades, por desconhecermos aquilo do que somos capazes.
Muitas vezes nos fazemos incapazes de dar o nosso melhor, de ir além das expectativas, expressar-nos plenamente, viver à altura de nosso potencial, aperfeiçoando até o limite de nossas capacidades, de dar tudo que temos e satisfazer às nossas convicções!
Muitos sofrem porque simplesmente se deixam influenciar pelo ambiente à sua volta - condições impostas - aceitando as "normas", contentando-se assim com o estado das coisas e da vida, fazendo o possível para sobreviver! Tenha uma vida plena, Deus não te criou para sobreviver!
Charles de Gaulle disse : “A história não ensina o fatalismo... as pessoas têm a história que merecem” ou segundo o que conhecem!
Josué estava indeciso e acomodado com o “ambiente”, com a situação, ou as normas a ele impostas pela morte de Moisés (vide Josué 1:1-3). Tempos difíceis exigem um estilo diferente de ação. Muitas vezes precisaremos assumir riscos e pagar o preço, ou seja, coragem traz à tona comprometimento. Ajuste seus métodos, mas nunca comprometa as suas convicções ou os seus princípios. Quem almeja a vitória não pode ser indeciso.
É fundamental sermos decididos. Necessitamos pensar a respeito do que desejamos. Não podemos dar brecha para as dúvidas. Essa indecisão prejudicou certo homem (vide Mateus 25:14-27). Assim como Josué, este homem tinha uma opção, porém não a explorou – os banqueiros. Infelizmente na maioria das vezes desistimos sem explorarmos todas as opções à nossa volta.