- Conhecendo e respeitando as diferenças entre homens e mulheres -
Sem a consciência de que deveriam ser diferentes, homens e mulheres estão em disputa, uns com os outros.
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:24 NVI)
Deus disse uma e não a mesma! O corpo tem vários membros e nem todos são iguais!
Nós geralmente ficamos nervosos ou frustrados com o sexo oposto porque esquecemos dessa verdade importante. Esperamos que o sexo oposto se pareça mais conosco. Desejamos que “queiram o que nós queremos” e “sintam como nós sentimos”.
Supomos erroneamente que se a outra parte nos ama, vai reagir e se comportar da mesma maneira que nós reagimos e nos comportamos quando amamos alguém.
Essa atitude nos coloca numa situação de repetidas decepções e nos impede de levar o tempo necessário para comunicar amavelmente nossas diferenças.
Como resultado, nossos relacionamentos vivem permeados de conflitos e atritos desnecessários.
Reconhecer e respeitar claramente essas diferenças reduz drasticamente a confusão ao lidarmos com o sexo oposto.
Através da compreensão de nossas diferenças, se torna óbvio por que homens e mulheres cometem esses erros sem saber.
Lembrando dessas diferenças, podemos corrigir nossos erros e responder imediatamente um ao outro de uma maneira mais produtiva.
Entender estas diferenças resolve muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto, podendo evitar desconfortos e desentendimentos.
Não somente o homem e a mulher comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reagem, respondem, amam, necessitam, e apreciam diferentemente.
O homem é um ser racional e a mulher um ser emocional. Isto não significa dizer que as mulheres são menos inteligentes do que os homens; apenas que os homens pensam e agem diferente.
Está provado que elas são tão inteligentes ou mais que os homens. Da mesma forma, não quer dizer que os homens são seres sem emoções. O homem é um ser emocional tanto quanto a mulher, mas, na maioria das vezes, é a razão quem guia suas atitudes.
Os dois erros mais comuns no que diz respeito ao sexo oposto: os homens erroneamente oferecem soluções e invalidam sentimentos enquanto as mulheres oferecem conselhos e orientações não-solicitados.
Outro fator é que homem e mulher lidam de maneiras diferentes com o estresse.Enquanto eles tentam se afastar e pensar silenciosamente sobre o que os está incomodando, elas sentem uma necessidade instintiva de conversar sobre aquilo que as incomoda.
A reclamação mais freqüentemente expressa pelas mulheres sobre os homens é a de que eles não sabem ouvir.
Não importa quantas vezes ela lhe diga que não está ouvindo, ele não entende e continua fazendo a mesma coisa. Ela quer empatia, mas ele pensa que ela quer soluções.
A reclamação mais freqüentemente expressa pelos homens sobre as mulheres é a de que elas estão sempre tentando mudá-lo.
Quando uma mulher ama um homem, ela se sente responsável por assisti-lo em seu crescimento e tenta ajudá-lo a melhorar o modo como ele faz as coisas. Ela forma um comitê para o progresso da casa, e ele se torna seu foco principal. Não importa o quanto ele resista à sua ajuda, ela persiste esperando por qualquer oportunidade para ajudá-lo ou dizer a ele o que fazer.
Ela pensa que o está acalentando, enquanto ele sente que está sendo controlado. Ao invés disso, ele quer sua aceitação.
Apaixonar-se é sempre mágico. Parece eterno, como se o encanto e magia fossem durar para sempre.
Nós ingenuamente acreditamos que, de alguma maneira, estamos isentos dos problemas que nossos pais tiveram, livres das probabilidades do esfriamento do amor, certos de que era para ser assim e que nós estamos destinados a viver felizes para sempre.
Mas quando a mágica desaparece e a vida cotidiana assume o poder, o que emerge é que os homens continuam a esperar que as mulheres pensem e reajam como homens, e as mulheres esperam que os homens sintam e se comportem como mulheres. Sem uma consciência clara das nossas diferenças, nós não nos dedicamos a entender e respeitar um ao outro. Nos tornamos reclamões, ressentidos, judiciosos e intolerantes. Mesmo com a melhor e mais amável das intenções o amor continua a esfriar.
De alguma forma os problemas se introduzem. Os ressentimentos se edificam. A comunicação sucumbe. A desconfiança aumenta. Os resultados são rejeição e repressão. A magia do amor parece perdida.
Nós nos perguntamos: Como isso acontece?
Por que acontece? Por que acontece conosco?
Quando homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma chance de desabrochar. Através da compreensão das diferenças ocultas do sexo oposto nós podemos, com maior sucesso, dar e receber o amor que está em nossos corações.
Através da validação e aceitação das diferenças, soluções criativas podem ser descobertas por onde podemos ter sucesso em conseguir o que queremos. E, mais importante, nós podemos aprender como amar e amparar melhor as pessoas com as quais nos importamos.
O amor é mágico, e pode durar, se nos lembrarmos de nossas diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário