- Prosperar é uma decisão -
AS LEIS DO SUCESSO
“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você JAMAIS a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência!” – HENRY FORD, fundador da FORD MOTOR Company
De que maneira vemos nossas finanças, nossa vida financeira?
Muitas vezes nossa perspectiva não passa de “uma página em branco”, por não sabermos por onde começar.
Chega a ser quase “normal” esse ponto de interrogação na cabeça nesta questão, pois não aprendemos educação financeira na escola e pouquíssimos de nós tiveram a oportunidade de aprendê-la em casa, por isso, considerar a “sabedoria popular” sobre esse assunto não é NADA INTELIGENTE!
“Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza.” (PROVÉRBIOS 21:5)
Certa vez o escritor Renato Cardoso declarou : “Os pobres só deixarão de ser pobres quando perceberem que pensar é de graça!”
Todos nós temos oportunidades, independentemente das condições! A diferença está entre aqueles que usam essa ferramenta e os que não usam!
O que nos difere de todas as demais criaturas existentes é o nosso poder de raciocínio. Podemos dominar tudo o que conhecemos, desde que usemos a cabeça, esse é o grande segredo. Se você vem sendo dominado, é porque tem deixado outras pessoas pensarem por você!
A proposta aqui é você tomar as rédeas da sua vida e a conduzir para o alvo, sem se deixar levar por nada nem ninguém. Você é capaz de traçar o seu destino e planejar o próprio futuro.
Podemos entender como é o mundo das finanças práticas investindo alguns minutos tomando conhecimento e, é claro, praticando-os.
Precisamos ter uma visão clara sobre economia, pois ao contrário do que se pensa, esse é um assunto fácil. É como andar de bicicleta!
• Se você pedalar demais na descida, pode não dar conta de tanta velocidade e se esborrachar de vez! É como quem gasta demais e acaba perdendo o controle!
• Se pedalar pouco na subida, vai perder o embalo e a coisa vai ficar difícil, provavelmente vai ter que descer e empurrar... É como a pessoa que gasta mais do que ganha e, uma hora ou outra, vai passar por um aperto.
• E se parar de pedalar? Aí vai parar no chão! Ou seja, deixou de movimentar, seu nomezinho vai pro beleléu.
Ter uma vida financeira saudável é uma atividade que requer prática constante. Quanto mais você se empenha, mais entende e mais tira proveito daquilo de que todo mundo corre atrás : dinheiro!
É meio estranho ouvir as pessoas dizerem que gostam de ganhar dinheiro, mas não gostam de cuidar do seu dinheiro. É como ter um cachorro e deixá-lo morrer de fome. O seu dinheiro precisa de cuidados para poder crescer, se desenvolver e, claro, lhe trazer benefícios. BENEFÍCIOS e não dores de cabeça, noites em claro e constrangimentos. Deus não deseja ver ninguém martirizado por causa disso : “E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.” (ECLESIASTES 5:19).
Ainda que estejamos com os joelhos ralados por algum “tombo” que tenhamos levado, a solução é levantar [mesmo que com lágrimas] e buscar [mesmo que seja mancando] os “primeiros socorros” para fazer o curativo [nem que tenha de arder um pouquinho]. Em breve estaremos com os joelhos novinhos em folha e com, no máximo, uma cicatriz que nos vai render boas risadas no futuro!
Precisamos estar com nossa mente aberta, disposta a mudar os maus hábitos e a investir alguns minutos diários em nossa vida financeira.
Uma criança pode achar chato ter que “comer comida” todo dia, mas não é por isso que você vai substituir o arroz e o feijão por bala e sorvete.
Precisamos urgentemente rever e eliminar alguns mitos e conceitos errados para que possamos ficar no que realmente pode nos trazer resultados práticos.
• Vivemos com base nos conceitos e na maneira que aprendemos a avaliar a vida : “E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.” (2 REIS 4:1-2)
• É fundamental rever os conceitos e adquirir conselhos sábios : “Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.” (2 REIS 4:3-4)
• Mesmo aplicando os sábios conhecimentos que aprendemos, é importante o feedback : “Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.” (2 REIS 4:5-7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário