.

.

.

.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As escolhas que fazemos influenciam nossas vidas


“Se estiverdes dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos que desta terra.” (Isaías 1:19 NVI).


A maioria das pessoas deseja transformar o mundo a fim de melhorar a própria vida, mas o mundo que elas precisam transformar em primeiro lugar é aquele que está dentro delas.
Nos primeiros anos de vida, você não tem muitas escolhas, até porque nesta fase sua vida é moldada pelas condições. Não escolhemos onde nascemos, ou quem são os nossos pais, nossa raça, nosso tipo de personalidade ou formação genética. Porém, quanto mais vivemos, mais nossa vida será moldada por nossas escolhas. (Lembramos a definição de Voltaire de que a vida é como um jogo de cartas). Resumindo o Se estiverdes dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos que desta terra.pensamento de Voltaire, quanto mais vivemos, mais responsáveis nos tornamos pelo rumo que nossa vida está tomando e isso se dá em função das escolhas que fazemos. Deus através do profeta Isaías nos deixou isso muito claro no texto acima. Fomos criados para este fim, porém só o alcançaremos se decidirmos – escolhermos – Lhe obedecer.
Um dos exemplos mais clássicos está naquela criança que está na tenra idade escolar e tem diante de si a difícil escolha : fazer a lição de casa ou assistir televisão? Da mesma forma acontece conosco; constantemente temos decisões a tomar, escolhas a fazer que CERTAMENTE vão mudar profundamente nossas vidas e a de muitos outros.

A última das liberdades humanas é escolher que atitude tomar em quaisquer circunstâncias, escolher o seu próprio caminho. VIKTOR FRANKL, Criador da Logoterapia ou Terceira Escola Vienense de Psicoterapia. A história pessoal deste homem traz uma lição muito grande sobre escolhas e administração : (Nascido em 1905, cresceu em Viena e mostrou interesse pela psiquiatria. Na adolescência, correspondeu-se com Sigmund Freud, o qual impressionado como talento do jovem, indicou o artigo deste para ser publicado em um importante jornal profissional de psiquiatria. Aos 25 anos, Frankl tornou- se um médico de sucesso, mas em 1942, foi capturado pelos nazistas e jogado junto com outros judeus austríacos em campos de concentração – tendo freqüentado inclusive o temido e brutal Auscwitz. Sofreu atrocidades indescritíveis e não obstante a isso perdeu toda a família : esposa grávida, os pais e o irmão. A maioria dos seus companheiros de prisão foi morta ou desistiu, porém o mesmo não aconteceu com Frankl. Sobrevivendo milagrosamente, após a guerra, voltou a estudar e obteve o título de Ph.D., tornou-se mesmo aos 85 anos professor de neurologia e psiquiatria, recebeu 29 doutorados e publicou mais de 150 livros em 15 idiomas). E nós, como temos administrado as nossas escolhas diante das situações adversas? (Jacó e José também enfrentaram adversidades).

A maior das escolhas que Deus deixou a nosso encargo é a de administrar aquilo que Ele criou : “Os mais altos céus pertencem ao SENHOR, mas a terra Ele confiou ao homem” (Salmos 115:16 NVI).

Administrar é gestão, ou uso eficaz e eficiente, correto e oportuno da propriedade e de recursos alheios para o propósito para o qual foram criados ou delegados, com vistas a produzir o valor de acréscimo esperado. A bem da verdade, todo o ser humano é chamado a ser um administrador, pois fomos criados para isso. Deus quando criou o homem, fez este para que ele administrasse a terra e toda a criação do Altíssimo sob a cultura do Reino dos Céus, cultura de abundância, desde que administrada de forma correta. Vejamos alguns exemplos :
- Como posso ter a "casa dos meus sonhos", se a que tenho hoje não recebe o menor dos meus cuidados?
- Como posso ter um carro novo, se o que tenho hoje vive completamente sujo e descuidado?
- Por que comprar um par de sapatos novos se meu armário está superlotado de sapatos que eu sequer uso?
- Como posso pleitear um salário melhor, ou "mais digno" aos meus olhos, se o que ganho hoje é tratado por mim com desprezo, como "mixaria"?

Deus nos agraciou com o dom da escolha e somos nós que a “administramos”, sendo responsáveis por elas : “Prestem a atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que hoje lhes estou dando; mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.” (Deuteronômio 11:26-28 NVI).

"O primeiro passo indispensável para conseguir as coisas que você pretende na vida é decidir o que você quer." BEN STEIN, ator e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário