.

.

.

.

sábado, 7 de novembro de 2009

De que forma Deus está nos encontrando?



“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos...a inteligência e o entendimento.” (Provérbios 2:1-6 ARA).

  Se cumprirmos (v. 1, 3 e 4) acessaremos o tesouro (v. 5 e 6) do entendimento (compreensão) e conhecimento de Deus. Precisamos de ambos, sabedoria (conhecimento da verdade e saber como fazer uso dela) e entendimento (conhecimento temperado e modificado pela sabedoria, o qual nos traz discernimento). Muitos não julgam, discernem da maneira correta porque têm recusado a Palavra de Deus em seus corações. Deus não fala conosco subjetivamente. A Palavra do Senhor Deus para não é vaga – “quem sabe”, “talvez dessa forma”. Ao falar Ele é específico e objetivo no que diz respeito ao que espera de nós. Sabemos através dEla exatamente em nossos corações o que devemos fazer ou parar de fazer, porém porque determinada instrução vai contra um princípio nosso, um ideal, um conceito, preferimos deixar a Palavra de lado – não aceitando-A – a abandonar um princípio nosso. Por exemplo, ao ouvir mensagem, sabemos que devemos liberar o perdão a quem nos fizera o mal, mas só o queremos fazer quando a pessoa nos procurar, mesmo já tendo ouvido que devemos fazer mais, ir além, andar a segunda milha. Porém Deus não perguntou quem falou, Ele está pedindo que você conserte. Aceitando e guardando a Palavra agimos com um coração perfeito, inteiro para com Deus.
 “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Crônicas 16:9a ARA).

  A maior virtude de Davi era o coração inteiro diante do Senhor. Quando foi confrontado pelo profeta Natã não se justificou, nem tampouco tentou ocultá-lo ou por a culpa em outrem como fizera o rei Saul ao ser confrontado duas vezes pelo profeta Samuel. Deus não procura perfeitos, mas sinceros. Um coração perfeito é um coração totalmente comprometido com Deus, que se põe na Palavra a fim de viver uma vida que O agrade. E se porventura vier a errar, não tenham vergonha de se colocarem humildemente, sem restrições na Sua Presença confessando, assumindo seu erro, pois sem Ele nada podemos fazer.

“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!"” (Lucas 5:1-8 NVI).

Sem o coração perfeito acabamos desistindo dos sonhos e ideais que temos.

1) Sempre ao nos encontrar e por conhecer a condição do nosso coração, Ele através da Sua Palavra, tem por objetivo nos tirar daquela condição, daquele lugar em que está o nosso coração e que limita o agir de Deus. Precisamos deixar de lado nossos conceitos e ouvir ao Senhor Jesus. Isso tem o objetivo de nos dar capacidade de discernimento uma vez tendo ouvido Sua Palavra.
2) Outra coisa que Ele fará é nos ensinar através da Sua Palavra, trazendo entendimento e sabedoria.
3) Após nos dar sabedoria, Ele nos mostra especificamente o que devemos fazer a partir de então.
4) Quando agimos sem Jesus em nossas vidas – ações, decisões, pensamentos – agimos durante as trevas, escuridão.
5) Nem sempre será fácil por em prática aquilo que Jesus está nos ordenando, mas mesmo assim devemos fazê-lo.Não fazer por fazer, mas sim obedecer com um coração perfeito.
6) Quando assim o fazemos, os resultados, os frutos são inevitáveis. Seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos, veremos a manifestação de Deus em nossas vidas.
7) Isso tudo se deu imediatamente após Jesus ter curado a sogra de Pedro, porém mesmo andando com Jesus, não O conhecemos ainda.

Andar com Jesus não basta. É preciso que tenhamos um coração perfeito com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário