– Respeite o que realmente é importante -
Normalmente alimentamos diversos sonhos, porém o que precisamos é transformar esses “desejos” em ENERGIA BÁSICA, necessária para iniciar e sustentar uma ação, capacitando-nos a traduzir a intenção em realidade!
Digamos que esse seja o primeiro degrau – qualidade – que se faz necessária numa trajetória vencedora!
Por que simplesmente SOBREVIVER quando podemos ter uma vida poderosa, significativa e produtiva?
O primeiro passo é DEFINIR PRIORIDADES, ou seja, identificar, reconhecer, valorizar e respeitar o que REALMENTE É IMPORTANTE para nós!
Em casa ou no trabalho, muitos de nós enfrentamos um dilema – tentamos fazer e/ou agarrar coisas demasiadas, que superam as nossas forças.
Muitas vezes, o peso de tudo se torna maior do que aquele que podemos segurar.
Perdemos a capacidade de ADMINISTRAR as prioridades – tempo, saúde e até os relacionamentos.
Um homem dirigia tranquilamente seu conversível com a capota abaixada, quando foi atingido na cabeça por um objeto. De acordo com o relato da polícia, o objeto era uma tartaruga que um pássaro levava em seu bico e não pode mais suportar o peso!
Essa história retrata a importância do EQUILÍBRIO em nossas vidas.
Vejamos algumas chaves que nos ajudarão na tarefa de encontrar o equilíbrio :
1) SAIBA QUAIS SÃO AS SUAS PRIORIDADES : Lembre-se constantemente de quais são as coisas mais importantes para você! Tenha elas bem claras, apontadas (a curto, médio e longo prazo) e reveja-as regularmente! (Vejamos Provérbios 21:5)
2) RESOLVA OS PROBLEMAS À MEDIDA QUE ELES FOREM ACONTECENDO : Faça uma reciclagem dos assuntos que estão arquivados no seu cérebro para você não se preocupar com o desconhecido. (Vejamos Isaías 38:1-2)
Seja organizado e planeje os passos seguintes, estando sempre pronto para reagir às questões à medida que elas forem acontecendo. Isso nos torna mais hábeis, práticos e eficientes!
3) ARRANJE TEMPO PARA DESCANSAR : Não pense no descanso apenas em termos de finais de semana, feriados ou férias. A cada dia tenha momentos de tranqüilidade para reduzir a pressão, clarear e recarregar as baterias! (Vejamos Marcos 6:31-32)
4) TRAGA DEUS PARA SEU DIA-A-DIA : Separe tempo para ouvir a orientação através de meditar naquilo que diz a Palavra de Deus. Ao buscar a direção de Deus, recebemos a paz, o que nos dá mais capacidade de lidar com qualquer situação! (Vejamos Salmos 127:1-2)
CONCLUSÃO : Não deixe que o peso extra do compromisso exagerado e das prioridades mal estipuladas façam com que você perca de vista o que é verdadeiramente importante em sua vida!
Ao tentar agarrar e/ou fazer muita coisa ao mesmo tempo, nós – como na história do pássaro – podemos arriscar a perder algo que seja realmente valioso e importante.
DEFINIMOS CLARAMENTE O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA NÓS?
“A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa. ” (Provérbios 14:8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário