“Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.” (Provérbios 24:10)
As nossas atitudes e o nosso potencial (capacidade latente, porém não desenvolvida) andam de mãos dadas.
Fomos chamados por Deus como príncipes para vivermos a bênção. Fomos chamados por Ele para sermos guerreiros e poderosos, fortes como a águia. Um povo que triunfa sobre as tempestades. O problema é que muitos cristãos estão vivendo um projeto, uma realidade diferente da que Deus preparou para eles. Em muitos casos, vemos pessoas conformadas com tal situação. Por incrível que pareça, um povo que foi chamado por Deus de forma especial e diferenciada para contemplar a grandiosa bênção que Deus lhes daria, não entendeu tal chamado. Precisamos aprender a lançar sempre sobre a Palavra – a Terra sempre fértil e produtiva – os nossos sonhos e anseios. Porém muitos não crêem nas promessas de Deus. Só olham para as dificuldades, para os “gigantes” – que nem sempre são gigantes – e não para Jesus.
O que nos vence não é o gigante das circunstâncias, mais pelo gigante dos sentimentos turbulentos.
O que precisamos é trabalhar arduamente, mesmo quando tudo à nossa volta é somente seca e desolação. É não aderir à Síndrome do Fracasso. Temos de Deus as Suas Promessas – as SEMPRE FÉRTEIS TERRAS – sobre as quais se nós trabalharmos, colheremos abundantemente : “Ele os abençoará ricamente na terra que está dando a vocês.” (Deuteronômio 28:8b NTLH). Vejamos Números 13:1-2, 25-31 a história dos espias, que foram escolhidos por Deus como príncipes, nobres, homens de valor. Escolhidos criteriosamente por serem fortes, inteligentes, nobres, líderes, representantes ilustres de suas tribos. Com ela poderemos aprender alguns princípios na lição de hoje que nos ajudarão grandemente.
É impossível alguém alcançar o sucesso sem ter uma atitude positiva? A resposta é “sim, mas a atitude determinará quanto essa pessoa aproveitará o sucesso.
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, saudado como um gênio revolucionário durante toda sua vida, tendo escrito muitos livros e influenciando várias gerações de terapeutas, artistas e pensadores e chegando a ser considerado uma das pessoas mais influentes do século XX. Porém demonstrava atitude extremamente negativa. Desde a sua adolescência era pessimista, cético e vivia deprimido.
E por incrível que pareça, muitas pessoas de renome vivem assim nos dias de hoje.
“Uma equipe precisa de bons atletas para vencer... Não dá para vencer sem eles, mas dá para perder com eles. Ou seja, é preciso muito mais que talento para vencer” John C. Maxwell.
Talvez haja agora um pergunta lhe incomodando : Por que a atitude é tão importante?
Geralmente as pessoas de atitude negativa nunca vão muito longe na vida. Mesmo com talento – o que é necessário, porém não é o suficiente – é preciso mais do que isso para se ter sucesso e realização. O escritor Denis Waitley comentou : “A vantagem da pessoa vitoriosa não é nascer em berço de ouro, ter um Q. I. altíssimo ou muito talento. A vantagem dos vencedores reside totalmente em sua atitude, não nas aptidões. A atitude é o critério básico do sucesso. Mas você não consegue comprar uma atitude positiva nem por um milhão de dólares. Atitudes não estão à venda”.
Ao dar início a uma tarefa, sua atitude afeta mais o resultado do que qualquer outra coisa.
“Em condições normais, a atitude determina a vitória numa competição. E quando a competição não se dá em pé de igualdade, a atitude torna-se o ingrediente definitivo que garante a vitória”.
PRINCÍPIOS DESTA LIÇÃO :
1) Senso de Fraqueza (Espírito da Galinha-D’Angola) – “Não poderemos subir...” (Números 13:31). Quando assim o fazemos, anulamos a Palavra de Deus, duvidando do seu poder só enxergando os obstáculos. Tiramos os olhos de Deus para admirar os problemas. Como a aquela famosa galinha... “to fraco, to fraco”.
2) Complexo de Inferioridade – “... porque é mais forte do que nós” (Números 13:31). Por mais que as evidências mostrem que o adversário parece forte, devemos lembrar que o nosso Deus é maior.As muralhas podem ser altas, mas Deus é o Altíssimo e Tremendo. Os gigantes podem ser fortes, mas Deus é o Todo-Poderoso. Precisamos entender que Deus não fala com ninguém caído, derrubado espiritualmente, desanimado. Tanto é que Calebe e Josué incitaram o povo : “...subamos animosamente e possuamo-la...”. Precisamos aprender a nos colocar “Levante-se, pois é o senhor quem deve fazer isso. Nós o apoiaremos. Portanto, anime-se e mãos à obra!” (Esdras 10:4 NTLH). Não deixando que NADA, nem NINGUÉM venha parar o negócio que propusemos em nosso coração, lembrando que Quem está conosco é o Senhor Jesus, O Vencedor. Não podemos nos deixar desanimar, precisamos nos manter firmes pois com Ele temos SEMPRE VITÓRIA.
Uma coisa que os espias esqueceram é de uma das mais poderosas e importantes premissas da Palavra de Deus : “mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31 NTLH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário