- Reaprendendo a andar livremente –
Nossos pensamentos geram nossas convicções; nossas convicções geram nossas atitudes, as quais controlam nossa percepção; nossa percepção inspira nosso comportamento! Cuidado! Não são os nossos pés que nos transportam e sim nossas mentes!
Infelizmente nós temos uma forte inclinação para viver pelo que vimos, quando isso terminantemente contraria os princípios de Deus, que nos ensinam a viver pelo que cremos. Ao invés de viver pelos olhos – vida “enferma” - vivamos por aquilo que sai de nossa boca. Deus quer nos ensinar a expressar o que desejamos por nossos lábios ao invés daquilo que vemos. NÃO PODEMOS FALAR DO QUE VEMOS, MAS SIM DO QUE DESEJAMOS SEGUNDO O QUE CREIO EM NOSSO CORAÇÃO. Deus mesmo vendo trevas sobre a face do abismo disse o que desejava, atencipou o futuro. (Vide Gênesis 1:1-2a)
Comportamento mental ou procedimento que determina a interpretação ou reação ao ambiente à nossa volta. Atitude é uma expressão real de quem acreditamos ser.
“Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco. Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.” (Atos 9:8-9 NVI)
Isso ocorre por que somos dirigidos pela cultura. Saulo vivia baseado na cultura e precisava se encontrar com Jesus para que essa cultura fosse quebrada, pois ela influenciava suas ações, comportamento, sua vida!
CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Jesus precisava quebrar a cultura que regia sobre a vida de Saulo para que ele pudesse provar do melhor de Deus para sua vida! Quando não temos o conhecimento legítimo – não conhecemos a Verdade – nos sujeitamos à cultura e a todos os ensinamentos que ela pode nos dar. Jesus não criou ninguém para passar fome ou morar debaixo de uma ponte como uma excluído, porém a cultura mostra e ensina que aquele que for “menos afortunado” deve viver dessa forma.
“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito” (Lucas 5:1-9 NVI)
O mesmo aconteceu com Simão Pedro e os demais que com ele estavam:
1) Encontra-nos desistindo, desiludidos; vivendo pela cultura; vivendo pelo que vemos! (vs. 2)
2) Eram “especialistas” – “experts” – em sua área! Também somos especialistas em nossas vidas (barco) e em como dirigi-las, porém NADA temos alcançado! (vs. 3a)
3) Precisa entrar – com Sua Palavra – em nosso barco (vida) para começar a mudar nossa história, nos levando a viver não pelo que vemos (vs. 3b)
4) Após entrar e ensinar uma nova forma de pensar, nos manda avançar e fazer o que acreditávamos não poder (vs. 4)
5) Mentalidade transformada e pronta para o milagre (vs. 5)
No lugar errado, na hora errada, no lado errado, pela pessoa errada! Resultado certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário