Normalmente na época do namoro, nunca passa pela cabeça do apaixonado casal que um dia terão algum desentendimento, quanto mais algum que possa mexer com suas estruturas emocionais!
Até porque nesta fase se “parecem” tanto um com o outro, são tão “compatíveis”!
Ele está sempre disposto e disponível a fazer o que ela deseja, e ela por sua vez está sempre pronta a seguir as sugestões dele.
Aliás, essas são as virtudes que mais atraem um no outro!
A questão toda é que isso não dura para sempre! De repente ele se decepciona com ela e ela se desilude com ele!
Quando menos esperamos, nos vemos envolvidos em “conflitos”!
Ele não imaginava que ela fosse tão incoerente, e ela não podia imaginar que ele fosse tão rude e exigente!
Não que ele quisesse ser rude; ele só achava que suas idéias eram as melhores!
Enquanto ela julgava que as suas próprias idéias eram melhores que as dele!
Ninguém jamais avisou que as divergências são parte do casamento, porém é fundamental saber lidar com elas sem fazer disso uma “queda de braço” ou uma “tragédia grega”!
Como “indivíduos” que somos, temos desejos diferentes, preferências e aversões diferentes, coisas diferentes que irritam e agradam.
Por exemplo, um gosta de ler, enquanto o outro gosta de assistir TV. Para um assistir TV é sinônimo de relaxar, para o outro ler é fonte de aprendizado.
Porém, se isso não for tratado, se tornará um “tema espinhoso”, que periodicamente emerge e resulta em discussões explosivas.
Ao longo do tempo, acabam sendo descobertos vários “temas espinhosos” causadores de tensão e a relação se torna uma seqüência de explosões verbais!
Daí começam os pensamentos do tipo : “CASEI COM A PESSOA ERRADA!”
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!“ (MATEUS 6:22-23 NVI)
Primeiro devemos entender e aceitar a realidade das diferenças.
Conflitos não são um indício que você casou com a pessoa errada. Eles simplesmente confirmam que somos humanos!
Todos tendemos a assumir que de um as nossas idéias são as melhores, porém esquecemos que o nosso cônjuge tem a mesma opinião sobre as idéias dele.
A lógica de um não vai concordar com a do outro, e as emoções de um não vão espelhar as do outro.
Nossas idéias e percepções de vida são influenciadas por nossa história, valores e personalidade. Esses fatores são diferentes para cada um de nós!
JAMAIS SE ESQUEÇA DISSO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário