Liderança tem sido um dos tópicos mais importantes e mais discutidos em todo o mundo, pois está presente e inevitavelmente influencia diversos aspectos da nossa vida.
Se pensarmos na liderança de um país, ela irá determinar o “tipo” de política adotada, as decisões de guerra, paz, economia, sistemas de saúde e educação, ou seja, influenciará a forma como as pessoas viverão na dita nação.
Se pensarmos em liderança organizacional, veremos o impacto que ela pode causar na “cultura” da empresa, no desenvolvimento de seus colaboradores, na entrega dos resultados e, conseqüentemente, na sustentabilidade do negócio.
O termo liderança é definido por vários autores como a capacidade de influenciar pessoas para alcançarem um objetivo comum. Tendo como base essa definição, é possível avaliar a qualidade de um líder por meio da análise de dois fatores primordiais : a habilidade de unir pessoas, ou seja, de montar equipes, e a capacidade de alcançar uma meta, de entregar resultados. Tendo esses fatores como critérios determinantes, vejamos os estilos de liderança :
Líderes focados em resultado : são excelentes para o alcance de metas e para a entrega de resultados, no entanto, apresentam grande dificuldade para construir equipes. Um dos indicadores desse tipo de liderança é o grande turnover nas equipes de trabalho. [Turnover - A rotatividade de pessoal, no contexto de Recursos Humanos, refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos - de uma organização. Normalmente é expressa em termos percentuais. Pode ser também um indicador de saúde organizacional].
Líderes torcedores : são centrados em pessoas e criam excelentes relacionamentos. O ambiente de trabalho é harmonioso e divertido. No entanto, a entrega de resultados pode estar abaixo do esperado, pois esse estilo de liderança apresenta dificuldade em lidar com conflitos e com problemas de performance.
Líderes por nome : apresentam dificuldade em entregar resultado e gerar bons relacionamentos. Buscam apenas manter sua posição de liderança – cargo, título, nomem status – ficando longe e fugindo de qualquer coisa e descartando [eliminando de seu caminho] qualquer pessoa que venha ameaçar sua “tão amada posição”.
Líderes competentes : conseguem entregar excelentes resultados através de uma equipe de alta performance. Têm a habilidade de fazer que os integrantes da equipe cresçam e se desenvolvam enquanto alcançam as metas organizacionais.
E então, em qual desses estilo nos encaixamos?
Legal a matéria, acho que todos podem ser líderes, é só terem interesse, meu estilo seria meio o estilo do Felipão, durão mas que conversa bastante kkk
ResponderExcluirabraços!