- Buscando o equilíbrio na forma como agimos -
Uma das coisas mais importantes em nossas vidas é o “equilíbrio”, ou seja, capacidade de “dosar”, administrar aquilo que vivemos ou sentimos. Certa vez, o Apóstolo Pedro disse algo profundo : “Sede sóbrios…” (1 Pedro 5:8a). O dicionário descreve o sóbrio como alguém moderado em todos os seus impulsos…
Independentemente do quanto tentemos, sempre teremos de lidar com as emoções em nossas vidas! Se elas não forem “controladas”, teremos sérios problemas!
Quando isso diz respeito às emoções, é a capacidade de de demonstrar as emoções quando elas são positivas e úteis, e de "controlá-las" quando elas são negativas e destrutivas! O problema não é a emoção, mas sim o DESCONTROLE!
Ciente disto, Deus usa o profeta Jeremias para nos advertir no Texto Sagrado : “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9 NVI). Jamais podemos confiar em nosso coração, ou seja, na nossa própria capacidade julgamento, sendo que muitas vezes ao julgarmos estamos sob influência de nossos sentimentos, de nossas emoções.
Como um filtro diante dos nossos “olhos da razão”, as emoções nos impossibilitam um julgamento justo – principalmente quando passamos por um momento difícil, no qual sofremos decepção, nos frustramos, somos engados ou traídos – comprometendo assim nossa imparcialidade. Por isso é muito importante a maneira como lidamos com as emoções!
Vejamos uma situação que ilustra isso nas Escrituras Sagradas em 1 Reis 17:8-13a :
1) DEUS NÃO ESTÁ ALHEIO AOS NOSSOS PROBLEMAS – Assim como conosco, Deus não estava alheio aos problemas na vida daquela viúva e de sua família, tanto que contou com Elias como instrumento para mudar aquela história, assim como conta com Sua Palavra que nos é enviada para mudar a nossa história. (vs. 8-9)
2) NORMALMENTE, ESTAMOS TENTANDO RESOLVER AS COISAS DO NOSSO JEITO – Chegando lá, Elias se deparou com ela “tentando resolver do seu jeito a situação” – juntando os últimos gravetos – na sua última esperança/tentativa. Quantas vezes somos encontrados pela Palavra de Deus quando estamos tentando resolver as coisas do nosso jeito? (vs. 10a)
3) A PALAVRA VEM E COMEÇA O TRABALHO, NÃO COMO QUEREMOS E SIM COMO DEUS QUER - Quando lhe pediu algo teoricamente fácil, ela fez. Na maioria das vezes somos prontos em fazer algo que a Palavra nos peça e que não exija um “esforço”, quando não temos que abrir mão de “nosso ponto de vista” (vs. 10b-11a).
4) PARA VERMOS O MILAGRE PRECISAMOS DEIXAR DE LADO O NOSSO PONTO DE VISTA - Quando lhe pediu algo que necessitava de empenho dela, compromisso da parte dela – ela precisava deixar para trás o costume de tentar resolver as coisas do seu jeito para obedecer o que Deus pela vida de Elias lhe pedia – ela recusou cumprir no primeiro momento. Isso se deu em função de como estava sua condição emocional. Ela já havia desistido de lutar, estava conformada com a destruição [morte]. (vs. 11b-12)
5) ELA PRECISOU CONTROLAR SUA EMOÇÃO/SENTIMENTO – A ordem de Elias para ela foi não temer e agir. Quantas vezes por causa de uma situação que estamos enfrentando perdemos, como a viúva de Sarepta, o controle e nos vemos dominados pelo medo, desânimo, frustração, aceitando a fatalidade em nossas vidas? (vs. 13a)
Ele foi enviado por Deus à viúva em Sarepta - para que ela fosse abençoada! Porém ao chegar lá ele encontrou aquela mulher desistindo de lutar, tomada por decepção, medo e frustração. Antes de operar em favor dela, naquilo que ela precisava, primeiro Elias precisou com a Palavra mudar a condição emocional dela. Deixe o Espírito Santo mudar sua condição emocional a respeito da situação que está enfrentando e então Deus começará a dar vida ao seu milagre, suprindo você naquilo que você espera/necessita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário