.

.

.

.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O segredo do sucesso é encontrado em nossa rotina diária

 
“Nunca mudaremos NADA em nossas vidas sem que mudemos algo que façamos diariamente.”

  Todos desejam o sucesso naquilo que fazem. Porém infelizmente muitas pessoas que nós conhecemos JAMAIS atingirão o sucesso. Sonharão com ele. Falarão sobre ele. Mas a grande maioria não o possuirá.


Por que é assim? Porque a maioria das pessoas não entende o sucesso. Ele não é uma loteria. Você não pára numa loja da esquina, compra um ticket e espera o sucesso chegar. Também não é um lugar que você encontra quando atinge um momento mágico da vida.



Sucesso não é um destino – é algo diário. A única maneira de alcançar o sucesso genuíno é viver um dia de cada vez.


“Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.” (Mateus 13:8 NTLH)


No Extremo Oriente, as pessoas plantam uma árvore chamada bambu chinês. Durante os primeiros quatro anos, regam e adubam a planta com aparentemente poucos resultados ou nenhum. No quinto ano, continuavam com o mesmo cuidado – e, no período de cinco semanas, a árvore cresce quase dois metros! Se deixasse de ser regado, o bambu não sobreviveria e o propósito não se cumpriria.


Por uma compreensão errada do sucesso, muitos estão sofrendo. O sucesso não pode ser associado à obtenção de alguma coisa, à chegada a um determinado ponto ou ao cumprimento de um objetivo. Muitos crêem que sucesso é sinônimo de riqueza.


“Na melhor das hipóteses, a riqueza e o que ela traz é algo passageiro”.


   Para ilustrar essa linha de raciocínio vejamos uma pequena história : Em 1923, o seleto grupo dos homens mais ricos e poderosos do mundo se encontrou no Hotel Edgewater Beach, em Chigaco-EUA. Eles eram os “mais mais” da riqueza e do poder. Naquela época, eles controlavam mais dinheiro que a quantia disponível no Tesouro americano. Eis a lista dos que estavam presentes e do que aconteceu com eles :
• Charles Schwab, presidente da maior siderúrgica privada – morreu falido.
• Arthur Cutten, maior especulador de trigo – morreu no exterior, falido.
• Richard Witney, presidente da Bolsa de Valores de Nova Iorque – morreu depois de ter sido libertado da prisão de Sing Sing.
• Albert Fall, membro do gabinete da presidência dos Estados Unidos – recebeu um indulto para que pudesse morrer em casa, em vez de na prisão.
• Jess Livermore, o maior corretor de Wall Street – suicidou-se.
• Leon Fraser, presidente do Banco Internacional de Empréstimos – suicidou-se.
• Ivar Kreuger, chefe do maior monopólio mundial – suicidou-se.

Já para outros o sucesso é um “estado de espírito”, ou um sentimento muito especial.


“Se você faz da felicidade o seu objetivo, é muito provável que esteja destinado ao fracasso”


   Em cada dia que vivemos, nós estamos em um processo de transformação. Tornar-se melhor ou pior depende do que nos dispomos. Alguns passos práticos :

1. Estabelecer um compromisso de crescer diariamente. Uma das maiores falhas que as pessoas cometem é a de ter o foco errado. O sucesso não vem pelas aquisições, conquistas e avanços. Ele só vem como resultado do crescimento. Se crescermos um pouco a cada dia, não demorará muito para perceber os resultados positivos. Como disse o poeta Robert Browing : “O que há na terra exceto crescer?”
2. Valorize os processos mais que os acontecimentos. Acontecimentos específicos na vida são bons para tomar decisões, mas é o processo de mudança e crescimento que tem valor duradouro. Se você que ir para o próximo nível, busque o progresso contínuo.
3. Não espere a inspiração. O grande jogador de basquete Jerry West disse : “Você pode obter muito da vida se trabalhar somente nos dias em que estiver sentindo-se bem”. As pessoas que vão além, o fazem porque se motivam a dar o seu melhor para a vida, independente de como se sentem. Para ter sucesso, persevere.
4. Esforce-se para sacrificar o prazer pela oportunidade. Uma das grandes verdades da vida é o princípio de pague agora; curta depois. Para tudo na vida paga-se um preço. Você escolhe se paga antes ou depois. Se pagar primeiro, você desfrutará grandes recompensas no final – e estas oportunidades têm um sabor agradabilíssimo.
5. Sonhe grande. Não vale a pena pensar pequeno. Somos, inevitavelmente, do tamanho dos nossos sonhos. Roberto J. Kriegel e Louis Patler, escritores, afirmam : “Não temos dicas de quais são os limites das pessoas. Todos os testes, cronômetros e linhas de chegada do mundo não podem medir o potencial humano. O potencial humano que existe dentro de nós é ilimitado e amplamente utilizável. Quando pensamos nos limites, nós os criamos”.
6. Planeje suas prioridades. Uma coisa que todas as pessoas bem-sucedidadas têm em comum é que elas são mestre na habilidade de administrar o tempo. Em primeiro lugar, elas organizam suas vidas. Henry Kaiser, fundador da Kaiser Aluminium e da Kaiser Permanente Health Care, disse : “Cada minuto gasto em planejamento economizará dois em execução”. Não recupera-se o tempo perdido. Então tire o máximo de cada momento.
7. Ceda para vencer. Nada de valor vem sem sacrifício. A vida é cheia de momentos críticos onde você tem a oportunidade de trocar uma coisa que valoriza por outra. Mantenha os olhos abertos para tais momentos – e certifique-se de que a troca é para melhor.

  Nosso crescimento pode não ser óbvio para os outros de uma hora para outra, mas veremos nosso progresso quase que instantaneamente. E mesmo que o reconhecimento dos outros demore para chegar, não desanime. Continue batalhando, você terá o sucesso no final.

Ao passo que progredimos nesta jornada diária, vivenciaremos muitas experiências nesta viagem inesquecível!

É um processo de disciplina, porém a recompensa é saber que o sucesso está APENAS esperando pelo nosso primeiro passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário